quarta-feira, 2 de novembro de 2022

O neurocientista Sidarta Ribeiro é um dos destaques da Bienal do Livro Bahia

O neurocientista Sidarta Ribeiro é um dos destaques da Bienal do Livro Bahia, em debate sobre sonhos e memórias  


Sidarta Ribeiro, neurocientista, escritor, professor e um dos fundadores do Instituto do Cérebro, da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), estará presente na Bienal do Livro Bahia, no dia 11 de novembro, no Café Literário, que é um dos espaços do evento. Ele irá explicar sobre as maneiras pelas quais os sonhos e as memórias influenciam e permeiam a vida cotidiana das pessoas. Com um vigoroso trabalho na linha de frente da divulgação científica no país, Sidarta se interessa também por temas como sono, plasticidade neural, comunicação vocal, psiquiatria computacional, neuroeducação, cannabis medicinal, psicodélicos e a política de drogas. Entre os seus livros publicados estão “O Oráculo da Noite” e “Sonho Manifesto”.

A mesa de debate, batizada de “A vida é sonho”, contará com a participação da poeta Lívia Natália, que é estudiosa da Psicanálise e doutora em Teoria da Literatura. Lívia, nascida em Salvador, também é professora da Universidade Federal da Bahia e escritora de obras premiadas, como “Água Negra”, “Correntezas e Outros Estudos Marinhos”, “Água Negra e Outras Águas”, “Dia bonito pra chover” e “Sobejos do Mar”. Ela incorpora à sua criação poética a memória ancestral e a mitologia iorubá.

Para mediar a conversa entre Sidarta Ribeiro e Lívia Natália, que irá mexer com a imaginação dos participantes, foi convocado o jornalista, professor e escritor baiano Marlon Marcos, apaixonado pelas histórias da sua terra e pelas religiões. Alguns dos seus livros publicados são: “Memórias do Mar”, de poemas, “Sob a égide das águas”, “Poemar” e “Oyá-Bethânia: os mitos de um Orixá nos ritos de uma Estrela”.

Da assessoria

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

‘Quem defende a democracia não compactua com ditador’, diz ACM Neto sobre posse de Maduro

ACM Neto O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou a decisão do governo brasileiro de manter a presença da embaixadora Glivânia ...