terça-feira, 7 de junho de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Fundação de Atenção à Saúde vai realizar concurso público 

Um encontro na quinta-feira passada, dia 2, no Escritório Regional do Ministério Público do Estado Bahia definiu pela realização de concurso público pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI) e assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Com isso, haverá a  contratação de servidores para o quadro  quadro de pessoal da instituição, mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM)

A  promotora de Justiça Susila Ribeiro Machado, titular da 3ª Promotoria, que conduziu o encontro, informou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Ministério Público do Trabalho  (MPT) vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento da TAC, cujo objetivo principal é a regularização do quadro de pessoal da FASI.

O diretor-presidente interino da FASI, Roberto Pacheco Júnior, destacou que o novo concurso visa equilibrar a diferença entre contratados e efetivos numa perspectiva de igualar esse tipo de contratações dentro da instituição. 

“O que se pretende, através deste concurso, é trazer mais garantia de direitos para os colaboradores. O concurso vai trazer mais estabilidade ao trabalhador no que se refere à questão de salário e contrato”, declarou.   

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que a ideia é modernizar e regularizar as contratações da Administração Municipal a fim de garantir o cumprimento dos princípios constitucionais de legalidade, moralidade e eficiência do serviço público. “O município possui muitos desafios. Este é mais um passo para a modernização da nossa gestão”, comentou

O encontro contou ainda com a participação  da Procuradora Regional do MPT,  Bradiane Farias Ribeiro, do procurador Jurídico da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI),  Cláudio Soares Santos Filho, e do procurador-geral do Município,  Álvaro Luiz Ferreira Santos.

A Prefeitura e CDS-LS vão atuar juntos na recuperação de estradas rurais

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Superintendência de Serviços Públicos, vai executar a partir da próxima semana, serviços de manutenção e melhoramento nas estradas vicinais. Para isso, fechou parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Territorial Litoral  Sul (CDS -LS) para a locação de  duas patrulhas mecânicas.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, afirmou que a frota será reforçada em cinco equipamentos pesados, a exemplo de uma patrol, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um rolo para atuar na abertura e conservação das estradas rurais do município. “Fechamos um acordo também com o Sindicato de Agricultoras e Agricultores Familiares e demais associações rurais que se ressentem de apoio para escoar a produção”, disse.

Ao final do encontro, ontem, dia 6, que teve a participação dos presidentes do sindicato, Maria  Cristina Vitória da Silva, da Associação do Ribeirão Seco, Alda dos Santos Miranda, e da Associação do Serrado, Cosme Neres, o titular da SIURB informou que se abriu novo ciclo de diálogo com as comunidades.  “Há um ano e meio  enfrentamos um período chuvoso no Sul da Bahia, o que nos causou problemas na execução do cronograma de manutenção das estradas vicinais’, declarou.

Segundo a presidente Maria Cristina da Silva, “há seis anos que as famílias que moram no campo se sentem sem acompanhamento da Prefeitura. Ficamos felizes com o resultado deste encontro, com a participação do Consórcio. Ficou decidido que as máquinas voltarão a atuar na zona rural. Para nós era muito difícil sair de casa para consulta médica, para ir à escola ou mesmo para escoar a produção. Agora depois de a gente conversar com o prefeito Augusto Castro está tudo definido”, finalizou.
 
Fundação Marimbeta disponibiliza Plantão Social em parceria com a Secretaria de Promoção Social

A Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps)  está disponibilizando serviços do Plantão Social para as famílias dos alunos assistidos por suas quatro unidades bem como moradores das comunidades onde os sítios estão inseridos. Nesta terça-feira, dia 7, por exemplo, o Plantão foi realizado no Sítio I, no Bairro São Roque.

Amanhã, dia 8, o serviço será levado para o Sítio II, no Bairro Fonseca, enquanto na quinta-feira, dia 9, para no Sítio III, no São Pedro. Para encerrar, será a vez do Plantão Social chegar ao Sítio V,  que funciona em Nova Ferradas. 

A presidente da Fundação, Marimbeta, Cilene Nascimento, frisou que o mais importante é que esta ação  para os pais dos alunos assistidos não é isolada. “É muito gratificante, porque nesses quatro dias de Plantão Social essas famílias terão a oportunidade de fazer o recadastramento do Número de Identificação Social (NIS) de acesso a vários programas sociais”, afirmou.

“Além de ter acesso a benefícios que têm direito e muitas vezes desconhecem, a exemplo, do Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Tarifa Social de Energia”, comentou. Segundo ela, a intenção é aprimorar esta primeira ação para que novos serviços sejam oferecidos em outros momentos. 

A gerente do Sítio I, Patrícia Leal, ressalta a importância de atender às solicitações da comunidade local. “Ela sempre pedia para ter esse tipo de assistência para dentro das nossas unidades. Graças à sensibilidade de todos os envolvidos, conseguimos”, argumentou.  

A dona de casa Elizângela Lacerda Santos, mãe de três filhos, com idade entre 2 e 12 anos, conta que buscou o serviço do Plantão Social na Fundação Marimbeta para recadastrar o NIS. “Muito importante esta iniciativa, porque nos ajuda oferecendo o serviço e ainda evitando que tenhamos despesas com deslocamento”, afirmou.

Equipe da Nutrição do Hospital de Base recebe capacitação no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos



Como forma de simbolizar e comemorar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, a equipe do Setor de Nutrição do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, participou  de uma capacitação sobre Segurança dos Alimentos na manhã desta terça, dia 7.

O treinamento aconteceu no refeitório numa iniciativa da Coordenação de Nutrição. Contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da unidade hospitalar.  

O objetivo foi instruir e melhor conscientizar os profissionais que lidam diretamente com a manipulação de alimentos na cozinha na sua rotina diária, a exemplo de cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras e auxiliares de serviços gerais da nutrição.
 
Ao todo, 15 colaboradores participaram de palestras com nutricionistas e estagiários do curso de graduação em Nutrição da UniFTC, além de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o tema “Segurança dos Alimentos”, o que tornou o encontro da equipe ainda mais interativo. Folhetos com informações importantes sobre manipulação dos alimentos foram distribuídos durante o encontro.

A coordenadora de Nutrição Maria Luiza Souza, destacou que a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do Hospital de Base, está empenhada em sempre capacitar os profissionais da cozinha quanto aos cuidados relativos à higiene, manipulação dos alimentos, técnicas de produção, armazenamento e temperatura. 

Todo esse cuidado, visa garantir que o alimento não seja contaminado por microrganismos, entre outros aspectos fundamentais abordados na segurança dos alimentos. “Com todos esses cuidados é possível evitar a contaminação e possíveis  Doenças Transmitidas por Alimento(DTAs), além de assegurar a saúde e o bem-estar de colaboradores, pacientes e acompanhantes que fazem a suas refeições na instituição”, frisa. A cada três meses, a equipe do Setor de Nutrição do HBLEM passa por treinamentos de atualização e aperfeiçoamento.

Primeiro dia da Feira Cidadã teve 3.602 atendimentos  


Um total de 3.602 atendimentos foram prestados na segunda-feira, dia 6, no primeiro dia da Feira Cidadã, que está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), e da Prefeitura de Itabuna, na Avenida Princesa Isabel. Destes, foram realizadas 471 consultas oftalmológicas, serviço que lidera a procura dos cidadãos e cidadãs.

Nesta terça-feira, dia 7,  a Feira Cidadã atraiu milhares de pessoas em busca dos atendimentos médicos e serviços especializados. “Esta é a maior Feira de Saúde que já oferecemos em nosso governo. Há muito tempo que a cidade não recebia um mutirão com tantas especialidades e o mais importante gratuitamente”, comemora o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

A SESAB trouxe consultórios móveis de Odontologia, Ultrassonografia, Raios-X, Ecocardiograma dentre outros. “ Nossa meta é realizar mais de 13 mil consultas nos três dias. Acredito que o primeiro contato com a população  nos ajude a bater a meta nesse segundo dia” , disse  o coordenador-geral da Feira Cidadã, Silas Gabriel Carvalho.

Outro serviço bastante procurado é a emissão de RG na Unidade Móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão ( SAC). Só no primeiro dia foram emitidas 210 Carteiras de Identidade.

Quem chega à Feira Cidadã também pode receber atendimentos oferecidos pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Promoção Social e Combate à Pobreza e Infraestrutura e Urbanismo. Dentre eles, avaliação nutricional, clínica, e citologia e teste rápido para ISTs.  A população pode ainda tomar as vacinas contra a Covid 19, Influenza e Sarampo, que na segunda-feira totalizaram 100 imunizações.

“Hoje nós observamos uma quantidade maior de pessoas, já que todas as pulseiras se esgotaram. Essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Itabuna, já demonstrou ser um grande sucesso” , destaca a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.

Ela ressaltou a importância de a população comparecer à Feira Cidadã, que se encerra nesta quarta- feira, dia 8. “ Quem precisar de exames pode vir até a feira, que está aberta para atender todas as demandas”, disse Lânia, acrescentando que o CERPAT também está presente. 

Entre os atendimentos mais solicitados pelas pessoas da infraestrutura montada pelo município, estão: citologia e a atualização do cartão SUS. “Até agora, fizemos 85 cartões. Pessoas de outras cidades pactuadas também podem procurar nosso atendimento”, disse a diretora da Central de Regulação do Municipal, Annarony Ceo. Também foram oferecidos um espaço de lazer e beleza, com serviços de manicure, cabeleireiro e massoterapia.

Prefeitura faz a limpeza e manutenção da calha do Riacho Água Branca


Com o suporte de uma escavadeira hidráulica, uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vai concluir até sexta-feira, dia 10,  a limpeza e manutenção da calha do Riacho Água Branca, na zona norte da cidade, desde o semianel rodoviário até o pontilhão do Bairro São Roque. Segundo o secretário Almir Melo Jr, a Prefeitura  de Itabuna estipulou um cronograma relativo aos canais de macrodrenagem e cursos d’água.

No caso do Água Branca, as manutenções preventivas da calha com a remoção de lixo e entulhos têm apresentado um resultado satisfatório. “Tivemos o forte período de chuvas e enchentes no final de dezembro do ano passado e não registram alagamentos no Antique, São Roque e áreas adjacentes”, lembra Almir Jr, fazendo referência a ação executada pela Diretoria da Defesa Civil que fez a limpeza do riacho do pontilhão até o Rio Cachoeira. 

Os serviços no  Riacho Água Branca, no Bairro São Roque, foram executados com recursos no valor de R$ 370 mil repassados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em agosto do ano passado. “Atualmente, os custos estão sendo da Prefeitura”, observa o diretor de Obras e Terraplanagem da Superintendência de Serviços Públicos, Franklin Pereira dos Santos.

TAPA-BURACOS

O superintendente Sousa Lino informou que o trecho da Rua Independência, ligação do São Roque com a Avenida Itajuípe, no Bairro Santo Antônio, também recebeu melhoramentos com nivelamento, cascalhamento de compactação, além da remoção de material inservível. A via deve ganhar asfaltamento tão logo seja iniciado pacote de obras para Itabuna autorizado pelo governador Rui Costa (PT) em atendimento ao pedido apresentado pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Em outra frente de serviço, a Superintendência de Serviços Públicos iniciou a recuperação do acesso ao condomínio residencial São José, na zona oeste, nas proximidades do Bairro de Ferradas, com a remoção de “borrachudo”, nivelamento, cascalhamento e compactação do solo. O mesmo está sendo executado no Bairro de Nova Ferradas beneficiando a Rua Cajueiro, cuja sub-base e base estão sendo recuperadas, e a Rua B, do Parque Verde, na zona leste.
8
Prefeitura lança a Operação  Sossego com nova ferramenta de atuação

A Operação Sossego para coibir abusos sonoros na cidade foi lançada na manhã desta terça-feira, dia 7, pelo prefeito de Itabuna,  Augusto Castro (PSD), durante ato no Centro Administrativo Firmino Alves, com a participação de representantes do Ministério Público da Bahia e das polícias Militar e Civil. Trata-se de uma reedição ampliada das Operações Patrulha do Som e Oxigênio.

A retomada da fiscalização de bares, restaurantes, eventos públicos e privados e domicílios, inclusive igrejas, objetiva garantir a paz, o sossego e a tranquilidade pública dos cidadãos e da sociedade como um todo. “Estamos  nos unindo com as forças de segurança que atuam no município para atender uma demanda muito importante de toda comunidade”, comentou o prefeito.

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, explica que a Operação Sossego ganhou uma nova ferramenta para atuação: o Alvará de Sonoridade.

Segundo ele,  “proprietários de bares, promotores de festas particulares e demais eventos que façam uso de equipamentos sonoros deverão apresentar o Alvará de Sonoridade, uma autorização para uso de equipamentos sonoros”, informa.

O Alvará de Sonoridade será regulamentado por meio de um Decreto Municipal que será publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias, depois de a Câmara de Vereadores votar projeto de lei dando autonomia a SESOP. Mas, já se sabe, que a validade do Alvará de Sonoridade será de um ano.

“Com o Alvará teremos maior controle das ações ao receber uma denúncia. Isto porque vamos ao local da ocorrência, já sabendo o tipo de equipamento utilizado. E, caso seja constatada alguma divergência, todo material será apreendido e o alvará cassado”, informa Mattos.

O promotor de Justiça, Rafael Pithon, representante do MP-BA, saudou a iniciativa da Prefeitura de Itabuna e o trabalho realizado pela SESOP com parceria com as secretarias municipais de Saúde, Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura e Urbanismo e Transportes e Trânsito. “É clara demonstração de que os abusos serão coibidos pela força do Estado”, resumiu.

Também participaram do encontro, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes, o coordenador regional da 6ª Coorpin, delegado Evy Paternostro, além de representantes das demais secretarias e departamentos municipais envolvidos na Operação Sossego.

A Operação vai utilizar vários canais de comunicação com a sociedade, a exemplo dos contatos 153, SESOP, ou 190, do Centro Integrado de Comunicações da Região Cacaueira (CICOM) da Polícia Militar.

O tenente-coronel PM Ferreira Lopes disse que o município deu um grande passo para tratar um assunto tão importante que é a perturbação do sossego. “ Estamos unidos para garantir o sossego e tranquilidade que o cidadão tanto precisa,”  declarou.

Já o coordenador regional da Polícia Civil, Evy Paternostro, esclareceu que a perturbação do sossego poderá ser tratada tanto nos aspectos criminais, previsto na Lei de Contravenção Penal, como no administrativo pela legislação municipal.

Profissionais do Hospital de Base participam do II Simpósio de Farmácia Hospitalar do Nordeste 

As farmacêuticas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) Dioney Guimarães, Ana Cláudia Fontes, Gisele Almeida e Leiliane Magalhães participaram no sábado passado, dia  4, do II Simpósio de Farmácia Hospitalar do Nordeste Brasileiro. O evento aconteceu no Hospital Santa Izabel, em Salvador, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).

Durante todo o dia, as profissionais tiveram acesso a uma série de oficinas, palestras e cursos de treinamento. Na oportunidade, posaram ao lado do presidente da SBRAFH, Leonardo Kister, e da presidente regional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar da Bahia, Sayuri Yamashita, para uma foto.

A coordenadora do Setor de Farmácia do Hospital de Base Dioney Guimarães disse que o principal objetivo da participação no Simpósio foi aprimorar os conhecimentos nas áreas de Farmácia Clínica, Farmacovigilância e Oncologia, além de trazer mais informações para o acompanhamento e a rastreabilidade no uso dos medicamentos. “Todo conhecimento adquirido, vai gerar benefícios para o Hospital,e, consequentemente, para os pacientes”, falou.

A SBRAFH, que promove treinamentos voltados para farmacêuticos que atuam na área hospitalar, além de congressos, cursos e eventos, também dá a possibilidade aos farmacêuticos de fazerem a prova de Especialista. “A depender do tempo em que a pessoa tenha de experiência na área, estará apta a fazer uma prova e concorrer ao título de Especialista em Farmácia Hospitalar”, pontuou.

Para Dioney, o evento na capital baiana foi uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho do profissional farmacêutico por parte da direção do HBLEM. “Achei interessante a iniciativa do Hospital de Base de Itabuna em nos apoiar e ajudar a participar deste evento. É um ganho muito grande para nós, enquanto profissionais. Vamos retribuir, aplicando tudo o que aprendemos dentro da unidade hospitalar”, enfatizou a farmacêutica.

Atualmente, a farmácia do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães conta com uma equipe de seis farmacêuticos e 15 atendentes de farmácia. Dentro da unidade, os profissionais se dividem entre a Farmácia Central e as farmácias satélites da emergência. 

Fundação de Atenção à Saúde vai realizar concurso público 


Um encontro na quinta-feira passada, dia 2, no Escritório Regional do Ministério Público do Estado Bahia definiu pela realização de concurso público pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI) e assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Com isso, haverá a  contratação de servidores para o quadro  quadro de pessoal da instituição, mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM).

A  promotora de Justiça Susila Ribeiro Machado, titular da 3ª Promotoria, que conduziu o encontro, informou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Ministério Público do Trabalho  (MPT) vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento da TAC, cujo objetivo principal é a regularização do quadro de pessoal da FASI.

O diretor-presidente interino da FASI, Roberto Pacheco Júnior, destacou que o novo concurso visa equilibrar a diferença entre contratados e efetivos numa perspectiva de igualar esse tipo de contratações dentro da instituição. 

“O que se pretende, através deste concurso, é trazer mais garantia de direitos para os colaboradores. O concurso vai trazer mais estabilidade ao trabalhador no que se refere à questão de salário e contrato”, declarou.   

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que a ideia é modernizar e regularizar as contratações da Administração Municipal a fim de garantir o cumprimento dos princípios constitucionais de legalidade, moralidade e eficiência do serviço público. “O município possui muitos desafios. Este é mais um passo para a modernização da nossa gestão”, comentou.

O encontro contou ainda com a participação  da Procuradora Regional do MPT,  Bradiane Farias Ribeiro, do procurador Jurídico da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI),  Cláudio Soares Santos Filho, e do procurador-geral do Município,  Álvaro Luiz Ferreira Santos.

Prefeitura e CDS-LS vão atuar juntos na recuperação de estradas rurai

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Superintendência de Serviços Públicos, vai executar a partir da próxima semana, serviços de manutenção e melhoramento nas estradas vicinais. Para isso, fechou parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Territorial Litoral  Sul (CDS -LS) para a locação de  duas patrulhas mecânicas.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, afirmou que a frota será reforçada em cinco equipamentos pesados, a exemplo de uma patrol, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um rolo para atuar na abertura e conservação das estradas rurais do município. “Fechamos um acordo também com o Sindicato de Agricultoras e Agricultores Familiares e demais associações rurais que se ressentem de apoio para escoar a produção”, disse.

Ao final do encontro, ontem, dia 6, que teve a participação dos presidentes do sindicato, Maria  Cristina Vitória da Silva, da Associação do Ribeirão Seco, Alda dos Santos Miranda, e da Associação do Serrado, Cosme Neres, o titular da SIURB informou que se abriu novo ciclo de diálogo com as comunidades.  “Há um ano e meio  enfrentamos um período chuvoso no Sul da Bahia, o que nos causou problemas na execução do cronograma de manutenção das estradas vicinais’, declarou.

Segundo a presidente Maria Cristina da Silva, “há seis anos que as famílias que moram no campo se sentem sem acompanhamento da Prefeitura. Ficamos felizes com o resultado deste encontro, com a participação do Consórcio. Ficou decidido que as máquinas voltarão a atuar na zona rural. Para nós era muito difícil sair de casa para consulta médica, para ir à escola ou mesmo para escoar a produção. Agora depois de a gente conversar com o prefeito Augusto Castro está tudo definido”, finalizou.

Boletim Covid-19 


Depois de uma semana sem acesso ao e-SUS, depois do segundo ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 01 paciente curado, 21 confirmados, sendo 21 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...