quinta-feira, 29 de maio de 2025

Agentes de Endemias recebem novos microscópios

Agentes de Endemias recebem novos microscópios para intensificar combate ao Aedes aegypti e ao Triatomínio em Ilhéus. Ampliando a capacidade de monitoramento e resposta frente às doenças endêmicas

Os Agentes de Combate às Endemias de Ilhéus receberam nessa quarta feira(28) dois novos microscópios para reforçar o trabalho de identificação e análise das larvas do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya — e também do triatomínio, popularmente conhecido como “barbeiro”, responsável pela transmissão da doença de Chagas.


Roberto Almeida, coordenador de campo do combate às endemias, destacou a importância desse reforço. “Esses dois microscópios são muito importantes: um é para examinar a larva do mosquito e o outro para examinar o triatomínio. O município de Ilhéus também já começou a implantar os pits no município, então agora fica sob nossa responsabilidade trabalhar também com a doença de Chagas.
Já havia muitos anos que vínhamos solicitando esses equipamentos. A última vez que tivemos a aquisição desse tipo de material foi em 2020, e, graças a Deus, este ano, em apenas 5 meses da atual gestão fomos contemplados com esses dois microscópios, que vão ser de suma importância para o município”, afirmou.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, também comemorou a aquisição. “A chegada desses microscópios é fundamental para a examinação das larvas do Aedes aegypti e também para a identificação do triatomínio. Esse investimento vai melhorar muito a qualidade da assistência prestada pelos agentes de endemias, permitindo uma análise mais precisa e eficaz. É mais uma vitória do governo Valderico Júnior, que tem priorizado oferecer melhores condições de trabalho para garantir um atendimento mais eficiente à nossa população”, declarou.

Com esses novos equipamentos, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a saúde pública, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta frente às doenças endêmicas que ameaçam a população local. O trabalho dos agentes ganha um importante aliado tecnológico, essencial para a prevenção e controle dessas doenças. - Por Ascom Sesau/Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...