quarta-feira, 1 de março de 2023

ITABUNA EM FOCO

Cirurgias eletivas no Hospital de Base em parceria com o Governo da Bahia foi aumentada

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que tem como mantenedora a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), firmou convênio com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para a realização de cirurgias eletivas.

O contrato, assinado ontem, dia 28, é fruto de uma reunião ocorrida no mês passado em Salvador, com a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o diretor-presidente da FASI, Roberto Gama Pacheco Jr, e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA).



A partir da nova parceria com o estado, o Hospital de Base vai realizar mais de 230 cirurgias eletivas por mês, ampliando assim, o número de procedimentos e, consequentemente, facilitando maior acesso da população de Itabuna e da região sul do Estado a esse tipo de serviço.

A previsão é que dentro de 15 a 20 dias, o hospital dê início às consultas pré-operatórias para direcionar as a demandas, via sistema fila única da SESAB.

O presidente da FASI destacou que essa foi mais uma conquista para o Hospital de Base na atual gestão municipal. “O prefeito Augusto Castro não mede esforços para ofertar mais serviços de saúde à população de Itabuna”, declarou.

Roberto também agradeceu pelo pronto atendimento da secretária de Saúde da Bahia, Roberta Silva, e da sua equipe, que se mostraram disponíveis para a assinatura do contrato, além do apoio fundamental  nesse processo da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, e do deputado federal Paulo Magalhães.

Prefeitura promove 1º Seminário Integrativo para Profissionais da Saúde 

A Prefeitura de Itabuna reuniu médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde na manhã desta quarta-feira, dia 1º, no Teatro Municipal Candinha Dória, durante o 1º Seminário Integrativo da Secretaria Municipal de Saúde. O evento teve o objetivo de apresentar informações, de forma prática, sobre os serviços de saúde que são ofertados pelo município.


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que o Seminário foi idealizado a partir da identificação de que existem alguns serviços que são ofertados na Rede Municipal de Saúde, mas que não chegam à população por desconhecimento dos colaboradores de sua existência.

“Ao longo desses dois anos, nos deparamos com situações em que nossos profissionais não entendiam ou não tinham conhecimento de determinado serviço ou exame oferecido pelo município”, explicou a secretária.

Ela ainda completa que “esse Seminário Integrativo foi idealizado, justamente, para levar essas informações e produzir uma comunicação mais assertiva para que a Rede Municipal de Saúde funcione de forma integrada”, afirmou.

Nesse primeiro momento, de acordo com a secretária Lívia Mendes, o Seminário teve como público-alvo os profissionais ligados à assistência, além de secretários de Saúde de municípios da região sul do Estado pactuados com Itabuna no âmbito do Sistema Único de Saúde.

“Identificamos essa dificuldade também em algumas entre secretários municipais de Saúde que não conseguiam visualizar todos os serviços oferecidos por Itabuna enquanto Polo de Saúde”, ressaltou.

“A partir desse cenário, já pensamos na próxima edição deste Seminário. Agora, será voltado aos colaboradores de áreas assistenciais como Odontologia e Fisioterapia, bem como equipes dos setores Administrativo”, completou a secretária.

Na programação,  houve a apresentação de informações sobre a Atenção Primária pela técnica administrativa Thaynah Pereira, e sobre os serviços de Vigilância em Saúde, com as enfermeiras Moema Oliveira e Fernanda Barros, coordenadora do CERPAT.

Os serviços de Média e Alta Complexidade, o que inclui os hospitais, foram apresentados pela coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafaela Caldas. Coube a Samuel Santana Santos, coordenador do Sistema de Regulação e Informatização apresentar informações sobre a Central Municipal de Regulação.


Prefeitura confirma provas do Processo Seletivo domingo na UNEX

Está confirmada para o próximo domingo, dia 5, das 8 horas ao meio-dia, a realização das provas do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais da Educação, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As provas serão aplicadas na UNEX (antiga UniFTC), na Praça José Bastos, centro, onde os candidatos devem chegar a partir das 7h30min.

De acordo com o Edital, o Processo Seletivo terá duas etapas, sendo que a primeira consta de uma prova objetiva (eliminatória) enquanto a segunda etapa é a de títulos (classificatória). A entrega dos títulos ocorre no ato de inscrição soma pontos à nota final da prova objetiva.

Ainda segundo o edital, a contratação dos candidatos aprovados será de até seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, compatíveis com a necessidade do serviço a ser executado, a critério exclusivo da administração municipal, em especial, até a homologação de concurso público.

A contratação de pessoal pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para a formação de vagas imediatas e cadastro reserva é para os seguintes cargos: Nível Superior: Professor com formação em Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (urbano e campo) e Professor do Ensino Fundamental II.

Estão reservadas aos candidatos negros 20% das vagas oferecidas e também a  de 5% para pessoas com deficiência (PCD).

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

SETTRAN mantém fiscalização de rotina em Itabuna - Fotos  arquivo Nos últimos dias, pelo menos quatro acidentes envolvendo motocicletas fora...