quinta-feira, 3 de novembro de 2022

ITABUNA EM FOCO

Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo realizou 18 demolições neste ano 

Até o mês de setembro, pelo menos 18 estruturas que ofereciam risco de desabamento foram demolidas em Itabuna. O número foi apresentado pelo Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (DCOUS) da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que atua em parceria com a Diretoria da Defesa Civil, órgão que, através de   laudos, constatou o risco dos prédios. 

O diretor do DCOUS,  engenheiro Joaquim Rodrigues Filho, disse que em áreas particulares, o proprietário é notificado para que ele mesmo faça a demolição da estrutura. “ Quando a área é  do município, removemos por segurança”, explicou. Ele fez um  balanço das ações do Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, entre 2021 e 2022. 
 
O engenheiro afirma que ainda existem áreas invadidas em bairros da cidade, a exemplo da Rua da Bananeira. Joaquim lembra em dezembro  de 2021, durante  as enchentes que atingiram Itabuna,  todas as famílias residentes por segurança nos imóveis precisaram ser retiradas. 

“Estamos fiscalizando para evitar que as pessoas construam as casas novamente. Já existe  um projeto do prefeito Augusto Castro para revitalizar toda aquela região, deslocando as famílias para imóveis em áreas seguras. A construção das novas moradias será executada com recursos federais e estaduais”, falou. 

Toda construção irregular deve ser demolida. No entanto, a Prefeitura notifica o morador antes. As informações são repassadas à Procuradoria-Geral do Município que avalia se o local  deve ser demolido ou não, informa Joaquim. “Por isso, a recomendação é que as pessoas deem entrada na documentação e projeto antes de começar a construir”, orientou. 
 
“Em  1 ano e 10  meses,  a  gestão do prefeito  Augusto Castro entregou 189 documentos de habitabilidade, que asseguram a legalidade do imóvel.  Muitos processos estavam engavetados ou com a tramitação suspensa, porque as pessoas tinham  dificuldade de como proceder para legalizar”, frisou Joaquim. 

Segundo ele, tiveram ainda 122  levantamentos cadastrais  até setembro, 50 licenças  para construção, que são os alvarás e 152 obras embargadas. O Departamento de Controle e Ordenamento do Uso dos Solo conta, atualmente, com 10 fiscais de obras, cinco analistas, que são arquitetos e urbanistas,além de  engenheiros civis.

IX SIPAT movimentou o auditório do Hospital de Base de Itabuna8


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, semana passada. 

O evento aconteceu no auditório da unidade hospitalar, sob a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e RH/Setor Pessoal. 

Com o tema “Segurança da Saúde do Trabalhador com olhar multiprofissional: onde somos todos responsáveis”, o evento teve por objetivo trazer discussão ampla para as diversas áreas da unidade hospitalar sob exposição a riscos de acidentes e doenças ocupacionais, responsabilizando todos os envolvidos no HBLEM Itabuna. 

Na abertura da programação, aconteceu a apresentação das definições, funções e atividades realizadas pela Comissão Organizadora do evento na instituição, representada pelos colaboradores Nayara Andrade, Stela Rios, Robson Bezerra, Pedro Souza, Pedro Eugênio, Guilherme Malta, Maria Conceição Pereira, Melquíades Lessa, Eduardo Oliveira e Greci Andrade. 

A palestra “Combate ao Incêndio”, ministrada pelo Sargento BM Nascimento e o Cabo BM Pedro Barreto do 4ª Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Itabuna, encerrou o primeiro dia de atividades.

No segundo dia, o fisioterapeuta Melquiades Lessa, colaborador do Hospital de Base e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), palestrou sobre “Riscos Ocupacionais”. A enfermeira do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), Camila Ramos, falou sobre “Condutas Pós Acidentes com Materiais Biológicos”. As atividades foram encerradas testagens sorológicas rápidas nos colaboradores. 

No último dia, o psicólogo do CEREST, Paulo Carvalho, falou sobre o “Gerenciamento de Ansiedade e Equilíbrio Emocional no Trabalho”. Para contemplar a Campanha Outubro Rosa, a enfermeira Raquel Palmeira, apresentou o relato “Tudo começa com um toque” e a coordenadora do Centro de Prevenção em Oncologia (CEPRON), Kiliane Oliveira, encerrou a programação com uma palestra sobre o “Câncer de Mama”.

A coordenadora do SESMT, Nayara Andrade, comentou que “o evento foi importante pra mostrar as atividades realizadas ao longo do ano e propor uma discussão ampliada sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”.
ONG Unidos pelo Diabetes lança Campanha Novembro Azul 

A ONG Unidos pelo Diabetes promoveu o lançamento da Campanha Unidos Pelo Diabetes em Ação 2022, um conjunto de ações que tem como principal o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que chega à sua 18ª. edição. O encontro, realizado no auditório do Hospital Beira Rio, reuniu autoridades, lideranças e empresários, imprensa regional e parceiros do Mutirão, que atualmente é replicado em mais de 30 cidades brasileiras.

As atividades começam com a Campanha Novembro Azul que vai iluminar prédios e espaços públicos, empresas e residências com a cor símbolo da prevenção do Diabetes. Também serão realizadas lives na rede social Instagram, com a participação de especialistas em Oftalmologia e Endocrinologia.

No domingo, dia 6, acontece a Pedalada Azul, um passeio ciclístico que deve reunir cerca de 1.500 pessoas e percorrer ruas do centro e dos bairros, chamando a atenção para a importância da prevenção.

 ATENDIMENTO PRESENCIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
  
O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, Rafael Andrade, destacou que “a expectativa é muito grande, porque após dois anos de pandemia, vamos ampliar o atendimento à comunidade, sem abrir mão de inovações como a telemedicina, além de uma integração maior com a Atenção Básica, que faz o atendimento aos pacientes no dia a dia. Estamos dando uma nova dimensão a um projeto que tanto nos enche de orgulho” declarou.
 
A secretária municipal de Saúde, Livia Mendes Aguiar, ressaltou que “a  parceria entre a ONG Unidos pelo Diabetes e a Prefeitura de Itabuna reforça o trabalho de prevenção e tratamento da doença, que deve ser permanente nas unidades básicas de saúde”. 

“Essa é uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada antes que suas consequências se agravem. É preciso incentivar a alimentação saudável, a prática de atividades físicas que garantem qualidade de vida aos diabéticos” afirmou a secretária.

 O presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, disse que “é gratificante acompanhar a evolução do mutirão que hoje é uma referência mundial e beneficia milhares de pessoas. As entidades empresariais estão unidas para contribuir com essa grande ação liderada pelo Dr. Rafael Andrade”.
 
A  desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Eloina Machado, destaca que “esse é um evento que se tornou referência para todo o país, um exemplo de exercício da cidadania, trazendo benefícios para a comunidade. E é motivo de orgulho ver o mutirão de Itabuna ser replicado em dezenas de cidades brasileiras”.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna será realizado nos próximos dias 17 e 18 na Terceira Via Hall com atendimento gratuito e serviços médicos ligados ao olho, pé e rim diabético, com encaminhamento dos casos mais graves para tratamento, e ações de prevenção  da doença. A campanha Unidos Pelo Diabetes em Ação 2022 em Itabuna tem o apoio fundamental do Hospital Beira Rio, Caixa Econômica Federal e Novonordisk.

Dois jogos da 2ª fase do Campeonato Interbairros transferidos para o São Pedro

A coordenação do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna 2022 confirmou na tarde desta quinta-feira, dia 3, a transferência de dois jogos do início da 2ª fase da competição para o campo do São Pedro. Antes, os jogos Novo São Caetano x Mangabinha e Vila Anália x Jaçanã estão programados para o Campo do Futebol Amador, no Jardim Primavera, às 8h15min e 10h15min de domingo dia 6.

Segundo explicou o coordenador do Campeonato Interbairros de Futebol 2022, Gabriel da Silva, a decisão de transferir os jogos levou em conta a exigência de que todos os atletas usem a chuteiras específicas para futebol society em campos de gramado sintético.  

“Como nem todos os atletas das equipes estão equipados com este tipo de calçado, decidimos por transferir os jogos para que não houvesse prejuízo para os times, bem como preservar o gramado sintético em perfeito estado”, justificou. 

Promovido pela Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer, o Campeonato Interbairros terá ainda outros quatro jogos no domingo. No Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão), a partir das 8h15min, jogam Pedro Jerônimo x Daniel Gomes e Maria Pinheiro x São Pedro. 

Já no campo do Parque Boa Vista vão jogar oão Soares x São Roque e Califórnia x Condomínio Vida Nova. Nesta etapa, serão jogos únicos que definirão as equipes que passarão para a 3ª fase do Interbairros, cujo encerramento está previsto para 11 de dezembro.

1ª Vaquejada do Rancho do Pimpo movimenta a economia 


A Prefeitura de Itabuna, grande incentivadora de eventos incrementem a economia local, tem sido parceira da 1ª Vaquejada da Arena Rancho do Pimpo, 1,5 quilômetro depois de Nova Ferradas, na rodovia BR-415. O evento, que teve início nesta quinta-feira, dia 3, e se estenderá até domingo, dia 6. 
 
 A Vaquejada do Rancho do Pimpo está movimentando a área do comércio e de serviços do município por conta da chegada de muitos turistas, amantes da tradicional vaquejada. O evento conta com toda estrutura necessária para receber o público, o que inclui pizzarias, restaurantes de comida japonesa e churrasco, delicatessen, dentre outros.

A expectativa, de acordo com a coordenação do evento, é de que cerca de 3.000 pessoas circulem diariamente na Arena do Rancho do Pimpo. 

Para o secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Thiago Barra Mendes, a Prefeitura de Itabuna reconhece a importância de ser uma grande incentivadora de ações como esta, que geram renda para o município. 

“O prefeito Augusto Castro tem o compromisso de apoiar e incentivar eventos que são importantes economicamente para o município”, destaca o secretário. O idealizador da 1ª Vaquejada do Rancho do Pimpo, Ângelo Affonso F. Neto (Pimpo), informou que foram gerados cerca de 100 empregos diretos. 

“Temos muitos turistas circulando em nossa cidade em razão da vaquejada, a exemplo de Minas Gerais, boa parte da Bahia, o que inclui todas as regiões. Para se ter uma ideia, são 400 duplas que disputam a vaquejada”, afirmou Pimpo.

Ele encerra acrescentando que foi montada uma ótima estrutura para receber os visitantes, com muitos atrativos, a exemplo de cerca de 700 bois. “Quando se fala nos prêmios, por exemplo, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios para os vencedores”, encerrou.

Prefeitura apoia a campanha Novembro Azul 

A Prefeitura de Itabuna está dando total apoio à Campanha Novembro Azul – Unidos pelo Diabetes em Ação realizada e coordenada pela Organização Não-Governamental (ONG) Unidos Pelo Diabetes e o Hospital Beira Rio, por meio das secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo. O evento foi lançado na noite de terça-feira, dia 1º.

O governo municipal terá participação ativa no 18º Mutirão do Diabetes, cuja primeira etapa está programada para os próximos dias 17 e 18 na Terceira Via Hall, com previsão de atender 1.300 pacientes pré-agendados da Rede Primária de Saúde.

Estarão disponíveis para o atendimento ao público do Sul da Bahia dois modernos procedimentos: Retinografia Digital, com uso de algoritmo de Inteligência Artificial (IA) e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina. Há 17 anos, o Mutirão do Diabetes é realizado em Itabuna, sendo evento referência para outras 32 cidades que promovem ações semelhantes em diversas regiões do Brasil. 

Para além do uso de tecnologia de ponta, durante o Mutirão do Diabetes serão realizados o exame do pé diabético e o mapeamento de retina. Os pacientes que forem triados e identificados nos dias 17 e 18 de novembro como diabéticos em estágio grave serão submetidos à avaliação bioquímica, cardiológica, nefrológica e angiológica, na segunda fase do atendimento.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o calendário do Novembro Azul – Unidos pelo Diabetes em Ação inclui outras atividades, como o  Concurso Temático “Unidade de Saúde Azul”, que escolherá Unidades de Saúde da Família (USF) que melhor promoverem a temática da campanha, com o objetivo de sensibilizar a comunidade na prevenção do diabetes. 

Neste domingo, dia 6, acontecerá o passeio ciclístico Pedalada Azul. O cronograma será encerrado no dia 27 com o Aulão Fitness, na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro enfatizou a relevância da Campanha Novembro Azul e, em particular, o Mutirão do Diabetes. “É uma bela iniciativa da OGN e do Hospital Beira Rio que tem grande dimensão, oferecendo atendimento e benefícios para a população do Sul da Bahia. Por estes aspectos e pelos impactos positivos que o Mutirão do Diabetes gera na Rede de Atenção Básica tornar-se imprescindível o nosso apoio irrestrito”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destaca a importância da participação da Prefeitura junto à ação da ONG Unidos Pelo Diabetes em Ação. “A Prefeitura participará ativamente do Mutirão com a oferta de procedimentos oftalmológicos e consultas com especialidades em parceria com o Hospital de Olhos”, realçou. 

“Essa integração, além de viabilizar o fluxo e facilitar o acesso da população aos procedimentos do SUS no Mutirão, permite melhor fluidez aos serviços da Atenção Primária, como a busca-ativa de pacientes com neuropatia periférica, da Central de Regulação e da Vigilância em Saúde”, afirma a titular da Saúde. 

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) alterou a iluminação pública das pontes de Lacerda, de acesso ao São Caetano,  Góes Calmon, que liga o centro da cidade aos bairros Góes Calmon e Jardim Vitória, e na Passarela sobre o Rio Cachoeira. Esses locais ganharam lâmpadas na cor azul ou tiveram as luminárias cobertas por papel celofane em referência à cor da campanha.

Ascom/Prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

OAB-BA empossa novas diretorias das subseções de Ilhéus, Coaraci e Itabuna

Realizadas nesta quinta (13) e sexta (14), solenidades terão participação de diretores da seccional, conselheiros e autoridades locais, além...