![]() |
| Igreja da Conceição de Ferradas |
O novenário de Nossa Senhora de Conceição de Ferradas, aconteceu sob muitas queixas e protextos da comunidade, onde tudo se iniciou há quase três séculos, para o surgimento de Tabocas/Itabuna. O motivo, foi a falta de atenção dos gestores municipais, que não iluminaram o local, e nem montaram o palanque, para os festejos,
O dia 8 de dezembro, data maior das comemorações da Padroeira de Ferradas, os devotos, na celebração da Missa Campal, foram obrigados a participarem da celebração às escuras.
![]() |
| Casa Jorge Amado |
A população do bairro de Ferradas, que já foi uma grande Vila, um dia, não merecia esse descaso. A denúncia foi feita pelo atuante repórter Ciro Sales, que também realiza um grande trabalho frente à Igreja Católica desta cidade.
Para um dos moradores, mais antigos, o senhor João Pereira Farias, "esse desleixo, nunca aconteceu com a nossa Padroeira e à comunidade de Ferradas; sempre celebramos Nossa Senhora de Conceição de Ferradas, com muito carinho, alto estilo e devoção" , disse, revoltsdo, ao repórter Ciro.
Nos costumamos dizer: que Ferradas (terra dos tropeiros-pioneiros, mascotes do século 18), estar para itabuna; como Olinda estar para Recife! A única diferencia, é que, Ferradas tem de tudo para ser um ponto turístico em Itabuna, e não o é! Levando em consideração que ali, nasceu o maior escritor da região o internacional, Jorge Amado e, também, onde nasceu este município, com a sua vocação comercial. Local, este, onde surgiram às primeiras "burundangas".
Ferradas, além de todas essas qualidades, poderia, ainda, ser transformada, numa praça dos festejos juninos; uma grande "Vila do Forro", já que tem essa vocação! Como já foi um dia, com a presença de grandes nomes do nosso forró - entre eles - Genival Lacerda, Sarajane, Marinês, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Sandro Breck, Dominguinhos e muitos outros, que elogiaram o espaço; um verdadeiro arraiá do São João. Vamos criar um canal do turismo, Porto do Malhado ou aeroporto/terra Natal de Jorge Amado! Geraria, emprego e renda.
Se a administração municipal desse maior atenção, dando ao local uma nova infraestrutura, inclindo a Casa de Jorge Amado, poderia atrair os turistas que chegam de navios a Ilhéus, a visitar a terra Natal do escritor, através de um canal inserido no calendário nacional, já que, Itabuna se encontra inserida no turismo da Costa do Cacau.
Que Nossa Senhora de Conceição de Ferradas, perdoe aos deslizes de todas e abençoe aquela grande e histórica comunidade. Os gestores de Itabuna, devem olhar Ferradas, não só com os olhos, mas com amor e atenção. Lá tem de tudo; as nossas tradições, a nossa história, inclusive, o primeiro cartório que surgiu no município.
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário