quinta-feira, 28 de julho de 2022

PALMAS PARA PAULO LEONARDO!

Paulo Leonardo

(Essa é uma pequena contribuição aos 112 anos de Itabuna)

No início dos anos 80, um menino de 12 a 14 anos de idade, franzino, usando bermuda e kchut, de meia arriada, morador do bairro Fonseca, procurava emprego, para seu sustento e também ajudar a renda de casa. Assim como outros que já trabalhavam, onde muitos deles, mais tarde, foram contratados  para fazer parte da equipe da empresa. 

Tratava-se,  do jornal  Diário de Itabuna, estabelecido no centro da cidade (Praça José Bastos). E foi nesse jornal, o mais lido da região, pertencente ao empresário José Oduque Teixeira, que também era dono da Rádio Jornal de Itabuna, formando um complexo de comunicação, que o menino, apelidado pelos seus colegas de "Moreia" mais tarde "Moreião", conseguiu ser "vendedor de jornal", chegando a vender mais de 100 exemplares por dia.

 Ganhando muito dinheiro  de comissão; pegou gosto pelo serviço!. E se entrosando com os editores e redatores do referido jornal - entre eles - Celso Rocha, Ricardino Batista, Vily Modesto, Nilson e Waldeny Andrade, além de Edvaldo Oliveira, o menino  Paulo Leonardo da Silva, pegou gosto pelo radialismo. Saindo de ser jornaleiro, se tornou  um dos grandes e famosos radialista de Itabuna e da Bahia, por ter sido ele, escolhido para entrevistar um Presidente da República.

No Diário de Itabuna, onde  Paulo Leonardo iniciou tudo, o jornal era expedido para todas as cidades que faziam a microrregião do cacau, através dos ônibus da SULBA. Mais tarde a convite, fazendo ver à sua vocação, o menino, já adulto, ingressou na Rádio Difusora Sul da Bahia   a convite de Iruman Contreiras no final dos anos 80 e nunca mais saiu do rádio. 

Na época, o prefeito de Itabuna era Ubaldo Dantas. De lá para cá, com o seu programa: O "Crime não Compensa", Paulo Leonardo, só deu a sua  contribuicão, de sua linda história, à grandeza de Itabuna  e da região do cacau, como um  profissional ético, um grande cidadão, além  de um pai e avô exemplar.

Obs: O empresário José Oduque Teixera, conta hoje com 98 anos de idade. No próximo mês de outubro, ele completará 99 de idade. 

Joselito dos Reus

28.07.2022

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...