quarta-feira, 28 de junho de 2023

ITA PEDRO VAI BALANÇAR A REGIÃO DO CACAU


Forças de Segurança terão 700 homens nos

quatro dias de festa do Ita Pedro 2023 que

começa amanhã

  

Cerca de 700 homens das Forças de Segurança vão trabalhar nos quatro dias de festa do Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil, que começa nesta quinta-feira, dia 29, às 19 horas, e segue até domingo, dia 2 de Julho. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos.

Uma visita técnica aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 28, na Arena Zé Cachoeira com a participação de representantes das Forças de Segurança. Estiveram presentes o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Ten-Cel PM Robson Farias, do comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten-Cel, Eminelvino da Fonseca Soares Neto.


Também participaram o coordenador regional da Polícia Civil em Itabuna, delegado Evy Paternostro, além de representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito, Coordenadoria de Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Samu-192 e Centro Integrado de Comunicação (CICOM - Secretaria Estadual de Segurança Pública).


“Cumprimos o nosso planejamento de 24 horas antes do início do Ita Pedro 2023 realizar uma visita técnica com representantes das Forças de Segurança. Nosso objetivo foi avaliar a área onde a festa acontecerá, bem como adotar medidas e ações preventivas no que se refere à segurança”, explicou o titular da SESOP, Humberto Mattos.


De acordo com o comandante do 15º BPM, Ten-Cel PM Robson Farias, nesta segunda edição do Ita Pedro será empregado mais do dobro de policiais militares que trabalharam no Ita Pedro 2022.

“A Polícia Militar está preparada. Ano passado colocamos 80 policiais a cada noite. Nesta edição, serão mais de 200 policiais, além de mais que o dobro de viaturas”, disse o comandante.  “Mesmo com todo esse efetivo, o policiamento ordinário, o que chamamos de policiamento de rotina não será alterado”, acrescentou.


“Teremos também um reforço extra de mais de 15 viaturas específicas para o policiamento deste evento, para que possam fazer o entorno da Arena, o pós-festa nas pontes e pontos de ônibus, além de 17 câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial”, completou o oficial PM.


Na área da Polícia Civil, o coordenador regional, delegado Evy Paternostro, informou que todas as noites 30 servidores trabalharão, exclusivamente, no funcionamento da delegacia especial de área que será instalada dentro do circuito da festa.


“Nosso principal objetivo é um melhor atendimento ao público que precisar dos serviços da Polícia Civil, bem como possibilitar uma ação integrada mais rápida no local da festa no quanto ao registro de Boletins de Ocorrência e formalização do trabalho referente às práticas criminosas dentro do circuito”, afirmou Paternostro.


A Guarda Civil Municipal vai contar diariamente com um efetivo de 80 homens, segundo o comandante Pereira. “Estaremos vigilantes no circuito para garantir a segurança dos espectadores. Nosso trabalho será diurno e noturno para que as pessoas venham com alegria porque a segurança estará garantida pelas Forças de Segurança”, finalizou.


Trabalho infantil no Ita Pedro 2023 

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), já definiu esquema especial para evitar o trabalho infantil durante o Ita Pedro 2023 – o Maior São João do Brasil, que acontecerá de amanhã, dia 29, a 2 de julho, na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.


Os orientadores sociais farão abordagem no circuito da festa para que crianças e adolescentes encontradas trabalhando com seus pais, responsáveis ou sozinhas sejam encaminhadas para o “Espaço Kids”, montado especialmente no Núcleo Cuidar, no Bairro São Caetano. No local funcionará um abrigo no período da festa, enquanto os pais trabalham na venda de comidas e bebidas.


GSM
O coordenador do SEAS, Ernani Sampaio Lins Junior, explicou que a abordagem social será feita em parceria com Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para evitar não apenas o trabalho infantil, como também garantir a proteção e a segurança das crianças e dos adolescentes, principalmente no período noturno em ambiente de grande concentração pública. 


Ernani informa que a abordagem social é uma atividade de rotineira da Secretaria de Promoção Social feita por uma equipe de educadores em toda a cidade. O trabalho é abrangente e visa identificar famílias, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social nos espaços públicos, além do trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. A depender de cada caso, menores ou pessoas abordadas são encaminhados aos diversos programas sociais oferecidos pela Prefeitura de Itabuna.


Ele explicou que dentre os serviços que o Centro POP oferece estão higienização pessoal e alimentação durante o dia, para pessoas em situação de rua ou de passagem por Itabuna sem referência familiar. Atualmente, a unidade atende cerca de 70 pessoas por dia. Já o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é unidade de proteção social básica, que visa proteger vitimas de violência, acompanhar e encaminhar  estas pessoas para suas cidades de origem e ajudar na busca pela família.


Além desses programas, a Prefeitura de Itabuna conta ainda com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) que atende mulheres vítimas da violência doméstica. O coordenador do SEAS adiantou que nesse caso, as mulheres recebem assistência que inclui atendimento e acompanhamento psicológico e social, apoio jurídico e toda a assistência que ela necessite para sua estabilidade social, emocional e psicológica.

 

Ernani Lins adiantou que a população pode contribuir com o trabalho dos orientadores sociais, ao denunciar qualquer tipo de violência que envolve mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade, além de crianças e adolescentes.  As denúncias podem ser feitas pelos números 99856-1393 ou 98896-3944.

 

 Serviços de Saúde na Arena Zé Cachoeira

 


A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente na 2ª edição do Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil, entre amanhã, dia 29, e domingo, dia 2 de Julho para garantir a assistência à população. Na Arena Zé Cachoeira, um dos estandes contará com uma sala para a equipe multidisciplinar do SAMU-192, bem como a unidade móvel.


Além disso, a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária estará em ação para fiscalizar a qualidade e a condição dos alimentos colocados à venda por ambulantes e restaurantes. E vai atuar ainda, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) desenvolvendo ações para fomento da segurança dos trabalhadores.


No evento, também haverá equipes do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) que estarão realizando testagens de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e panfletagem com orientações sobre cuidados e prevenção.


A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) mantém a expectativa de que cerca de 120 mil pessoas participem cada noite da festa que tem entre suas atrações artistas e bandas como  Wesley Safadão, Mari Fernandez, Thiago Aquino, Lordão, Cacau com Leite,Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Dilsinho, Danniel Vieira, Estakazero, Cris Mel, Sinho Ferrari, dentre outros


Nas quatro noites do evento são esperadas mais de 400 mil pessoas. Por isso, a Prefeitura de Itabuna tem investido em promover um evento seguro, com atuação também da Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e 4º Grupamento de Bombeiros Militares, além de empresa de segurança privada.


Ita Pedro representa diversão e turismo regional

 


Com a proposta de repetir o sucesso da 1ª edição, o Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil, também se apresenta como um ótimo momento para aquecer a economia local e o turismo festivo, além de diversão e alegria para o público que comparecer nos quatro dias de festa na Arena Zé Cachoeira, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.


A estimativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), é a de que cerca de 120 mil pessoas passem pela Arena a cada noite. Para isso, uma megaestrutura está sendo finalizada para receber os dançantes e apaixonados pelo genuíno forró de Itabuna e região a partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 29, até domingo, dia 2 de Julho.


O Ita Pedro 2023 - O Maior São Pedro do Brasil, que já se consolidou como uma festa de maior público de Itabuna, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia, tendo o patrocínio do Plansul e da Devassa Puro Malte.

Coordenação

Conta ainda com o maior e equipado palco já montado em eventos públicos no interior do estado. Tem estrutura de 765 metros, boca de cena de 25 metros, permitindo a visualização dos artistas e bandas de qualquer lugar da Antena. Outro detalhe inovador é o Plano de Emergência Contra Incêndio com sinalização de emergência e extintores distribuídos em diversos pontos.

 

No circuito, há praticados e espaços individuais para agentes de segurança da PM, GCM e bombeiros, além de fiscais da Vigilância Sanitária. Neste ano, haverá o dobro de agentes de segurança, entre policiais militares, guarda civil municipal e agentes da Polícia Civil. Também há videomonitoramento para a segurança com 16 câmeras fixas, distribuídas em pontos estratégicos e ainda há uma unidade móvel.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Manoel Victorino passa a atender pacientes de clínica médica

A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, passa a atender pacientes com perfil de clínica médica. A unidad...