sexta-feira, 4 de junho de 2021

A centesima alta da covid-19 em Itabuna

Hospital de Campanha de Itabuna comemora a centésima alta

O paciente José Cláudio Santos, 45 anos, inicia nesta sexta-feira (4), uma nova vida. Residente em Coaraci, hoje ele recebeu alta do Hospital de Campanha de Itabuna, após ficar internado cinco dias na unidade em virtude da Covid-19. Esta é a centésima alta após o início da operação, em abril deste ano.

Na avaliação do médico e diretor do Hospital de Campanha, Eric Ettinger Jr, “cada alta é uma vitória e temos que celebrar. Esta é uma doença que já matou mais de 21 mil baianos e precisamos conter o avanço do vírus com a vacinação e hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta o diretor, ao pontuar ainda que a dedicação e o cuidado da equipe assistencial contribuem decisivamente para a plena recuperação dos pacientes.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que é responsável pela gestão da unidade, destaca que além da excelência assistencial, a infraestrutura disponível é uma das mais modernas do Brasil. “A qualidade dos ventiladores pulmonares, camas, monitores e outros equipamentos são excelentes e ajudam a salvar vidas”, afirma o presidente.

A unidade administrada pela Fundação Fabamed possui uma das menores taxas de mortalidade do Brasil. Desde a sua abertura, o Hospital de Campanha de Itabuna registra taxa de mortalidade geral de 18,4%, bem abaixo da média brasileira, de 38%, segundo um artigo publicado este ano na revista The Lancet Respiratory Medicine, que analisou mais de 250 mil internações.

Com 40 leitos, sendo 20 de UTI, o Hospital de Campanha de Itabuna foi erguido em terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. A unidade faz parte da rede assistencial para a Covid-19 na macrorregião Sul, que atualmente possui 405 leitos ativos, sendo 179 de UTI. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Itabuna, Ilhéus, Jequié, Camacan e Valença.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...