Por onde andam "os Judas do Brasil: da sua cidade, do seu bairro, já estão na "foca da queimação?"
![]() |
| Judas Depressão! |
A queima do Judas é uma tradição que vem sendo mantida, mas em menor proporção, pelo menos no sul da Bahia. Quando crianças, no sabado da aleluia ou domingo de pascoa, viamos muitas queimas, com muitas fogos e bombas estourando " no boneco", o que não se vêm mais hoje.
Tudo indica quec faltam incentivos das igrejas, dos setores públicos municipais ou por parte do empresariado e a tradição vai se acabando!. Um problema que não existia antes. Com certeza, com tantos politicos corruptos, eles recuaram para náo verem seus nomes como "Judas", do povo e para o povo, em praça pública.
A queima de judas tradicionalmente faz parte da programação da Semana Santa, de que, certo modo, vem sumindo dos festejos, como citamos antes, caindo aos sábados de Aleluia ou aos domingo de Páscoa.
A brincadeira é uma maneira dos religiosos se "vingarem" na traição, de Judas ter traido Jesus; o Filho de Deus.. As pessoas antes de queimarem os Judas; xingam e batem bastante no boneco simbolizando Judas.
A queima de Judas, no modo geral é um momento, como manda a tradição, em que as pessoas “se vingam” dos corruptos em geral, dos seus traidore etc, usando, o nome de Judas, como o maior dos traidores, na figura de um desafeto, geralmente vestido de um politico corrupto, da localidade, ou de um líder de comunidade "traíra!". Desta vez quem vai ser o Judas do Brasil?
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário