terça-feira, 10 de outubro de 2023

ITABUNA EM FOCO

Antecipado para 23 as comemorações do Dia do Comerciário




O Dia do Comerciário, comemorado em todo país no dia 30 de outubro, será antecipado em Itabuna para o próximo dia 23. A alteração foi publicada pelo Diário Oficial de 10 de agosto passado, por meio do Decreto nº 15.500, que substitui o Decreto nº 15.310, que estipulou o Calendário Administrativo. 

 A mudança na data comemorativa ocorreu depois de requerimento dirigido ao Chefe do Executivo Municipal pelas entidades representativas do comercio dentre elas Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabuna e Região (SECIR), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (SINDICOM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI).

Pit-Stop na Avenida Aziz Maron reforça ações da Campanha Outubro Rosa 

Av. AZIZ MARON

Nesta quarta-feira, dia 11, haverá Pit-Stop na Avenida Aziz Maron, no Jardim Vitória, em reforço às ações da Campanha Outubro Rosa em Itabuna, com exposição de faixas e distribuição de panfletos e educação popular em saúde destinada aos transeuntes em frente ao Shopping Jequitibá.

A ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde será por meio do Centro de Prevenção em Oncologia (CEPROM) e do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) e os departamento de Atenção Primária e de Média e Alta Complexidade e da Coordenação em Saúde da Mulher.

No próximo dia 18, em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) haverá palestras para as assistidas do CRAM, no dia 21 para as assistidas pelo CRAS 4, no dia 24 para as assistidas pelo CRAS CEO e no dia 25 para as assistidas pelo CRAS 2. Além disso, também haverá demais palestras em outras instituições, a exemplo do CERDOF. 

 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

 No Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) também haverá ações especiais neste mês. O Centro de Prevenção em Oncologia (CEPROM) conta com uma equipe médica de Mastologistas e Ginecologistas focada na prevenção e detecção do Câncer de Mama e Colo Uterino de forma anual e, no mês de outubro está intensificando suas ações. 

 Serão 80 consultas com Mastologista para o público com achados suspeitos através de exame clínico, 150 colposcopias como exame complementar ao diagnóstico do Câncer de Colo, ampliação das biópsias de colo de útero, 20 ultrassonografias das mamas em parceria com a ECODIAGNOSE a serem realizadas no dia 21 para pacientes com solicitação de urgência, ação no dia 16 em parceria com o grupo SE TOQUE, além de salas de espera na unidade.

 Vale ressaltar que durante todo o ano a Prefeitura tem promovido ações em prol da saúde da mulher, envolvendo desde a Atenção Primária, MAC, hospitais e o Mega Mutirão de Saúde que atendeu mais de 1000 mulheres em um dia para diversos serviços de saúde, lazer e promoção social. 

 A gestão do prefeito Augusto Castro vai implantar o Centro de Especialidades da Mulher, no antigo SESP, uma unidade com todo suporte às mulheres e que nunca antes foi realizado em Itabuna.

Abertas inscrições na Rede Municipal de Ensino para Processo Seletivo para diretor e vice-diretor

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), abriu inscrições para o Processo de Seleção Pública para os cargos de diretor e vice-diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino.  Podem se inscrever servidor público municipal efetivo integrante do Quadro Permanente de Pessoal do Magistério Público Municipal, com formação mínima no curso de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação em Gestão Escolar concluída.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 17, mediante de ficha de inscrição que, depois de preenchida adequadamente, deve ser entregue na Secretaria Municipal da Educação.

Além disso, junto com a ficha, o candidato deverá entregar também fotocópias de documento de identificação com foto (RG), CPF e comprovante de residência, além de diploma de licenciatura em Pedagogia ou em nível de pós-graduação.

Também deverá entregar declaração de três anos de efetivo exercício docente na Rede Municipal de Ensino, emitida pela gestão da Unidade Escolar em que está lotado.

Segundo o diretor-financeiro da Secretaria Municipal da Educação, Fábio Bittencourt Peixoto de Melo que a prova escrita será realizada em novembro no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), situado à Rua Adelino Kfoury Silveira, centro, mas a data será divulgada posteriormente pela empresa responsável pela organização do processo seletivo.

.Ainda segundo Fábio Melo, as provas serão realizadas por etapas, sendo que a prova escrita é de caráter eliminatório. O candidato deverá obter o mínimo de 60% de acerto.

A segunda e a terceira etapas se constituem na elaboração e entrega do Plano de Gestão Escolar para a Comissão Municipal de Gestão Escolar, em conformidade com as orientações técnicas e prazo estabelecido no Edital, que foi publicado na edição eletrônica nº 5996, na segunda-feira, dia 9, bem como os demais requisitos do Processo de Seleção Pública.

A última etapa será a apresentação e posterior votação do Plano de Gestão Escolar, pelos candidatos, para a Comunidade Escolar (professores, servidores, pais ou responsáveis e discentes acima de 12 anos, matriculados na Unidade Escolar).

A homologação das inscrições será divulgada através da publicação com a lista dos candidatos também no Diário Oficial do Município. Os futuros diretor e vice-diretores aprovados terão carga horária de 40 horas semanais (diretor) e 20 horas semanais para de vice-diretor.

Diario Oficial - PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA - Ed 5996.pdf (procedebahia.com.br)



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 FESTIVA NO LIONS CLUBE ITABUNA CENTRO No último dia 26 de abril, o Lions Clube Itabuna Centro, ...