quinta-feira, 21 de março de 2024

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na quarta-feira, dia 20, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da rede de atenção primária até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 as 11 e das 13h às 16h.

A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, disse que a expectativa neste ano é imunizar cerca de 70 mil pessoas.

“Neste primeiro momento recebemos 19 mil doses para a primeira etapa da vacinação que contempla crianças, idosos, gestantes, trabalhadores em segurança e salvamento, trabalhadores do transporte rodoviário, povos indígenas, dentre outros”, afirmou.

No dia 13 de abril, Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza serão imunizadas crianças de seis meses a menor de seis anos de idade (5 anos, 11meses e 29 dias), trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior.

Também são público-alvo da campanha: povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Ainda, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Vale ressaltar que são consideradas comorbidades, doenças respiratórias crônicas, cardíacas crônicas, renal crônica, hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Vigilância Epidemiológica alerta sobre aumento de casos de Influenza

A Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, diante do aumento da circulação de diversos vírus respiratórios detectados nas unidades de saúde e nos hospitais publicou o Alerta Epidemiológico nº 01/2024. Até hoje, foram registrados 13 casos com resultados RT-PCR realizados pelo LACEN em Salvador-BA.

Por isso, há a recomendação sobre a importância da vacinação, intensificação da testagem e das medidas de prevenção e controle a toda população do município de Itabuna e em geral. Abaixo, a íntegra do Alerta Epidemiológico nº 01/2024:

Alerta Epidemiológico nº 01/2024

Assunto: Alerta para o aumento dos casos de Influenza A em Itabuna - BA

Considerando o aumento da circulação de diversos vírus respiratórios detectados nas unidades de saúde e nos hospitais, ocasionando casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, informa:

O aumento do número de casos de Influenza A em Itabuna detectados entre os meses de fevereiro e março do corrente ano. Até o momento, foram registrados no nosso sistema um total de 13 casos com resultados positivos de RT-PCR realizados pelo LACEN em Salvador-BA.

Destacamos que estamos registrando casos de Síndrome Gripal por diversos vírus circulantes (Vírus Sincicial Respiratório, Rinovírus, Adenovírus, Sars-COV2) que acometem também as crianças.

Ressaltamos a importância da vacinação, intensificar a testagem e das medidas de prevenção e controle a toda população do município de Itabuna e em geral.

Itabuna, 21 de março de 2024

Secretaria Municipal de Saúde”

 Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...