quinta-feira, 9 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Contribuintes têm mais 90 dias para aderir ao Refis 2021

Contribuintes têm mais 90 dias para aderir ao Refis 2021

Contribuintes itabunenses têm mais 90 dias para aderir ao Programa de Regularização de Dívidas Tributárias – Regulariza Itabuna – Refis 2021, que retira juros e multas de impostos, dentre eles o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS).  Antes, o prazo final para regular as dívidas era o dia 27 de agosto.


O secretário municipal de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, disse que o parcelamento pode ser feito em até 42 vezes. “O Refis possibilita a retirada de até 100% de juros e multas sobre os impostos e taxas. O contribuinte que aderir ao programa agora em setembro,  tem quatro meses para fazer o parcelamento”, explicou.
 
As condições de pagamento estão previstas no Regularize Itabuna, programa instituído pela Lei nº 2.545, de 1º de junho deste ano. “Média de mil contribuintes já regularizaram seus débitos, o quer para nós é resultado bastante positivo, bem como para a população e para a  cidade como um todo”,  destaca o secretário.
 
Dultra disse ainda que as pessoas também podem dividir os valores em 18 vezes, o que elimina 80% de juros e multas. “O município ainda estende a oportunidade para o parcelamento em até 30 meses, o que elimina 60% de encargos”, disse o secretário de Finanças e Orçamento. Ele destacou a importância de o contribuinte estar em dia com o Tesouro municipal, para assegurar investimentos da Administração pública.

“A população precisa de melhorias, como educação, ruas pavimentadas, iluminação pública, varrição, saúde, coleta de lixo, etc.  Mas para tudo isso ocorrer é necessário que os impostos sejam pagos  para que possamos nos  planejar para devolver à cidade esses benefícios”, afirmou Davi Dutra.

Dentre as várias formas para negociar sua dívida e aderir ao Refis,  o contribuinte pode acessar o site oficial da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br) ou ir presencialmente no setor de Tributos das 8 às 14 horas.
___________________________________
Fundação Marimbeta acelera obras de reforma do Sítio 3
A Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente está acelerando as obras de requalificação da unidade do Bairro São Pedro, cujo estado de construção está bem adiantado. A previsão é que  a execução das obras estejam finalizada na próxima semana para que o Sítio 3 seja entregue à população.

O presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, informa que a requalificação incluiu a  obra de reforma do telhado, revisão das redes elétrica, pintura e demais ações destinadas à recuperação do espaço escolar e de convivência.  A mão de obra é de responsabilidade técnica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itabuna.

Nos últimos anos, a unidade necessitava de urgentes melhorias em sua estrutura, principalmente na área do refeitório, que agora ganha um novo, moderno e mais seguro telhado. Além da nova cobertura, a unidade da Fundação Marimbeta também investe numa melhor adequação do ambiente, com a realização de pequenos reparos visando o retorno das aulas presenciais.


O professor Valter Silva destaca o apoio que tem recebido do prefeito Augusto Castro (PSD) na recuperação das estruturas das unidades da Fundação. Ele recorda que em julho foi inaugurada a padaria do Sítio I, no Bairro Antique.  A unidade passou por revitalização para que voltasse a funcionar como centro de produção da merenda escolar dos alunos.

A padaria foi totalmente revitalizada em sua estrutura e equipamentos, o que lhe deu a capacidade de produção para cerca de 15 mil pães por dia, com a equipe em atividade nos três turnos. “Neste primeiro momento são produzidos cerca de 3 mil pães para atender os alunos dos quatro sítios que estão em plena atividade”, informou o presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva.
_________________________________

Samu-192 faz ciclo de palestras ao completar 17 anos de atividades 

“Os desafios da regulação médica” é o tema de um seminário virtual que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192- Regional Itabuna, promove no período de 13 a 18 deste mês, sempre das 19 às 21 horas, contando com a presença de renomados profissionais do Brasil, que farão uma série de palestras. O evento faz parte das comemorações pelos 17 anos de implantação do serviço no município, que aconteceu no dia 12 de setembro de 2004.

A primeira delas, sobre o tema "Política Nacional de Atenção, Urgências e Portarias”, será proferida pelo médico Antônio Onimaru, especialista em  medicina de tráfego e secretário-geral da Associação  Brasileira de Resgate e Salvamento – ABRES. Com larga experiência na medicina de resgate, Onimaru também tem residência médica em emergências pela Universidade de Grenoble, na França.

Já no dia 14, a advogada Roberta Soares Aquino falará sobre “A ética na regulação médica”. Ela é graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e é  assessora jurídica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas Gerais.

No dia 16, o especialista em Terapia Intensiva em Pediatria, Paulo de Tarso Monteiro, abordará o tema "Regulação Médica – Passo a Passo”. Com especialização em Medicina de Urgência do Samu na França, Paulo de Tarso é médico regulador do Samu-192 Metropolitano e preceptor da Faculdade de Medicina da Universidade de Salvador.

Já no dia 17, o seminário de aniversário do Samu-192 Regional Itabuna contará com a participação do enfermeiro Roberto Castro, que falará sobre “A atuação do Enfermeiro na Central de Regulação”. O profissional é instrutor  de Habilitação em Gestão de Vias Aéreas Avançadas e Acesso Intra-Ósseas, além de ser intervencionista do Samu de Diadema, São Paulo.  

Para encerrar o ciclo de palestras, no dia 18, o anestesista titular da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Ítalo Lopes de Carvalho, vai falar sobre a “Regulação Médica – Casos Clínicos”. O médico é responsável pela Coordenação de Residência Multiprofissional (Coreme) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (BA) e  também é instrutor do Centro de Ensino e Treinamento (CET).    
________________________________

Moradores do Novo Mangabinha têm mais tranquilidade após contenção de encosta

Moradores da Quadra C e seu entorno, no bairro Novo Mangabinha, popularmente conhecido como “Casinhas da Bananeira”, ficaram mais tranquilos após a conclusão das obras de contenção de uma encosta pela Prefeitura de Itabuna, com a aplicação de recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento  Regional. A obra, coordenada pela Diretoria de Defesa Civil, está na fase final, passando por vistorias técnicas.

Moradora da Quadra C, nº 02, a dona de casa Railda dos Santos conta que sua família passou muito tempo tensa por conta da iminência de um acidente com danos materiais e até físicos, principalmente em dias de fortes chuvas. “A encosta começou a descer, depois de uma forte chuva que ocorreu em novembro do ano passado. Desde então, eu e meu esposo estávamos passando por vários transtornos”, lembra.


A dona de casa completa o drama enfrentado, citando que parte do quintal de sua casa ficou interditado pela Defesa Civil do município como medida preventiva. “Quando chovia, a lama continuava descendo e invadindo minha casa. Além disso,  eram fortes os sinais de que a qualquer momento poderia acontecer o pior”, recorda.

Joélia Santos Pinheiro, moradora da Quadra C, nº 19, parte alta da encosta, reforça dizendo que agora está mais aliviada. “Aqui, no alto, também estávamos apreensivos com a possibilidade de o terreno ceder ainda mais”, diz.  

O engenheiro da Defesa Civil, Yuri Bandeira, lembra que com a verba federal duas encostas foram contempladas, mas que a Administração municipal está trabalhando para garantir mais recursos para contenção de outras duas encostas importantes. Uma localizada na Avenida Juracy Magalhães, centro da cidade, e outra na Rua da Ladeirinha, no Bairro Califórnia.
________________________________

Secretaria de Saúde alerta a população para se vacinar contra o Covid-19

A vacinação contra o Covid-19 de adolescentes sem comorbidade teve início na quarta-feira, dia 8, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família de Itabuna. Ao todo, somaram 822 pessoas vacinadas na faixa etária a partir dos 17 anos. Já para os adolescentes com comorbidade de 12 a 17 anos já foram aplicadas 586 doses na cidade.


Além disso, também foram aplicadas 1.135 segundas doses (D2) na quarta-feira. Entretanto, o número ainda é considerado pequeno se comparado ao déficit de segunda dose da população em geral, que somam mais de 12.000 pessoas segundo estimativas. O equivalente a 18% da população está em atraso ou não compareceu para completar seu esquema vacinal de acordo coma Secretaria Municipal de Saúde.

A segunda dose está com déficit também em grupos prioritários, a exemplo dos profissionais de educação com mais de 50% de abstenção no comparecimento para a 2ª dose. Segundo dados da Rede de Frio e da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, somente 47% dos trabalhadores da educação das redes públicas e privadas completaram seu esquema vacinal, sendo 3.394 primeiras doses aplicadas e 1.594 em segundas doses.

No total, 76,8% da população adulta, com idade a partir dos 18 anos já foram imunizados com a primeira dose e 37,7% com a segunda dose ou dose única. Atualmente, acontece simultaneamente à vacinação contra o Covid-19 de D1 em repescagem de pessoas a partir de 18 anos, adolescentes com comorbidade de 12 a 17 anos, adolescentes sem comorbidade, a partir dos 17 anos, gestantes e puérperas, a partir de 12 anos, e população rural.


Já para a segunda dose, nesta semana estão sendo contempladas àquelas pessoas que estão com data de retorno no cartão de vacina para Oxford-Astrazenica e Coronavac, gestantes e puérperas com a Pfizer, profissionais da imprensa, integrantes da força e segurança.

O avanço da vacinação tem repercutido diretamente na ocupação de leitos de UTI Covid adulto. Segundo censo de quarta-feira, apenas 23,91% dos leitos estavam ocupados na cidade. Entretanto, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, alerta  "a população mais jovem que precisa se conscientizar sobre a importância de se vacinar. E, àqueles que já se imunizaram com a primeira dose devem completar seu esquema vacinal para que seja evitada uma nova onda", destacou.
__________________________________
NOTA

Migração de sistema do E-SUS prejudica a emissão do Boletim Covid-19


Pelo terceiro dia consecutivo continuam os problemas técnicos no E-SUS, agora agravados pela atualização do sistema desde a quarta-feira, dia 8. Profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive participarão nesta sexta feira de uma reunião em relação às mudanças. Por conta disso, o Boletim Covid-19 não será divulgado hoje. Espera-se que tudo volte à normalidade o mais breve possível.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IML finalmente remove corpo do homem que se explodiu no STF

Francisco Wanderley Luiz em foto recente e seu corpo inerte na Praça dos Três Poderes. Esquadrão antibombas retirou do corpo do criminosos...