quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da Bahia

Por - Livia Cabral - A quinta edição do Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade premiou as seis melhores amêndoas de cacau do país após três etapas de análises físico-químicas e sensoriais, além de avaliação de critérios de sustentabilidade. Em evento realizado na última sexta-feira (24) em Ilhéus, sul da Bahia, o público conheceu os vencedores nas categorias Varietal (uma única variedade genética de cacau) e Mistura (blend de variedades).

 

O destaque desta edição ficou por conta do estado de Rondônia, que conquistou a primeira posição nas duas categorias. Pelo segundo ano consecutivo, o produtor Deoclides Pires da Silva, do município de Jaru, ficou em primeiro lugar na categoria Varietal, apostando novamente na sua variedade CCN51. “Aprendi a lição de valorizar tudo o que temos. Ano passado eu não iria participar. Tinha um bom produto na mão e não sabia. Então deixo a mensagem para os produtores acreditarem no trabalho deles”, indica Deoclides, que já criou até sua marca própria de chocolates tree to bar (da árvore à barra).


Na categoria Mistura, a primeira posição foi para Robson Tomaz de Castro Calandrelli, produtor no município de Nova União, a 370 quilômetros da capital Porto Velho. “Estamos resgatando a cultura do cacau no nosso estado”, aponta Robson, advertindo ainda que “Rondônia está vindo forte não só na quantidade, mas também na qualidade”.

 

Agora o estado pode se preparar para colher os frutos do esforço que vem empreendendo no setor. “A gente vem acompanhando o trabalho de Rondônia na melhoria da qualidade do cacau, contando sempre com o apoio do Senar e do Sebrae. Agora o que vem pela frente é uma transformação que pode parecer pequena, mas tem um impacto imenso para o estado, para o município e na vida desses produtores”, avisa Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), entidade organizadora do evento, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

 

Os demais prêmios ficaram majoritariamente para o estado do Pará, que ganhou três colocações (2ª e 3ª posições na categoria Mistura e 2ª na Varietal). Já a Bahia conquistou o terceiro lugar na Varietal com a variedade VB1151 da produtora Marina Oliveira Paraíso Martins, de uma propriedade em Ilhéus.

 

O Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, patrocinada pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Mondelēz International - Cocoa Life, Nestlé - Cocoa Plan, SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Cacau Show, Dengo Chocolates, GS1 Brasil, Sistema FAEB/SENAR-BA, Harald Chocolates e Newe Seguros. O Concurso é organizado e executado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), AIPC e Abicab.

 

Sobre o CIC

Inaugurado em março de 2017, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) é uma iniciativa do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia que realiza avaliações de amêndoas de cacau e chocolate. Trata-se de um laboratório dedicado para fazer análises físicas, químicas e sensoriais, prestando serviços a produtores de variados portes, além da indústria processadora de cacau.

 

Confira lista de vencedores do V Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil:

 

CATEGORIA VARIETAL

1° lugar: Deoclides Pires da Silva (Jaru - RO) Variedade: CCN51

2° lugar: Leomar Silva Vieira (Medicilândia-PA) Variedade: Alvorada 03

3° lugar: Marina Oliveira Paraíso Martins (Ilhéus-BA) Variedade: VB1151

 

CATEGORIA MISTURA

1° lugar: Robson Tomaz de Castro Calandrelli (Nova União - RO)

2° lugar: Francisco Pereira Cruz (Novo Repartimento-PA)

3° lugar: João Rios de Sousa (Novo Repartimento-PA

Asco



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Mensagens de celular mostram Motta tratando de negócios milionários com Vorcaro

Operação envolve empréstimo ao menos de R$22 milhões do Master. Hugo Motta, presidente da Câmara, e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso por...