Prefeito Augusto Castro sanciona Lei que torna Lavagem do Benco do Fuxico patrimônio histórico e cultural
Se antes marcava o início dos festejos carnavalescos de Itabuna sem controvérsias sobre sua criação, a partir de agora a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico passa à imortalidade. Por meio da sanção à Lei Municipal nº 2.606 publicada no Diário Oficial eletrônico desta terça-feira, dia 18, o prefeito Augusto Castro (PSD) faz saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou projeto da vereadora Wilmacy Oliveira (PC do B).
Por conta disso, a Lavagem do Beco do Fuxico fica declarada como patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município de Itabuna, devendo ser registrado, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, em livro próprio. As despesas decorrentes da execução desta Lei ocorrerão por conta de dotações orçamentarias próprias, suplementadas se necessário.
O empresário e carnavalesco Nérope Martinelli escreveu artigo em que relatou que no início da década de 1980, o despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel, no seu escritório na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), recebeu a visita do amigo engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca), morador de Salvador, que lhe relatou a lavagem do Beco Maria da Paz, o que evoluiu para a criação da Lavagem do Beco do Fuxico.
Reduto da boemia itabunense, a Adolfo Leite concentra o ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, e outros bares que ao meio-dia e aos finais de tarde de segunda a sábado, se enchem de amigos e clientes para o papo, a cervejinha, a batida de sabores de frutas tropicais e claro, a resenha diária sobre variados assuntos, incluindo futebol e casos prosaicos da cidade. Para a realização inicial da Lavagem, com o fechamento do Beco, vassouras, carros-pipa e a cal para pichamento do pisos da travessa, foram decisivas as contribuições dos ex-secretários municipais Fernando Teixeira Barreto e Cláudio Macedo, Esportes e Turismo e Administração, respectivamente.
Como conta Martinelli no texto publicado em fevereiro de 2019, um encontro no bar do Batuta reuniu Cambão, Dudu, Giru, Pinguim, Peru pintor, Claudir, Manoel Estia, Alemão, Geraldo Caçolinha (bloco Maria Rosa), Nilton Ramos (Jega Preta) e ele próprio, ambos do bloco carnavalesco Casados I…Responsáveis. “A primeira rodada de cerveja foi paga por Nelito Carvalho e Caboclo Alencar que, além do apoio à ideia, contribuiu com um litro de batida”, escreveu.
O projeto da vereadora Wilmaci Oliveira foi sugestão ao mandato do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), Egnaldo Ferreira França, tendo recebido apoio de comerciários, mestres capoeiristas, artistas, jornalistas, professores, intelectuais, advogados, médicos e outros profissionais que no dia a dia descarregam ansiedades, interagem com as pessoas e curtem o contato no ABC da Noite e barzinhos da artéria agora imortalizada.
Legenda: Lavagem do Beco do Fuxico que marca abertura dos festejos do Carnaval de Itabuna agora imortalizada vendo-se ao fundo lendário ABC da Noite. Fotos: arquivos.
Departamento de Limpeza Pública avança com roçagem em diversas áreas públicas.
Para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar e na segurança da população, a Prefeitura de Itabuna segue avançando com serviços de roçagem em diversas áreas, executados pelo Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, dia 18, as equipes se deslocaram para a Avenida José Soares Pinheiro, imediações da Polícia Rodoviária Estadual, e também para a BR-415. Outra equipe foi para o Bairro São Judas, imediações da Casa do Acolhimento.
“A limpeza dos espaços públicos é realizada de forma gradativa de modo a alcançar todas as áreas do município. Para isso, seguimos um rigoroso cronograma de trabalho determinado pelo superintendente Sousa Lino e o secretário Almir Melo Jr”, comenta o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.
Com as ações de roçagem, sacheamento (remoção de vegetação na pavimenta e sarjetas), zeladoria e remoção de lixo e entulhos, a Prefeitura procura evitar a presença de animais peçonhentos, criadouros do mosquito Aedes aegypti – causador da dengue, chikungunya e zika vírus – e roedores.
Por isso, a recomendação tem sido que não haja descarte irregular de lixo e entulhos em áreas baldias, se limpe calhas e recipientes que possam acumular água, principalmente com o período chuvoso e se mantenha a vigilância nos quintais e terrenos. “Nossa ação precisa do apoio de todos”, finaliza o diretor do Departamento de Limpeza Pública.
Rede de Frio vai realizar dia D de vacinação contra a Meningite no dia 20
No próximo dia 20, a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vai fazer uma intensificação da vacina contra a meningite meningocócica, forma bacteriana da doença. O ponto central da vacinação será a UniFTC, na Praça José Bastos, centro de Itabuna, das 10 às 14 horas.
O público-alvo são crianças de 3 meses a 10 anos, adolescentes de 8 a 18 anos, adultos maiores de 18 anos com comorbidades e profissionais de saúde que nunca tenham sido vacinados contra a Meningite. A oferta será de que 400 doses do imunizante.
A coordenadora da Rede de Frito, Camila Brito, informou que vacinar o público-alvo é necessário por causa do aumento das ocorrências de meningite na Bahia. Ela ressalta a gravidade da forma meningocócica, que pode levar à morte. “ É uma doença infectocontagiosa grave. As pessoas precisam ter responsabilidade sanitária”, alerta.
De acordo com a Rede de Frio, foram registrados, em Itabuna, 28 casos de meningites, de 2018 a 2022. As ocorrências foram dos tipos , Viral, bacteriana, protozoária e fúngica.
Além da UniFTC, as vacinas também estarão disponíveis nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. As doses são do imunizante SCWY, que protege contra meningite. Na rede particularNa rede particular a vacina custa R$ 400.
*Operação Sossego apreendeu paredões e outros equipamentos de som por uso abusivo*
A Operação Sossego, ação que envolve uma força-tarefa com os órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, SESOP - Guarda Civil Municipal) e secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Vigilância Sanitária e Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), retomou as atividades no final de semana, após um mês de paralisação, prazo necessário para realinhamento das atividades.
Trouxe mudanças significativas quanto aos Procedimentos Administrativos para apreensão, multas e demais sanções aos infratores. Assim, a partir de agora, o infrator flagrado responderá a Procedimento Administrativo junto ao Ministério Público, oportunidade em que deverá responder a um TAC (Termo de Ajuste de Conduta).
Só depois disso, retorna à SESOP (Secretaria de Segurança e Ordem Pública) para providenciar a liberação do material apreendido após comprovação de propriedade e pagamentos das taxas, podendo perder o bem após 40 dias de apreensão, quando por edital a SESOP dará o perdimento do bem. Ainda poderá ser autuado por crime ambiental, cuja multa pode chegar a R$ 50 mil.
Durante o final de semana na Operação Sossego foram apreendidos seis paredões, sendo necessário o uso de caminhões guinchos para sua remoção ao galpão da Prefeitura. Todos estavam em estabelecimentos comerciais que estavam em desacordo com as normas do Decreto 14.480 de 13 de junho de 2022 e, além disso, ocorreram reclamações de abuso do sossego alheio por parte da vizinhança.
Outros dois equipamentos de alta potência de som foram apreendidos em vários bairros da cidade, todos a partir de reclamação de moradores vizinhos, que alegaram perturbação do sossego por uso de equipamento de som, cujos proprietários responderão a procedimento junto ao Ministério Público de Itabuna.
Segundo o secretário da SESOP, Humberto Mattos, os paredões não estão proibidos na cidade, mas apenas estão sendo regulamentados (volume e horário), em conformidade com o Decreto Municipal
nº 14.480, de 13 de junho de 2022, que estabelece os padrões máximos de decibéis, contidos nas leis municipais (Lei de Ruído nº 1.710/1995 e Código Ambiental nº 2.195/2011), na Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.695/1998, além da Lei nº 3688/1942 (Lei de Contravenções Penais).
O Município de Itabuna é parte numa Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público estadual que determina à Prefeitura de Itabuna a devida regulamentação e fiscalização das atividades de poluição sonora no seu território.
Hospital de Base apresenta resultados do Projeto “LEAN nas Emergências” dia 21
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães promove na sexta-feira, dia 21, a partir das 8 horas, no Teatro Candinha Dória a “Apresentação dos Resultados Finais do Projeto LEAN nas Emergências”. O evento marca o encerramento de um ciclo de seis meses de visitas quinzenais da equipe de especialistas em processos da Beneficência Portuguesa (SP), responsável pela implantação do Projeto na unidade hospitalar.
O Hospital de Base, que é administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), foi um das unidades hospitalares do país contempladas para participar do projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
A parceria contou com três hospitais de excelência que replicaram o conhecimento para as instituições de saúde. São eles: Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinho de Vento (RS).
O médico Abner Júnior e a engenheira de produção Bruna Coghi, especialistas em processos da Beneficência Portuguesa, ao longo de 10 visitas interagiram com as equipes assistenciais do Hospital de Base, onde desenvolveram ferramentas de gestão e criaram planos de ação, a fim de melhorar os processos e fluxos que refletem diretamente na assistência aos pacientes.
Durante esse período, foram incorporadas à unidade hospitalar itabunense várias ferramentas, com destaque para o Huddle (reunião rápida de 5 a 10 minutos com as coordenações) e a metodologia 5S, que trabalha a cultura da disciplina, com o objetivo de diminuir o desperdício de recursos e otimização de espaços, a fim de aumentar a eficiência operacional.
O objetivo do LEAN é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, através de ferramentas de gestão que trazem melhorias para os pacientes do Pronto-Socorro e impacta positivamente nos fluxos e processos internos, que tornam o atendimento no âmbito hospitalar mais eficiente e mais humanizado.
Boletim Covid-19
O sistema e-SUS vem apresentando instabilidade de acesso nos últimos dias, apesar de os técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde terem buscado soluções junto a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) para a extração dos dados relativos aos pacientes, número de casos, leitos clínicos e de UTI e óbitos.
Ascom/Prefeitura de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável