segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Novas medidas do Hospital de Base de Itabuna

Hospital de Base qualifica porta de entrada e passa a receber apenas pacientes da microrregião

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), a partir do dia 1º de dezembro de 2023, qualificará a sua porta de entrada e vai passar a transferir apenas pacientes da sua microrregião, os quais deverão ser atendidos pelo sistema de regulação SUS do Estado da Bahia.

A mudança no fluxo de atendimento obedece ao Plano Diretor de Regionalização de Saúde do Estado da Bahia - Resoluções CIB nº 132 de 20/09/2007 e nº 57 de 27/03/2008, no qual a unidade hospitalar está inserida na microrregião de Itabuna, composta por 22 municípios: Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.

Para os municípios da Microrregião que não possuem unidade Hospitalar, não será necessária a regulação. São eles: Almadina, Buerarema, Itabuna, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória. Os demais municípios que não compõem a microrregião de Itabuna deverão encaminhar os seus pacientes para os hospitais referenciados da sua região.

Tais ações são necessárias para ratificar as atribuições e abrangência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, visando melhorar os serviços prestados aos municípios da sua área de competência.

Prioriza pacientes 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou nos dias 25 e 26 deste mês, mais um mutirão de cirurgias eletivas.

Com o ritmo crescente de cirurgias, o mutirão tem acontecido nos finais de semana. Desta vez, o serviço buscou atender uma demanda reprimida do município de Itabuna, através de contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde com a FASI. A prioridade foi para as cirurgias da especialidade de Histerectomia.

Ao todo foram realizados 22 procedimentos cirúrgicos, sendo 17 de Histerectomia e 5 de Colecistectomia. Nos próximos finais de semana, as cirurgias eletivas continuam sendo exclusivas para os moradores de Itabuna. A previsão é de que até o final de dezembro 101 cirurgias sejam realizadas.

Para além dessa demanda, desde o mês de julho deste ano o Hospital de Base também vem realizando mutirão de cirurgias do Estado que contempla toda a região, através de convênio firmado entre a FASI e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O objetivo é diminuir a demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, cerca de 230 procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital de Base por mês, ampliando assim o acesso da população de Itabuna e região a esse tipo de serviço.

Do início do ano até o momento, o Hospital de Base já realizou 1.127 cirurgias. O presidente da FASI, Roberto Pacheco Júnior, afirmou que a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem buscado parcerias com o Governo da Bahia com resultados satisfatórios para a população. “Esta é uma gestão que investe em saúde”, completou.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...