Prefeitura assina termo de protocolo em parceria com o SEBRA
![]() |
| José Raimundo |
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), participará de reunião com o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Carlos Machado, os diretores-executivos Jorge Khoury e José Cabral, e o vice-diretor da FAEB, Guilherme Moura.
O encontro acontecerá nesta sexta-feira, dia 22, às 11 horas, no Restaurante Codornas, para assinatura de um termo de intenção visando o desenvolvimento do empreendedor itabunense.
O SEBRAE é um grande parceiro do município, sendo responsável pelo suporte aos microempreendedores que movimentam significativamente a economia local e geram emprego e renda.
Com base nisso, a parceria entre a SICER e o SEBRAE tem o intuito de desenvolver capacitação financeira, projetos de vitrines, consultorias, aquisição de equipamentos, capacitação em atendimento, dentre outros temas.
“No Brasil, a pequena empresa responde por 72% do emprego gerado. E com Itabuna não é diferente. Temos a pequena empresa como grande parceira do primeiro emprego e do desenvolvimento econômico.
Com a determinação do prefeito Augusto Castro para construirmos um ambiente para o desenvolvimento social e econômico, precisamos mediar esse relacionamento com os empresários locais”, disse o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo.
Segundo o secretário, o foco da SICER é fomentar o desenvolvimento social e econômico, fortalecer o comércio, a indústria e o segmento de serviços, permitindo que haja inovação nos negócios, abertura de novas empresas e a manutenção das existentes com vitalidade. “Isso, só acontece quando o governo está sensível para ouvir a classe produtiva e esse é o objetivo da nossa SICER”, acrescentou.
Clima de felicidade toma conta dos moradores do Vila Anália com entrega de praça requalificada pelo prefeito Augusto Castro
Um clima de festa, contentamento e felicidade marcou a solenidade de inauguração da Praça das Oliveiras, no Bairro Vila Anália, na noite de quarta-feira, dia 20, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Como parte do Projeto Praça Viva, que vem sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), o espaço ganhou um moderno projeto paisagístico, iluminação à base de LED e parque infantil.
Ao entregar a Praça das Oliveiras à comunidade do Vila Anália, o prefeito Augusto Castro enfatizou o quanto é gratificante poder concretizar importantes projetos, capazes de promover melhor qualidade de vida das pessoas, mais desenvolvimento e melhor infraestrutura à cidade. “Somos conhecedores da triste realidade e das dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos municípios”, afirmou.
Porém, o prefeito acrescenta que “ao assumir o governo, em 2021, optamos por governar para todos os itabunenses. Com base no planejamento, na austeridade financeira e responsabilidade fiscal estamos avançando. Desta forma, conseguimos investir recursos próprios e firmar parcerias com os governos federal e estadual para garantir obras nas áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura urbana, saneamento básico e ampliação do abastecimento de água”.
Augusto Castro citou como exemplos a revitalização da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso e da Avenida Manoel Chaves, a requalificação de unidades de saúde, das escolas e creches municipais. Destacou ainda os investimentos programados para as feiras livres do São Caetano e Califórnia, bem como das praças e avenidas no centro e nos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro.
“Aguardamos com muita expectativa a publicação no Diário Oficial do Estado, nos próximos dias, da autorização para a execução das obras de reurbanização de 30 das principais ruas e avenidas de Itabuna, cujo projeto já foi aprovado pelo governador Rui Costa”, disse.
O Chefe do Executivo itabunense destacou ainda o Projeto Mais Água Para a Cidade, que prevê investimentos de mais de R$ 20 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. O projeto consiste na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas, além da implantação de 6.049 metros de rede adutora e cerca de 2 mil metros de rede de distribuição.
“É um dos mais expressivos investimentos da Prefeitura de Itabuna e da Empresa Municipal de Águas e Saneamento dos últimos 50 anos visando assegurar água diariamente nas torneiras de 90% da população itabunense”, frisou. O prefeito disse ainda que a entrega à comunidade do Vila Anália da praça requalificada vai fortalecer vínculos comunitários e oferecer lazer para os filhos das famílias do bairro”, assegurou Augusto Castro.
Na solenidade, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, destacou como um importante diferencial na requalificação das praças da cidade a qualidade dos serviços executados. “Estamos fazendo um trabalho de longa duração, que causa contentamento à comunidade. Isso é prioridade no planejamento que executamos”, disse o secretário.
Já o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT), se disse emocionado e agradecido em poder testemunhar a entrega de mais um importe equipamento público para a comunidade. “Cada vez mais o prefeito Augusto Castro e sua equipe demonstram capacidade técnica e experiência para administrar a cidade de Itabuna”, pontuou.
inauguração da Praça das Oliveiras contou ainda com a presença dos secretários municipais Josué Brandão Júnior (Educação), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Moisés Figueredo de Carvalho (Gestão e Inovação), além do superintendente de Serviços Públicas, Sousa Lino. Também prestigiaram os vereadores Francisco Gomes, Alex da Oficina e Nem Bahia e suplentes.
Praça José Bastos foi inaugurada às 17 horas
A Prefeitura programou para logo mais às 17 horas, a inauguração da Praça José Bastos, no centro da cidade, pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Durante a solenidade, haverá apresentações artísticas pelos alunos da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente. O evento integra a programação de aniversário de Itabuna que comemora 112 anos de emancipação político-administrativa, no próximo dia 28.
A praça ganhou novos equipamentos, inclusive para o esporte, o lazer e a cultura, segundo a arquiteta Leila Lessa, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que informou que o projeto de requalificação incluiu troca de meios-fios, assentamento de piso intertravado, pergolado em eucalipto, implantação de guarda-corpos, mesas de jogos;, rampas de acessibilidade e piso tátil, revestimentos de bancos em madeira, revitalização do Monumento da Bíblia, iluminação em LED e paisagismo.
E, para garantir além de um visual ainda mais bonito, moderno e limpo, equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) trabalham desde cedo para finalizar os últimos detalhes.
Aproveitando a estiagem, os operários de fizeram a pintura de meios-fios em ruas e avenidas no entorno da praça, como Osvaldo Cruz, São Vicente de Paula e Inácio Tosta Filho. Também houve poda de árvores, roçagem, recapeamento e sacheamento (remoção de gramíneas e vegetação).
Por último, está sendo executada a Operação Tapa-Buracos e o recapeamento de vias no entorno da Praça José Bastos, onde estão localizadas a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o campus Itabuna da UniFTC. A lendária praça é uma das mais antigas do centro da cidade.
Hospital de Base raciona uso de contraste iodado em exames e procedimentos médicos
O Ministério da Saúde, com a Sociedade Brasileira de Radiologia, emitiu uma nota no dia 12 de julho, sobre a necessidade de racionamento, em escala mundial, do uso de contrastes radiológicos para exames e procedimentos médicos, em decorrência do desabastecimento deste e mais 14 medicamentos por parte dos fabricantes dos produtos.
Diante da atual situação, as demandas de exames externos serão temporariamente suspensas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, mantendo sua realização para pacientes internados e vítimas de acidentes, atendidos na unidade hospitalar, até que o suprimento deste insumo no Brasil seja normalizado em todos os hospitais.
Os meios de contraste são muito utilizados em exames de radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas do setor de Bioimagens da unidade hospitalar. A escassez do insumo, causada pela pandemia da Covid-19, poderá impactar diretamente no atendimento aos exames com imagem.
No Hospital de Base, o consumo médio mensal é de 30 ressonâncias com contraste e 30 tomografias, baseado no uso interno e externo, a partir dos exames que são regulados para a unidade hospitalar.
A coordenadora da farmácia do Hospital de Base, Dioney Guimarães, destacou que grandes avanços nos diagnósticos de exames por imagem se deram a partir do uso dos contrastes radiológicos.
“Desde que descobertos, cresce o uso a cada ano, pois, definem melhor a visualização entre os órgãos de tecidos moles, diferenciando características importantes e também das estruturas densas como os ossos. A crise por falta de insumos farmacêuticos impacta diretamente em várias áreas do cuidado e manutenção da vida humana”, disse.
O Ministério da Saúde informa que “continua atuando em conjunto com a Anvisa, estados, municípios e representantes das indústrias farmacêuticas para articular ações de enfrentamento ao desabastecimento de insumos hospitalares no país”.
Defesa Civil de Itabuna demoliu duas estruturas e laje com fissuras da feira do Califórnia
A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), por meio da Defesa Civil, com o apoio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) fez a demolição de uma laje de cobertura do canal da feira livre do Bairro Califórnia, onde pequeno trecho havia desabado e cerca de 75 metros restantes ameaçavam ruir.
Feirantes e consumidores haviam denunciado o risco de colapso de toda a estrutura da Prefeitura de Itabuna, cuja Superintendência de Serviços Públicos foi notificada pela Defesa Civil depois de vistoria. Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, depois da remoção da laje o canal passará por limpeza até que os engenheiros da SIURB definam a melhor solução, inclusive novo envelopamento.
Na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano, nesta semana foi demolida parte do muro do Lar Fabiano de Cristo. De acordo com o diretor da Defesa Civil, o geógrafo Kaique Brito, o muro foi construído sem as técnicas de engenharia adequadas e oferecia risco tanto às pessoas atendidas pela instituição quanto a quem trafegava no passeio.
“O muro tinha uma escora de madeira degradada, com a ação preventiva conseguimos evitar riscos”, disse Kaique Brito, que assumiu a direção da Defesa Civil há dois meses.
Segundo ele, os critérios para uma demolição são amplos, o que inclui desde rachaduras, fundação em locais impróprios, desnível de estruturas, etc. “O outro muro demolido pertencia a um estabelecimento no Centro Comercial de Itabuna, principal centro distribuidor de hortigranjeiros”, explicou..
“A Defesa Civil tem que fazer a leitura de cenários. Sozinha, não tem respostas para as demandas, ou seja, apenas notificamos os órgãos responsáveis. Daí, a necessidade de as pessoas cooperarem com o nosso trabalho, pois só assim estaremos atentos e vigilantes”, afirmou Kaique Brito.
A população pode fazer denúncias de locais que ofereçam risco de desabamento através do contato, (73) 98117-4490, número da Defesa Civil de Itabuna, que também é Whatsapp ou pela página na rede social Instagram: @defesacivilitabuna
FESTIVAL CELEBRA ITABUNA
Dias 27 e 28 de Julho
CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) abrem o período de credenciamento de repórteres, repórteres fotográficos e cinegrafistas para o Festival Celebra Itabuna nos dias 27 e 28 de julho na área em frente à Câmara Municipal de Itabuna, confluência da Avenida Mário Padre e Praça Rio Cachoeira, no Conceição. Poderá ser credenciado um repórter por blog e emissoras de rádio, e dois profissionais – repórter e cinegrafista – no caso das emissoras de TV por noite.
São requisitos: nome completo, fotocópia RG e nome do veículo para a emissão de crachá. O prazo de credenciamento será dos dias 21 a 23. A retirada dos crachás será no dia 26, das 14 às 17 horas, na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, à Rua Francisco Silva Rocha, nº 100 – 2º andar da Caixa Econômica Federal – lateral do Cebrac.
Os dados devem ser enviados para o correio eletrônico: serin@prefeituradeitabuna.com. br
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 1.440 pacientes curados, 2.283 confirmados, sendo 838 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 11; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 04 e 00 óbitos descartados, 01.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Asvon/Prefeitura de itabuna
%20(1).jpg)
.jpg)
%20(1).jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
%20(1).jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
%20coordenou%20a%20demoli%C3%A7%C3%A3o%20-%20Foto%20Ascom%20(1).jpeg)
.jpeg)
%20(1).jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário