quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente em Itabuna

 

Rio Cachoeira precisa ser despoluido

Dia Mundial do Meio Ambiente em Itabuna teve plantio de árvores por crianças em escolas municipais

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo comemorado em grande estilo em Itabuna. Na manhã desta quarta-feira, dia 5, uma das atividades da programação foi o plantio de mudas de “Ipê de Jardim” com a participação de técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) e do secretário Moacir Smith Lima, professores e a turminha infantil da Escola Municipal São Paulo da Cruz.


A unidade escolar funciona no antigo Convento dos Padres Passionistas, na Rua Santa Clara, nº 200, Alto da Lua, no Mangabinha. Na instituição de ensino de educação básica há o funcionamento apenas da etapa de formação de Educação Infantil.


Além disso, o plantio de frutíferas e essências florestais como ação da Semana do Meio Ambiente acontece também no CAIC Jorge Amado, no Jardim Primavera, IMEAM, no Alto Mirante, e Educandário Isa de Oliveira Brito, no Banco Raso.


Após o plantio do Ipê de Jardim, o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e as educadoras ambientais Alana Couto e Raquel Carvalho falaram para os estudantes mirins sobre o Dia do Meio Ambiente e sobre a importância de cada pessoa cuidar das plantas e dos jardins e evitar jogar lixo no rio e lagos e no meio ambiente.


"Vocês podem ajudar a tomar conta do meio ambiente, ensinando os papais, mamães e seus amiguinhos a cuidarem também da natureza para termos uma cidade bonita e todos com saúde”, disse uma das educadoras.  


Para o secretário Moacir Smith Lima, a proposta de trabalhar com as crianças temas relevantes como a preservação ambiental é extremamente importante porque são agentes multiplicadores de informações seja em casa ou com seus amiguinhos. Ele lembrou que as ações desenvolvidas na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) incluiu a desativação a quatro anos do lixão a céu aberto e a profissionalização dos catadores em agentes ambientais.


“Criança tem facilidade de transmitir tudo o que aprendeu, principalmente na escola”, reforçou. Segundo o titular da SEAGRIMA, a programação continua nesta quinta-feira, dia 6, no Centro de Cultura Adonias Filho, com palestras de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e com o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que falará sobre Programa o Recicla Itabuna.


Haverá ainda distribuição de cartilhas para os estudantes e um show com o artista, articulador cultural e ambientalista Zenrique.


A educadora ambiental Raquel Carvalho, outra responsável pela elaboração da programação, disse que a Semana do Meio Ambiente é parte das ações e dos projetos executados ao longo do ano pela SEAGRIMA, seja no plantio ou replantio de árvores ou palestras nas escolas e instituições todas relacionados à preservação ambiental.


Já a coordenadora pedagógica da Escola São Paulo da Cruz, Daniela Santiago Silva Barreto, demonstrou alegria com o plantio de árvores pelas crianças da educação infantil e ressaltou a importância desse momento que, segundo ela, reforçou o trabalho que a unidade escolar já executa, envolvendo temas relacionados ao meio ambiente. Ela cita, por exemplo, atividades como contação de história, plantio, desenho sobre a natureza e visitação ao ar livre realizada durante o ano letivo.


Para encerrar a programação com “Chave de Ouro”, como destacou a educadora ambiental Alana Couto, a Semana do Meio Ambiente terá na sexta-feira, dia 7, a partir das 8 horas, na Praça José Bastos, ação de logística reversa.


No local haverá exposições com a participação de instituições parceiras da Prefeitura de Itabuna e o recolhimento de lixo eletroeletrônico, o que inclui quaisquer aparelhos em desuso. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas em Itabuna e região

Chuvas em Itabuna - foto: Arquivo Prefeitura de Itabuna reestrutura Plano de Ação para minimizar impactos das chuvas O secretário municipal ...