Jornada Pedagógica 2025 discute educação inclusiva e o futuro da aprendizagem em Ilhéus
Ação reforça o compromisso do município com a educação
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (19), a Jornada Pedagógica 2025, um evento fundamental para a reflexão e o planejamento das ações educacionais no município. Com o tema "Educar e incluir", o encontro aconteceu no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, reunindo autoridades, educadores e representantes de diversas instituições para debater os desafios e avanços da educação.
A programação incluiu palestras que discutiram temas como as dificuldades e avanços na implementação da educação inclusiva nas escolas e a importância do autocuidado para os profissionais da educação. O evento também contou com momentos culturais e discussões sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e sobre os desafios e oportunidades da tecnologia na educação, apontando caminhos para superar obstáculos e explorar novas possibilidades para o futuro da aprendizagem, além de um mesa-redonda, trazendo uma discussão sobre o tema "Educação Inclusiva: onde cada pessoa encontra seu lugar".
A Jornada Pedagógica 2025 reforçou o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a educação. A administração municipal segue empenhada em construir uma cidade melhor por meio da valorização dos profissionais da educação, da inclusão e do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao ensino de qualidade para todos.Fotos: Nadson Carvalho / Sucom
COMUNICADO
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus informa que o número 192 do SAMU já está em pleno funcionamento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está pronto para atender a população sempre que necessário.
Atenciosamente,
ASCOM SESAU
Prefeitura discute desafios e soluções para a assistência social
O diálogo ocorreu em assembleia do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus marcou presença na 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante o encontro, a secretária Sayonara Machado apresentou um panorama da atual situação físico-financeira da pasta e expôs estratégias para superar os desafios enfrentados.
Entre os temas abordados, a Secretaria apresentou propostas para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância, do Plano Socioeducativo e do Plano Municipal da Criança e do Adolescente. Também foram divulgados dados sobre o Cadastro Único, o programa Bolsa Família e os repasses de recursos federais e estaduais.
"Encontramos um cenário desafiador que requer muito trabalho. A nossa gestão tem se empenhado na busca por soluções para fortalecer as políticas de assistência social e garantir atendimento de qualidade à população", afirmou a secretária Sayonara Machado.
Discussão de regularização fundiária do município
Encontro na Procuradoria-Geral alinhou estratégias para implementação da Reurb
Na quarta-feira (19), a Procuradoria-Geral do Município de Ilhéus se reuniu com o Núcleo de Regularização Urbana da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF/CGJ) para tratar da situação fundiária do município e planejar ações para a efetiva implementação da Reurb (Regularização Fundiária Urbana), em Ilhéus.
O encontro contou com a presença do prefeito Valderico Junior, do Procurador-Geral do Município, Michel Mendonça, e do Coordenador Geral do NUREF, Igor Pinheiro. Durante a reunião, foram discutidos os principais desafios e as estratégias necessárias para avançar na regularização fundiária, proporcionando mais segurança jurídica e desenvolvimento urbano à cidade.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o ordenamento territorial e garantindo direitos à população que reside em áreas ainda não regularizadas.
Melhorias na Central de Abastecimento do Malhado nos primeiros 50 dias de gestão
As ações são conduzidas de forma conjunta entre as secretarias
A Prefeitura de Ilhéus tem demonstrado compromisso com a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, promovendo uma série de melhorias para garantir condições dignas de trabalho aos feirantes e maior comodidade aos consumidores. As ações, conduzidas de forma conjunta pelas secretarias, beneficiam diretamente os mais de 4 mil feirantes que dependem da Feira do Malhado para seu sustento.
Desde o início da gestão do prefeito Valderico Junior, diversas intervenções foram realizadas para estruturar o espaço, tornando-o mais seguro, organizado e higiênico. Entre as melhorias, destaca-se a
desobstrução da frente da feira, com o uso de retroescavadeira, permitindo um espaço mais adequado para os pequenos feirantes (fotos).Outras medidas implementadas incluem a Operação Tapa-buracos nos arredores da Central, a troca de lâmpadas no Pavilhão B, a desobstrução de caixas de esgoto e a poda e raspagem em diversos pontos da feira. A Vigilância Sanitária também atuou na apreensão de peixes armazenados de forma inadequada, evitando riscos à saúde da população. Além disso, 22 barracas em situação precária foram removidas, aumentando a segurança tanto dos feirantes quanto dos consumidores. Ainda está prevista a reestruturação das colunas do Pavilhão B, prevenindo riscos estruturais.
As ações de limpeza também se tornaram mais frequentes, sendo realizadas duas vezes ao dia, garantindo um ambiente mais limpo e organizado. Para reforçar a segurança no local, a equipe de Postura da Prefeitura e a Polícia Militar realizam fiscalizações semanais nas áreas internas e externas da Central de Abastecimento.
Além das melhorias da estrutura, a administração da Central também oferece serviços gratuitos para os feirantes, como atendimento médico com ginecologista e clínico geral, consultório odontológico e um módulo policial. Outra importante iniciativa prevista é a reabertura, na próxima segunda-feira (24), do Núcleo de Convivência do CRAS, ampliando as ações sociais voltadas aos trabalhadores e frequentadores da feira.
A administradora da Central de Abastecimento do Malhado, Sandra Pimentel, destacou a importância dessas ações para a revitalização do espaço:
“As intervenções mostram o comprometimento da gestão do prefeito Valderico Junior em valorizar e estruturar a nossa feira, que é um ponto essencial para a economia local. Estamos vendo grandes mudanças em pouco tempo, garantindo mais dignidade e segurança para os feirantes e consumidores”, afirmou.
As ações representam o primeiro passo da Prefeitura de Ilhéus para requalificar a Feira do Malhado. A gestão vem trabalhando para buscar recursos que viabilizem uma reforma ampla do espaço, valorizando o comércio alimentício do município.
Instalação de conjunto semafórico de última geração na Av. ACM
Ação faz parte da requalificação da via
A Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (SUTRAM) segue avançando na requalificação da Avenida ACM, reforçando o compromisso com a fluidez, segurança e conforto para todos os usuários. Como parte desse esforço, foi instalado um equipamento de última geração no cruzamento da Avenida ACM com as ruas Lindolfo Collor e Conselheiro Antônio Francisco Badaró, no bairro Malhado.
A nova estrutura conta com um conjunto semafórico moderno, com dois tempos veiculares que proporcionam melhor fluidez e dinamismo na mobilidade urbana. Além disso, seis travessias de pedestres foram implantadas, oferecendo maior segurança para aqueles que circulam na interseção.
Os semáforos contam com cronômetros de tempo, uma medida que visa aumentar a segurança e reduzir o risco de colisões traseiras. Para aprimorar a comunicação com os motoristas e pedestres, painéis de mensagens foram instalados para exibir informações institucionais relevantes.
A infraestrutura ainda inclui carenagens de revestimento, que protegem colunas e braços do semáforo contra a corrosão provocada pelo salitre, garantindo maior durabilidade ao equipamento. O controlador multiplano permite até 16 planos em 24 horas, ajustando a mobilidade especialmente nos horários de pico e maior demanda.
Pensando na continuidade do funcionamento, mesmo em casos de falta de energia elétrica, o sistema possui um nobreak com autonomia de 120 minutos. Além disso, toda a instalação elétrica é subterrânea, o que aumenta a durabilidade, proporciona mais segurança e reduz os riscos de vandalismo.
“Essa intervenção reafirma o compromisso da autarquia e da Prefeitura de Ilhéus com o trânsito e a mobilidade do nosso município. Estamos sempre buscando soluções que melhorem o dia a dia da população, oferecendo mais segurança e agilidade no tráfego”, destacou o Diretor-geral da Autarquia de Trânsito, Claudio Cardoso.
Sucom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável