terça-feira, 23 de setembro de 2025

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza novo mutirão de cirurgias de quadril em crianças com complicações relacionadas ao Zika Vírus




O Hospital Ortopédico do Estado irá realizar um novo mutirão de cirurgias de quadril em crianças com sequelas neurológicas decorrentes da Síndrome Congênita pelo Zika Vírus nesta sexta-feira (26). Em um único dia, dez pacientes pediátricos passarão por procedimentos para correção de luxações e outras alterações osteomusculares (em músculos e ossos).

A Síndrome Congênita pelo Zika Vírus é caracterizada por um conjunto de alterações que podem afetar o cérebro, os ossos, os músculos e o desenvolvimento neuropsicomotor. Desde 2015, a condição acomete bebês cujas mães foram infectadas durante a gestação. Este será o segundo mutirão dedicado à síndrome na unidade, que já realizou 48 consultas e 28 cirurgias em pacientes pediátricos acompanhados pelo hospital.


O Governo Federal publicou a regulamentação que garante apoio financeiro a crianças nascidas com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus. A portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do INSS define o pagamento de uma pensão vitalícia, no valor de R$ 8,1 mil mensais — equivalente ao teto do Regime Geral da Previdência Social — além de indenização única de R$ 50 mil. O benefício é restrito a crianças com deficiência permanente provocada pelo Zika Vírus durante a gestação.

A medida tem impacto especial na Bahia. Entre 2015 e 2025, foram notificados 2.374 casos suspeitos da Síndrome Congênita pelo Zika Vírus no estado, com 557 confirmações. O auge da crise ocorreu em 2015 e 2016, quando a relação entre o vírus e a microcefalia foi reconhecida cientificamente e a rede de saúde baiana passou a lidar com um volume inédito de diagnósticos e atendimentos. Nesse período, foram registrados 1.003 casos suspeitos, com 332 confirmações.

Tanto o Governo do Estado quanto os municípios são responsáveis pelo acompanhamento de centenas de famílias espalhadas por diferentes localidades, o que reforça a necessidade de integração entre políticas de saúde, assistência social e educação.

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...