Reassentamento de paralelo em vias da cidade
Serviço corrige irregularidades e melhora mobilidade urbanaA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil intensifica a operação de reassentamento de paralelo nas Rua Sol e Mar, Rua Pedro Calmon e Rua Adonias Filho, nos bairro Nossa Senhora da Vitória, Conquista, Teresópolis respectivamente, além do Hernani Sá.
O serviço consiste na retirada, nivelamento e reposição das pedras, corrigindo irregularidades causadas pelo desgaste natural e pelo tráfego intenso de veículos. Essa ação é fundamental para melhorar as condições de circulação, reduzir riscos de acidentes e garantir maior conforto para motoristas e pedestres que circulam pela via.
A obra atende a uma demanda da comunidade e reforça o compromisso da gestão municipal com a manutenção das vias públicas. O objetivo é assegurar mobilidade com mais tranquilidade e proporcionar bem-estar à população.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reafirma a importância de investir em infraestrutura urbana, preservando o espaço público e oferece à cidade ruas mais organizadas e seguras.
Ampliado o acesso ao Passe Livre e dobra número de atendimentos em comparação com 2024
Aprimoramento do sistema garante mais eficiência, mobilidade e qualidade de vida para usuários
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, ampliou o acesso ao passe livre em relação a 2024, o foco do serviço é a regularização de passes desatualizados e a criação de novos cadastros. Os atendimentos ocorrem na sede da secretaria, localizada na Rua Almiro Vinhais, nº 45, bairro Boa Vista. O serviço acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 13h, quando são feitos os agendamentos para avaliação da comissão da SPS, que ocorre às quartas e sextas-feiras.
Com essa organização e aprimoramento do sistema, foi possível ampliar o acesso ao benefício e melhorar a qualidade do atendimento aos beneficiários. Somente até setembro de 2025, foram registrados 3.936 cadastros e atualizações de passes, representando o dobro do volume de atendimentos realizados em 2024, que chegou a 1.912, refletindo maior eficiência no processo.
O Passe Livre garante transporte gratuito e contribui diretamente para a inclusão social, assegurando mais autonomia, dignidade e acesso a serviços essenciais como saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência. Para ter acesso ao benefício, é necessário apresentar RG e CPF, cópia do laudo médico com CID da deficiência e comprovante de residência.
''Nosso esforço tem sido no sentido de ampliar cada vez mais o acesso ao Passe Livre, pois esse benefício não é apenas um direito, mas uma ferramenta de inclusão e cidadania, que permite às pessoas com deficiência se deslocarem com mais autonomia e participarem ativamente da vida da cidade.'' , destacou a Secretária Sayonara Machado
Com a ampliação do programa, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com políticas públicas que promovem a mobilidade, a cidadania e a qualidade de vida da população
Prefeitura reforça infraestrutura urbana com manutenção no sistema de drenagem do Pacheco
Troca da tampa da caixa de drenagem aumenta a segurança, e melhora o escoamento das águas pluviais
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, realizou nesta semana a substituição da tampa da caixa de drenagem localizada no bairro Pacheco. A intervenção faz parte do plano de manutenção do sistema de drenagem da cidade, com o objetivo de garantir segurança, minimizar acidentes e melhorar o escoamento das águas pluviais na região.
Serviços como este são fundamentais para manter a cidade organizada e preparada para enfrentar condições climáticas adversas. Além disso, a iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em cuidar da infraestrutura urbana e atender às demandas da população de forma ágil e preventiva.
A Prefeitura reforça que continua realizando inspeções técnicas em diversos bairros, a fim de identificar pontos críticos e executar intervenções necessárias para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos ilheenses.
Ordenamento urbano no Centro Histórico
Ação conjunta garante preservação do espaço público e prestará apoio a trabalhadores informais
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou uma ação de ordenamento no Centro Histórico do município, com a remoção de tendas de ambulantes que estavam instaladas de forma irregular em áreas públicas.
A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio histórico, assegurar a livre circulação de pedestres e garantir a organização dos espaços coletivos. A gestão municipal também está providenciando um espaço adequado para a exposição e comercialização de artesanato, arte, comidas e bebidas típicas, fornecendo melhores condições de estrutura e dentro do controle do uso do solo.
A ação conjunta reafirma o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em promover a organização urbana, valorizar a cultura local e oferecer condições dignas para os trabalhadores informais.
Ilhéus promove ação de conscientização sobre doação de órgãos no Dia Nacional da Doação, 27 de setembro
Evento acontece na Praça J. J. Seabra, a partir das 8h, com serviços de saúde e atividades de orientação sobre a importância da doação de órgãos e tecidos
No próximo sábado, 27 de setembro, dás 8h até às 12 h na Praça J. J. Seabra, em frente a Câmara de Vereadores em Ilhéus, será palco de uma grande mobilização em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A ação, organizada pelo SIADOTT (Serviço de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do município e contará com serviços de saúde para a população e atividades de orientação e sensibilização sobre a importância da doação.
A programação inclui oferta de serviços da atenção básica, vacinação e orientações voltadas à saúde preventiva. O destaque, no entanto, será o trabalho de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.
Segundo Lina Karla, coordenadora SIADOTT, a data reforça uma mensagem essencial: “A decisão de doar órgãos só pode ser autorizada pela família. Por isso, é fundamental que cada pessoa manifeste em vida o seu desejo de ser doador, conversando com familiares e amigos. Esse simples gesto pode transformar e salvar muitas vidas”.
No Brasil, a doação de órgãos não requer documento assinado em vida. Basta que a família seja comunicada do desejo do ente querido. “Nosso trabalho é educativo e busca sensibilizar a população para que cada vez mais pessoas tenham esse pensamento solidário. A fila de transplantes cresce a cada dia, e o ‘sim’ das famílias pode fazer toda a diferença”, destacou Lina.
O SIADOTT em Ilhéus funciona na Central de Regulação do Município, atuando na conscientização e orientação da população, enquanto o setor de protocolo para efetivação das doações está localizado no Hospital Regional Costa do Cacau.
A ação do dia 27 pretende unir informação, serviços de saúde e solidariedade em prol da vida, reforçando a importância da doação de órgãos como um ato de amor ao próximo.Por SUCOM SESAU
Prefeitura participa da primeira audiência pública da LDO para o exercício de 2026
Reunião apresentou metas fiscais e programas municipais; segunda audiência será na quinta-feira, às 9h
A Prefeitura de Ilhéus participou, na manhã desta terça-feira (23), da 1ª Audiência Pública referente ao Projeto de Lei nº 117/2025 (PLDO), que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária do exercício financeiro de 2026. O encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal e promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos do Legislativo.
A audiência teve como objetivo garantir transparência e ampliar o diálogo com a sociedade sobre a aplicação dos recursos públicos, além de cumprir as exigências legais previstas no artigo 48, inciso I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, combinado com o artigo 44 da Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades).
Foram apresentadas as metas e prioridades da administração municipal, orientações para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e alterações na legislação tributária. A LDO também atende às disposições dos artigos 165, §2º, e 169 da Constituição Federal, bem como o artigo 4º da Lei Complementar nº 101/2001.
Durante a audiência, foram expostos programas nas áreas de educação, saúde, promoção social e esporte, além das metas fiscais e avaliação de riscos fiscais. A apresentação técnica ficou a cargo de Udson Martins, assessor técnico de contabilidade.
Entre as autoridades presentes estavam o assessor técnico Joabs Ribeiro, a superintendente de Turismo, Marcela Souza, a superintendente de Comunicação, Naianne Ministro, a secretária de Saúde, Sonilda Mello, o superintendente de Saúde, Cézar Goes, a secretária de Educação, Evani Calvalcante, o secretário de Gestão, Cristiano Araújo e o procurador-geral do município, Jorge Cajueiro, além de outros representantes do Executivo Municipal.
A segunda audiência pública da LDO está marcada para esta quinta-feira (25), às 9h, também na Câmara de Vereadores. Sucom.








Nenhum comentário:
Postar um comentário