quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Encontro dos empreendedores do Sul da Bahia


Encontro inspirou a formação de novos

 empreendedores no Sul da Bahia

 

            O I Encontro de Empreendedores do Sul da Bahia, realizado nesta terça-feira, 5, no teatro Candinha Dórea, foi marcado pela participação de profissionais que venceram os desafios e hoje são empreendedores de sucesso. A inovação dos negócios e a sua inserção no ambiente digital também foram temáticas abordadas no painel das agências digitais, e que, segundo os especialistas, garantem a permanência no mercado.

A mentalidade empreendedora e suas características foram amplamente debatidas no encontro. O diretor da UniFTC, Kaminsky Melo atua há 40 anos no ramo da educação e destacou o empreendedorismo e suas diversas características. “Espírito empreendedor todos nós temos, mas se tornar um empreendedor é outro processo, que depende de culturas regionais, estaduais e nacionais e até a própria cultura pessoal”, explicou.

            A contadora e ex-delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Viviane Fernandes, contou que foi contratada pela empresa Ômega Contabilidade em 2007 como recepcionista. Em 2014 surgiu a oportunidade de ser sócia da empresa, da qual conseguiu aumentar em 60% o faturamento no mesmo ano. “Para empreender não podemos colocar limites. Os desafios são muitos, mas precisamos ter coragem para vencer”, declarou.

À frente do Hotel Resort Canabrava, o executivo Rafael Espírito Santo, contou que investiu na gestão e na qualidade do próprio negócio, apostou na inovação para se manter no mercado. “Hoje, o Canabrava é eleito um dos melhores resorts ALL inclusive do Brasil, com o índice de satisfação anual de 91% de acordo com a plataforma monitoramento de reputação online”, ressaltou.

O evento também contou com a participação do empresário Leandro Cardoso, natural de Itabuna e que fundou a Império das Milhas em 2019, e no ano seguinte, a Império das Passagens. Empreendedor desde os 13 anos de idade, o jovem aproveitou os insights que teve ao longo da sua caminhada, e, “passou de distribuidor de cartão telefônico, para um viajante profissional”, declarou.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo coordenou o painel das agências digitais e ressaltou que os micros e pequenos negócios representam 99% dos empregos no Brasil e mais de 60% dos empregos formais. Alinhado a isso, os especialistas em ambiente digital destacaram a necessidade desses negócios estarem inseridos no ambiente digital, mas envolvendo a mudança de postura da própria empresa, com o envolvimento dos seus colaboradores e clientes.

Realização

O evento foi realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Ilhéus, com o apoio do Sebrae. Segundo o presidente da ACI, Mauro Ribeiro, o encontro vai servir de inspiração para os empreendedores. "Aprender com os cases de sucesso para que possamos inspirar novos empreendedores e avançar a nossa economia, já que o Sul da Bahia é uma região empreendedora", destacou Mauro.

O presidente da CDL, Carlos Leahy falou da iniciativa da ACI de fomentar o empreendedorismo em Itabuna. Despertar o interesse para empreender, para iniciar o processo do empreendedorismo, para que as pessoas venham empreender. Rodrigo Leite, presidente da CDL de Coaraci, falou da força das cidades pequenas. “Se todas as CDLs se unirem, o comércio ganha força e a região também. Juntos, podemos ser bem mais fortes”.ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...