quinta-feira, 2 de março de 2023

DEPUTADO PEDRO TAVARES APOIA CACAUICULTORES

 

Pedro Tavares defende pauta dos cacauicultores contra a importação de amêndoas do cacau

Pedro Tavares defendeu a mobiliação dos produtores de cacau da Bahia contra a importação de cacau da Costa do Marfim

OO deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), defendeu a mobilização realizada pelos cacauicultores contra os carregamentos de amêndoas de cacau importadas da Costa do Marfim. Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o parlamentar ressaltou que a Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) é contra a mudança na Instrução Normativa (IN) 125/21, editada no governo passado pelo Ministério da Agricultura.

Com a alteração foi retirada a exigência fitossanitária para a importação das amêndoas do país africano.

Segundo os produtores, essa mudança ignora os riscos de trazer para o Brasil pragas e doenças, que podem contaminar a produção de cacau e de outras culturas como soja, milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar e sorgo.

“Mais uma vez, declaro o meu apoio ao protesto dos produtores de cacau, que pedem a atenção das autoridades, em relação às pautas apresentadas por esse setor tão importante, em especial a que pede que seja extinta a importação de amêndoas de outros países, uma vez que há grandes riscos de contaminação para a produção do nosso país. Há muito tempo temos pedido que o Governo federal revise a política de importação, que durante o período crítico da praga Vassoura de Bruxa, serviu para garantir a oferta do cacau. Atualmente, segundo os produtores de cacau, dados do próprio IBGE comprovam a autossuficiência da produção brasileira. Diante desse cenário, pedimos a sensibilidade e uma solução por parte do Governo, relacionada a essa séria questão”, afirmou Tavares.

Do - Jornaldamidia.com.br

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade Madre Thaís celebra aprovação de egressas de Fisioterapia em Residência Multiprofissional em Saúde

Duas fisioterapeutas formadas recentemente pela Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, garantiram suas vagas no programa de Residência Multiprofi...