terça-feira, 27 de junho de 2023

ITABUNA EM FOCO: ULTIMOS RETOQUES PARA O ITA-PEDRO

 
Agentes ambientais vão trabalhar nos quatros 

dias do Ita Pedro 2023

 A 2ª edição do Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil, que acontece de 29 de junho a 2 de julho, terá a presença  dos trabalhadores  que fazem parte da Associação dos Agentes Ambientais  e Catadores de Recicláveis de Itabuna (ACCRI).  Ao todo 15 catadores vão recolher alumínio e plástico, dispensados na Arena Zé Cachoeira, à margem direita da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.


 Nesta terça-feira, dia 27, um grupo de catadores reuniu-se na Secretaria Municipal de Governo para ajustar os últimos detalhes do trabalho no circuito, que será sempre das 20 às 8 horas. “Nossa expectativa é que seja coletada uma tonelada de resíduos no circuito do Ita Pedro 2023, o que vai gerar renda para esses trabalhadores”, disse o secretário de Governo e coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.


Ele afirmou que neste ano, os trabalhadores terão o suporte do Governo do Estado, através do Centro de Economia Solidária (CESOL).  “O governo estadual vai fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) e café da manhã”, falou. Além disso, também contarão com o apoio do INEMA, CVR Costa do Cacau e Biosanear.


Segundo o secretário Rosivaldo Pinheiro, a atividade dos catadores será ainda mais organizada com a logística oferecida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que coordena o Ita Pedro 2023. “Desta vez eles terão área para descanso e lanches”, frisou.


A vice-presidente da ACCRI, Daniela dos Santos, lembrou que a festa junina será mais uma oportunidade para que as pessoas aprendam a separar resíduos para reciclagem. “Esperamos reciclar muito plástico e alumínio que em dias comuns pouco chegam a Central de Reciclagem”, disse .


No circuito da Arena Zé Cachoeira serão instalados 20 coletores que podem ser utilizados para o correto descarte das pessoas presentes à festa. Os resíduos das barracas e também do camarote vão ser recolhidos pelos agentes ambientais.  “Todo o material seguirá para a separação, seleção, classificação, embalagem e revenda na Central de Reciclagem, de onde o produto final voltará ao ciclo de consumo”, explicou Rosivaldo Pinheiro.


Espaço Kids no Ita Pedro 

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), vai montar um Espaço Social Kids para acolher filhos de vendedores ambulantes que vão trabalhar nos dias de festa do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil. O espaço será instalado na nova sede do Núcleo Cuidar, próximo à Justiça do Trabalho, no Bairro São Caetano.

 

Ao todo serão oferecidas 40 vagas para crianças de oito meses a 12 anos e 11 meses. Os menores poderão ser cadastrados pelos responsáveis no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), na Rua Juarez Távora, nº 998, São Caetano, das 8 às 16h. Para o cadastro, é necessário levar os documentos de identidade (RG) E CPF dos responsáveis e também os das crianças, além do cartão do SUS.

 

Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’ajuda Cavalcante Lucas (Preta), o Espaço Social Kids terá atendimento de uma equipe multidisciplinar. “Nossa equipe multidisciplinar vai atuar no Espaço Kids das 18 às 6 horas durante os quatro dias de festa. No local, haverá lanches, contação de histórias, jogos de tabuleiros, apresentações, baile junino, atividades recreativas, cinema dentre outras atividades lúdicas”, destacou.

 

“No circuito da festa haverá uma equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para fiscalizar as barracas e observar qualquer se há crianças em trabalho infantil, seja catando latinha, vendendo doces ou que estejam sem a companhia dos responsáveis durante os dias de forró”, concluiu Preta Lucas.


Fluxo do trânsito alterado na Princesa Isabel 

 

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), vai alterar o fluxo no trânsito e apresentar novidades para o transporte devido à realização do Ita Pedro 2023 - Maior São Pedro do Brasil, que acontecerá entre 29 de junho e 2 de julho, na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.

 

Nos quatro dias da festa, a Avenida Princesa Isabel será interditada nos dois sentidos para circulação de veículos nas imediações da rotatória do São Caetano até o cruzamento com a Avenida Manoel Chaves.

 

Durante a interdição e a realização dos shows, agentes de trânsito estarão nas imediações da festa junina para garantir a segurança viária e esclarecer dúvidas, além de prestar todo o suporte aos condutores e pedestres visando um ordenamento do trânsito local.

 

“Estaremos reforçando todo o entorno do circuito com os nossos agentes para garantir a segurança de todos. A intenção é que tenhamos um trânsito bem ordenado e com fluidez para a população. As alterações estarão sinalizadas e o acesso aos moradores assegurado. Em caso de dúvida, o cidadão pode acionar a Central da SETTRAN pelo 118 ou 073.98165-8427, e também abordando algum de nossos agentes”, afirmou o Secretário, Thales Silva.

 

É importante também ressaltar que a nossa recomendação para quem vai curtir o Ita Pedro, é para que deixe os seus veículos em casa e dê prioridade ao transporte público (ônibus, táxi e mototáxi) ou privado (motorista por aplicativo).

 

Estaremos com equipes de fiscalização para coibir que motoristas dirijam após ingerir bebida alcoólica, O objetivo é garantir a segurança de toda a população.

 

Para assegurar a mobilidade de todos e garantir zero álcool na direção o Sistema de Transporte Urbano funcionará em caráter especial com horários estendidos, reforço nas linhas que terão maior fluxo e na frota disponível a partir do encerramento dos shows para garantir o retorno das pessoas às suas casas.

 

O horário será estendido até meia-noite com linhas regulares e reforço, e durante o período da festa serão disponibilizados ônibus extras de acordo com a demanda da população. Para facilitar nos deslocamentos, confira abaixo a localização dos pontos:

 

- Táxi e mototáxis: Travessa Félix Mendonça, Bairro Banco Raso (ao lado da Igreja dos Mórmons) e Rua Sergipe, no Jardim Vitória - ao lado do Posto Universal;

 

- O embarque e desembarque de passageiros acontecerá na Rotatória e será sinalizada;

- Ônibus sentido Jardim América, Pedro Fontes, Antique, São Roque, Parque Boa Vista,  Monte Cristo, São Pedro via Vila Zara, Santo Antonio/Novo Horizonte, Manoel Leão: Rua Sergipe, ponto no Bairro Jardim Vitória.

Ônibus sentido Santa Clara, Alto da Conquista, Maria Pinheiro, Jorge Amado/Urbis IV, Ferradas/Nova Ferradas/Gabriela, Nova Itabuna, ponto em frente ao DNIT.

Em caso de dúvidas, os cidadãos poderão acionar a Central da SETTRAN pelos canais de serviço: 118 ou (73) 98165-8427. Agentes de Trânsito também estão capacitados para prestar informações adicionais.


 

Prefeitura fiscaliza via para coibir descarte


inapropriado de lixo e entulho 

 


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), começou a operação de vigilância na Avenida Fernando Gomes (Volta da Cobra), que interliga o Hospital de Base aos bairros Manoel Leão e Urbis IV.


Tal medida visa coibir o descarte de resíduo em local indevido, além de inibir a poluição atmosférica com a queima do lixo. Apesar de o lixão ter sido desativado em maio de 2021 e de ser proibido, algumas pessoas, incluindo motoristas que fazem carreto continuam poluindo aquela via marginal.


De acordo a Lei Municipal nº 2.195/2011, que estabelece a Política Ambiental e consolida a sua legislação mediante a instituição do Código Ambiental e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna, a multa pode chegar até R$ 50 mil para quem faz o descarte inapropriado de lixo e entulhos em locais de preservação ambiental ou não, sob pena de contaminação do lençol freático ou corpos d’água.


Segundo o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa, diversas denúncias a respeito dessa atividade têm sido recebidas. Na última ação de fiscalização, foi identificada uma grande quantidade de materiais descartados por grandes geradores de resíduos, como por exemplo: supermercados.


A população pode colaborar denunciando pelos canais de atendimento no site da Prefeitura de Itabuna e também pelo telefone (73) 3214-1452, no horário de expediente entre 8 e 14 horas, de segunda a sexta-feira, ou ainda pelo 153 ao Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal, de plantão 24 horas.


Com o apoio do GOPA, Biosanear, Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), através da Diretoria Operacional de Limpeza Públicas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai estender a fiscalização por toda a cidade.


Recentemente, a ação integrada foi executada com êxito em um Plano-Piloto na Avenida Roberto Santos, entre os bairros Pedro Jerônimo, Zizo e Conceição, no mês de maio passado, quando foi eliminado ponto viciado de lixo. No local, foi realizado  o plantio de mudas, paisagismo de vegetação e instalação de lixeiras, fabricadas com materiais reciclados pela própria Diretoria Operacional de Limpeza da Prefeitura de Itabuna.

COMUNICAÇÃO INTERNA (portaldatransparencia.com.br)



Capacitação sobre “Cuidado Farmacêutico”

 


A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Divisão de Assistência Farmacêutica Secretaria Municipal de Saúde, promoveu capacitação sobre o tema "Cuidado Farmacêutico" com os farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde. O palestrante foi o  mestre Glealey Vito, professor da Universidade em Excelência (UNEX).


A capacitação, na quinta-feira passada, dia 22, fez parte do cronograma para a expansão no município da consulta farmacêutica, já executada na Farmácia Pública Municipal e que também será expandida para algumas unidades de saúde.


O coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica, Wanderlei Júnior, ressalta ainda que Itabuna foi selecionada entre 400 cidades do Brasil para implantar o "Cuidado Farmacêutico" na Atenção Primária, por meio do projeto do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


“Todos esses avanços e apoio à implantação do projeto aconteceram graças aos esforços da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em fazer uma saúde melhor a cada dia”, resumiu.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...