sábado, 11 de setembro de 2021

Transporte Coletivo de Itabuna um martírio.


A nova empresa não atende a população cem por cento

Itabuna um sofrimento  da população, com o trasnporte coletivo sempre e sempre



Constantes protesto 
Por – Joselito dos Reis - A população de Itabuna já vem sofrendo com a falta de transporte coletivo desde o início da pandemia, quando muitos governadores e prefeitos, aderiram ou não, ao famoso: “fique em casa! ”. Uma medida que o Presidente Bolsonaro ficou contra, porque a economia do país não podia parar. A questão ficou polemica e o Supremo Tribunal Federal-STF, em sintonia com o Congresso e Senado, pegou o problema para si, e delegou os governadores e prefeitos a executarem o que achassem melhor. Consequentemente, neste caso, o Presidente da República não podia interferir. E na pandemia, a administração, num fato inédito, ficou com os homens que fazem no país a Legislatura e a Justiça.
Sorriso, que não foi sorriso!

Onibus parados na garagem 

Hoje com cerca de dois anos da existência da pandemia, levando 583 mil brasileiro a óbito, mas em queda, devido a aplicação das vacinas, Itabuna ainda não conseguiu dá um ponto final ao sistema de transporte coletivo do município. O que muito vem prejudicando ao itabunense e visitantes que constantemente reclamam, principalmente, nas emissoras de rádio e redes sociais.   Uma polemica que aconteceu desde a gestão anterior, do prefeito Fernando Gomes, quando as duas empresas do setor (São Miguel e Sorriso), deixaram de circular, motivado por uma greve de funcionários, reivindicando aumento salarial. Mas para isso, as referidas empresas solicitaram aumento da passagem e o então prefeito não concedeu. Resultado as duas empresas não tendo a reivindicação atendida, a solução, foi a de pararem e, após um tempo o contrato foi reincidido. Isso depois de um ano, com os ônibus na garagem e a comunidade sem transporte coletivo na cidade, o que obrigou novo processo licitatório.

Transporte esolcar atendeu
a população na parada

Com a chegada do novo prefeito Augusto Castro que tomou posse em pleno processo de licitação. A população sentiu o aflorescer de uma nova era, do transporte coletivo de Itabuna, voltar a rodar condignamente com unidades modernas.com reconhecimento facial, ar-condicionado e, acima de tudo, com dignidade aos passageiros, notadamente aqueles, que por lei, têm esse direito de trafegar no transporte coletivo de graça, devido aos seus relevantes serviços prestados ao pais, ao longo dos anos. Esses, eram constantemente humilhados, vítima de ofensas morais, também com alguns motoristas, a maioria, fingiam não os ver, em centenas de pontos de ônibus, espelhados pelas ruas, avenidas e praças da cidade. 

Onibus da São Miguel

A licitação foi realizada, e uma empresa de fora venceu, como de costume, a concorrência, com a promessa de atender todos os requisitos e exigências do edital da licitação. Esse fato, não aconteceu! Não vieram ônibus novos, mas sim usados e sem ar-condicionado. E o pior, a empresa, que era para colocar nas ruas 100% da frota, só colocou 40% do seu efetivo para rodar, encarregadas também de modernizar os pontos de ônibus e instalação de uma agencia de transbordo, nada disso aconteceu. Não nos perguntem o porquê, não sabemos de nada...  O certo é que a população itabunense, decepcionada, explorada, continua sofrendo, com um transporte horrível e precário.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Oposição dá como certa retaliação dos EUA ao STF

  Trump e a maioria republicana no Congresso podem viabilizar projeto Donald Trump (R), presidente eleito dos Estados Unidos. Do -  Diário d...