domingo, 17 de julho de 2022

ITABUNA EM FOCO

Secretaria Municipal de Saúde divulga o calendário de vacinação para esta semana

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde divulga calendário de vacinação nesta semana em Itabuna

Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada desta segunda-feira,  dia 18, até quinta-feira, 21, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h afim de evitar desperdício de doses. 

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose, o público são as pessoas maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 22/07 para uso das vacinas 

Coronovac, Oxford e Pfizer.

Está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose serão imunizadas pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

DOSE DE REFORÇO JANSSEN 

Nas UBS e USF, pessoas maiores de 18 anos que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

QUARTA DOSE 

Até quinta-feira, dia 21, também será aplicada a quarta dose contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

O público-alvo, pessoas maiores de 40 anos que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)

Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lúpus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatóriase as vasculites).

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

VACINAÇÃO INFANTIL 

A vacinação infantil ocorrerá na sexta-feira, 22, nas UBS e USF das 8 às 11 e das 13 às 16h.

Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

SEGUNDA DOSE CRIANÇAS

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 05 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. 

Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não serem os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).

AÇÃO DA REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS

Na quinta-feira, 21, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde executa a vacinação contra o Covid-19 para crianças e adultos na UniFTC das 16 às 20h. Será aplicada vacina para quarta dose de pessoas acima de 40 anos que fizeram uso do 1º Reforço há mais de 4 meses.

Além disso, terceira dose para pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses e dose de reforço Janssen para pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado essa vacina dentro do intervalo de 2 a 6 meses.

 E também, aplicação da segunda dose para pessoas que estão com data de retorno até dia 22/07 para uso das vacinas Coronovac, Oxford e Pfizer. E ainda, segunda dose para crianças e adolescentes que estão com data de retorno até dia 22/07 para uso das vacinas Coronovac e Pfizer

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registro das doses anteriores.

PRORROGAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL

A prorrogação da campanha de vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola acontece nas Unidades Básicas de Saúde e as vacinações ocorrem concomitantemente à vacinação contra Covid-19. 

Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a quinta-feira, dia 21, das 8 as 11 e das 13 às 16h nas UBS e USF. Nesta prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada. O público-alvo são idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta segunda fase os profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.

Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

AÇÃO DE VACINAÇÃO MENINGOCÓCICA REDE DE FRIO 

Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação  vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, dia 21, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família

O público-alvo, profissionais de saúde e pessoas a partir de 1 ano de idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY. 

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro vacinal, e apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.

 Creche Ester Gomes entregue e abre ciclo de inaugurações do dia da cidade



O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entrega na terça-feira, dia 19, no Bairro Lomanto Júnior, as novas instalações da Creche Ester Gomes que foram requalificadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). Além disso, a unidade dedicada à educação infantil também ganhou novo mobiliário depois que a Prefeitura investiu mais de R$ 5 milhões nesses equipamentos   que estão sendo distribuídos em toda a Rede Municipal de Ensino.

Ester Gomes 

As instalações da creche tiveram a troca de telhado, forro, reforma dos banheiros, pintura na parte interna e externa, parquinho dentre outras melhorias, executadas pela equipe do Departamento de Infraestrutura da SEDUC, liderada pelos professores Eugênio Abreu e Francisco Carlos dos Santos,

para garantir atendimento de qualidade para as 64 crianças matriculadas, das quais quatro delas autistas, com  idade a partir de dois anos completos. As crianças permanecerão na creche até completarem três anos, onze meses e 30 dias. 

Diariamente, de segunda a sexta-feira,  a unidade funciona das 7h30min às 16h30min, contando com uma equipe de 22 funcionários, sendo seis de apoio, quatro professores, uma diretora e  monitores.


“As crianças chegam aqui nós fornecemos refeições como café da manhã, almoço, lanche da tarde e, depois de acordarem recebem a janta, que é uma sopinha ou uma comidinha mais forte. Quando os pais retornam às 17h30min já pegam as crianças alimentadas, de banho tomado e com as atividades pedagógicas realizadas”, disse a diretora da Creche Ester Gomes, Clésia Silva Santos Costa.

Segundo ela, até o presente momento o local não havia passado por uma reforma adequada, embora nas gestões passadas houvesse sido realizada uma troca de telhado no refeitório. “A palavra é gratidão. Agradecemos ao prefeito Augusto Castro, que é um abraço de Deus na vida da gente”, emocionou-se Clésia Costa.

“Nós agradecemos também ao secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, que desde que assumiu a pasta, vem acompanhando a reforma e se sensibilizou com os nossos anseios, pois, sempre esteve disposto a nos ajudar. Outra pessoa que foi muito atenciosa foi o Vereador Nen Bahia, que nos deu muita força, sempre acompanhou a reforma, foi prestativo e nos ajudou bastante”, concluiu Clésia Silva.

Atualmente, a Prefeitura de Itabuna está executando um arrojado projeto de reforma de unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que estavam em situação deteriorada, depois de dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia do Covid-19. Todas as ações visam cumprir as metas da gestão municipal de ampliar a melhoria na qualidade de ensino na  Roda de Gestão: Hospital de Base de Itabuna discute sobre Processos de Higienização

Na quarta-feira passada, dia 12, gestores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães  (HABLEM), se reuniram para mais uma “Roda de Gestão Boas Práticas de Governança”. Desta vez, com o tema Processos de Higienização.

A abordagem central do encontro foi a elaboração de uma cartilha informativa institucional para os pacientes e acompanhantes. O material está sendo desenvolvido pela Coordenação de Higienização, Serviço Social, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HBLEM.

De acordo com a coordenadora do setor de Higienização, Daniela Guimarães, “a cartilha será desenvolvida na perspectiva de orientar os usuários  sobre as rotinas gerais das clínicas de internação, dicas de sustentabilidade, higiene ambiental, entre outras questões, visando um atendimento digno e de qualidade na promoção da saúde da população assistida”.

A mediação foi do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI),  Roberto Pacheco Jr, que classificou o encontro como sendo muito produtivo. “’A Roda de Gestão’ é um momento democrático que possibilita o diálogo e a interação da equipe, buscando soluções para as situações apresentadas”, destacou.

O projeto Roda de Gestão objetiva apoio à gestão, através da Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como diretriz a cogestão que trabalha os relacionamentos e os reconhecimentos necessários para o diálogo e a construção coletiva na busca pela qualidade nos serviços de saúde do Hospital de Base de Itabuna.  É uma iniciativa da Presidência da Fundação de Atenção à Saúde (FASI), com a direção técnica, médica e administrativa.

 Agência de Regulação faz visita técnica  ao Matadouro Municipal

Na tarde de sexta-feira passada,  dia 15, integrantes da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos do Município de Itabuna (ARSEPI) realizaram uma fiscalização de rotina no Matadouro Municipal, em Nova Ferradas.

Segundo o diretor administrativo da ARSEPI, Paulo Roberto dos Santos, é importante pontuar que a Agência tem funções administrativas de caráter normativo, com poder de polícia previsto na legislação, devendo implementar na seara do serviço público, exercer a fiscalização, repressão de condutas violadoras de normas legais, controle e regulação dos serviços públicos exercidos pelo particular ou outra instituição pública.

Dessa forma, tratou-se de uma visita de rotina de fiscalização que contou com presença do corpo da administração do matadouro municipal, gerido pela Abatedouro e Frigorífico Regional Sul da Bahia  Ltda. (Afrisul), que vem fazendo investimentos para ampliar a capacidade de abatimento de bovinos e inclusão de abate de suínos, caprinos e ovinos, tornando-se referência regional na geração de emprego e renda.


Roda de Gestão: Hospital de Base discute sobre Processos de Higienização


Na quarta-feira passada, dia 12, gestores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães  (HABLEM), se reuniram para mais uma “Roda de Gestão Boas Práticas de Governança”. Desta vez, com o tema Processos de Higienização.
 
A abordagem central do encontro foi a elaboração de uma cartilha informativa institucional para os pacientes e acompanhantes. O material está sendo desenvolvido pela Coordenação de Higienização, Serviço Social, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HBLEM.

De acordo com a coordenadora do setor de Higienização, Daniela Guimarães, “a cartilha será desenvolvida na perspectiva de orientar os usuários  sobre as rotinas gerais das clínicas de internação, dicas de sustentabilidade, higiene ambiental, entre outras questões, visando um atendimento digno e de qualidade na promoção da saúde da população assistida”.

A mediação foi do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI),  Roberto Pacheco Jr, que classificou o encontro como sendo muito produtivo. “’A Roda de Gestão’ é um momento democrático que possibilita o diálogo e a interação da equipe, buscando soluções para as situações apresentadas”, destacou.

O projeto Roda de Gestão objetiva apoio à gestão, através da Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como diretriz a cogestão que trabalha os relacionamentos e os reconhecimentos necessários para o diálogo e a construção coletiva na busca pela qualidade nos serviços de saúde do Hospital de Base de Itabuna.  É uma iniciativa da Presidência da Fundação de Atenção à Saúde (FASI), com a direção técnica, médica e administrativa.


Integração do Programa Bahia no Clima com previsão de seminário local em setembro

A palestra virtual “Humanidade em crise: Introdução às mudanças climáticas”, proferida pelo pesquisador Jémison Matos, abriu na sexta-feira, dia 15, o programa de formação e ação em mudanças climáticas voltadas para os municípios baianos. Inovador, o programa promove a imersão em questões climáticas e ambientais com a participação de cientistas e pesquisadores, contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Planejamento.

“O Nordeste é a região do Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas”, ressaltou Virgílio Machado, coordenador do projeto. Neste contexto,  “Bahia no Clima: Preparando os municípios”, que selecionou 10 cidades baianas interessadas nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções apontadas para superar os desafios que estão postos para os municípios sob o patrocínio da Bahiagás. Governo do Estado, Cultura Ambiental – TAOCA, Fórum Clima Salvador, INCTY IN-TREE e parceria da Prefeitura de Itabuna.

Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Letícia Moura, mestre pela UFBA em engenharia industrial com foco em tecnologias limpas, o programa coloca em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.

De acordo com Letícia, “a programação está sendo montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisão e a reflexão se insira na sociedade para que a mesma apoie e cobre políticas públicas”. Após a alta procura por inscrições no início do ano, os municípios selecionados foram Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba.

A programação do projeto contempla, ainda, um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático. “A intenção é que este projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicas de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, resume Letícia.

A próxima palestra “Economia Climática: Novos Paradigmas” será realizada na terça-feira, dia 19, às 10 horas nos canais do Bahia no Clima no youtube, plataforma Zoom e Instagram e no site (www.bahianoclima.org), nos meses de julho e agosto. Também estão previstos seminários locais em Aracatu, Itaberaba, Iramaia, Itabuna, Barra da Estiva, Camaçari, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Ilhéus.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...