segunda-feira, 31 de maio de 2021

ITABUNA EM FOCO: Prefeitura intensifica ações de melhoria da mobilidade urbana

Prefeitura intensifica ações de

melhoria da mobilidade urbana 




A Prefeitura de Itabuna está em ação em diversos bairros e no centro, com ações que melhoram a mobilidade urbana da cidade. Equipes da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo atuaram esta semana por diversos pontos da cidade, entre eles, Avenida Juracy Magalhães, Loteamento Jardim Alamar e bairro Pontalzinho.

Na avenida Juracy Magalhães os trabalhos se concentraram na operação Tapa Buracos. Já no Loteamento Jardim Alamar, em especial na Rua F, a equipe da SSP está realizando serviços de patrolamento, cascalhamento e compactação de rolo. O Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho lembra que este foi um pedido de providências do vereador Pastor Francisco.

“O prefeito Augusto Castro tem sido muito atencioso com os pedidos dos vereadores, pois eles conhecem a realidade das comunidades que representa, e aqui no Jardim Alamar esta ação irá melhorar consideravelmente a mobilidade da comunidade”, diz.

O mecânico Manoel Correia tem uma oficina na Rua F do Jardim Alamar há mais de 30 anos e lembra que os moradores do local sempre sofreram com a falta de infraestrutura. “O que sonhamos é a pavimentação, mas esse patrolamento e cascalhamento irá melhorar as condições da via”.

O vereador Kaiá da Saúde declara está muito satisfeito com o atendimento de sua solicitação. “Só tenho que agradecer ao prefeito Augusto Castro, ao Secretário Almir Melo Jr. e ao Superintendente Sousa por de imediato atender mais um pedido de providência”

Ele disse ainda que está “muito feliz porque nossa cidade virou um canteiro de obras. Em menos de 150 dias o prefeito mostrou para que veio. A obra do canal do Santo Antônio é a realização de outro sonho da comunidade José Bonifácio que vive nas imediações do local”.

Pontalzinho

Na Rua Zeuxis Alves Muniz, no bairro Pontalzinho, a reclamação era total entre os moradores por conta da dificuldade de acesso e um enorme buraco na subida de uma ladeira que impossibilitava a passagem de veículos. O pedido de providências foi do vereador Caiá da Saúde.

“O buraco incomodava, tinha medo de um acidente, um carro invadir minha casa, mas agora estou mais tranquila e satisfeita”, comentou D. Rosita Brito, moradora da localidade há 52 anos. Eronildo Costa Santos lembra que “a situação agora está bem melhor. Estou contente com a atuação da Prefeitura”.

_____________________________________


Unidade fixa da Escola do Senac Bahia


O município de Itabuna poderá ser contemplado com uma unidade fixa da Escola do Senac/Bahia. O tema foi discutido durante reunião em Salvador com a diretora-geral do Senac/Bahia, Marina Vianna Alves Almeida e a superintendente do órgão, Ana Rita Andrade. Os secretários municipais Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Sônia Fontes (Planejamento) demonstraram o interesse do município em oferecer e ampliar programas de qualificação profissional à população, especialmente para a juventude.
 
O secretário Ricardo Xavier afirma ser de grande importância firmar essa parceria. “São vários cursos e qualificações que podem ser oferecidos e quando observamos que estamos num momento de pandemia, torna-se fundamental que as pessoas se preparem para o mercado de trabalho e mesmo se reinventam em uma nova atividade”, diz.
 
A Secretária Sônia Fontes ressalta que a reunião foi muito positiva. “O Senac Bahia colocou a instituição à disposição para parcerias produtivas como esta, visando à qualificação profissional dos itabunenses”. Ela  lembrou que esse pleito atende uma solicitação de entidades representativas do comércio local que se reuniram recentemente com o prefeito Augusto Castro pedindo apoio para a vinda de uma unidade fixa da Escola do Senac.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy, argumenta que Itabuna e região tem uma demanda crescente por cursos de qualificação profissional, principalmente quando se fala em manicure, cabeleireiro, cozinheiro, garçom e pizzaiolo, etc. “Há alguns anos Itabuna já recebeu a carreta móvel do Senac e foi um saldo muito positivo para o município, pois foram mais de 10 mil pessoas qualificadas. Nossa região precisa muito dessa unidade fixa”, afirma Leahy.

_________________________________________


Feiras  dos bairros  São Caetano e Califórnia serão requalificadas


A requalificação das feiras livres dos bairros São Caetano e Califórnia esteve na pauta de reuniões da comitiva do prefeito Augusto Castro, em Salvador. Os secretários Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Sônia Fontes (Planejamento) se reuniram com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes para apresentar a proposta do município.

 O projeto objetiva recuperar e modernizar a estrutura das duas feiras livres. “Esta proposta já foi apresentada ao governador Rui Costa e o secretário Josias Gomes confirmou que o Estado irá viabilizar os recursos necessários para que o processo seja iniciado, após a realização da licitação da obra”, ressaltou a secretária Sônia Fontes.
 
De acordo com Ricardo Xavier, “o prefeito Augusto Castro tem um olhar atento para o funcionamento das feiras livres de Itabuna, e que esta reunião deixou a comitiva muito animada com a sinalização positiva”. “Essas duas feiras têm grande importância para o município tanto do ponto de vista econômico como social. Após a requalificação, dezenas de feirantes passarão a ter melhores condições de trabalho, além dos consumidores que farão suas compras num ambiente mais agradável e seguro”, finalizou.

___________

Emasa conclui a primeira etapa no canal do Bairro Santo Antônio
A primeira etapa da obra de limpeza do canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio, na zona noroeste de Itabuna, foi concluída. Foram retirados pouco mais de 4.000 m³ de dejetos e a canalização dos esgotos das casas estão sendo finalizada.

Os esgotos sanitários das casas, entre a antiga pedreira J. Macedo e a Travessa dos Trovadores, serão ligados às redes interceptoras construídas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que é responsável pelas obras do canal do Santo Antônio, que corta as ruas José Bonifácio e Santos Dumont, depois de assinar um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Itabuna.

Segundo o engenheiro da Emasa, Alfredo Melo, com esta etapa finalizada e com o avanço das obras, o bairro terá um canal completamente livre de esgotos. “Em pouco tempo, vamos ver peixes no canal, porque a vida animal volta”, explica.


Ele acrescenta que, “o que era um valão, onde corria os esgotos sanitários, se jogava lixo e entulho, passa a ter valor ambiental. Essa é uma das funções da Emasa, remover o esgoto e promover saúde para a população”, diz Melo.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ressalta que o que o trabalho que vem sendo executado nesta parceria com a Emasa, no Bairro Santo Antônio, é o exemplo do que sua Administração pretende levar aos demais bairros cortados por canais de macrodrenagem.
 
“Há décadas, o canal do Santo Antônio foi o retrato do desrespeito com os cidadãos. Agora, vamos nos dedicar a realizar esse mesmo serviço nos outros cantos da cidade. O nosso governo tem como meta melhorar a qualidade de vida da nossa gente, cuidar das pessoas é o nosso objetivo”, assegura Castro.

GRATIDÃO

Maria da Conceição
Moradores das ruas por onde passa o canal e travessas em seu entorno não escondem a felicidade e o sentimento de gratidão com o prefeito Augusto Castro.


O servidor público aposentado Francisco Araújo, conhecido como Paraíba, há cerca de 20 anos residente na Rua José Bonifácio, conta que as obras vão agregar valor à sua casa. Por isso, disse que vai organizar um almoço com seus vizinhos para recepcionar o prefeito.

“Vou oferecer um almoço ao prefeito Augusto Castro e aos meus vizinhos. É a forma de agradecer esse benéfico que a Prefeitura está trazendo para todos nós”, declara Paraíba. “Aqui na rua a gente está muito contente. A vida está mudando para melhor’, enfatiza.
 
Já Renato Capinam, que reside há mais de 30 anos próximo ao canal, diz que essa é a primeira vez que está vendo um trabalho de verdade no canal do bairro. “O prefeito está ‘botando pocando’. A gente vivia aqui com o mau cheiro, a fedentina em toda casa e até ratos. Agora, é só alegria. A coisa já começou a mudar”, expressa.

A dona de casa Maria da Conceição lembra que conviver com o esgoto na frente de casa foi ruim demais. “Respirar esse mau cheiro, me trouxe problemas respiratórios. Estou achando ótimo o que o prefeito e a Emasa estão fazendo nesse canal”, afirma.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, relata que a previsão de conclusão das obras será no próximo mês de julho, com a entrega no dia 28 de julho, Dia da Cidade.

“Nossas equipes estão trabalhando com afinco, inclusive, nos finais de semana. Esse sentimento de reconhecimento do trabalho e gratidão dos moradores beneficiados é a principal recompensa para nós que ocupamos cargo público”, frisa o presidente da Emasa.

Além da limpeza e canalização do esgoto, ao longo das margens será executado o paisagismo, a instalação de passarelas para a travessia de pedestres e a urbanização das ruas no entorno do canal.

Ascom Emasa
______________________________________________
Depois de dois anos fechada UBS Roberto Santos terá reforma


Fechada por mais de dois anos na gestão passada, a Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio, será a primeira das oito unidades a ser reformada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, através de um convênio de cooperação com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

Nesta segunda-feira, dia 31, a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, juntamente à subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a supervisora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, o vereador Francisco Santos e a equipe de engenharia Borges Reformas, empresa contratada pela Fasa, visitaram a unidade. Na ocasião, as equipes técnicas fizeram a última vistoria antes do início das obras, que acontecerá nesta semana.

O Bairro Santo Antônio está sem atendimento básico de saúde, desde que a unidade foi abandonada por falta de infraestrutura. A UBS Roberto Santos é um dos postos em que havia o maior número de atendimentos, e depois das reformas oferecerá um serviço de qualidade à população.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, destacou a atenção dada às UBS: “A Unidade Básica de Saúde é o primeiro meio de acesso à saúde pública do município. Estamos nos empenhando na melhoria da Atenção Primária e a unidade Roberto Santos é uma das maiores em termos de serviços ofertados, por isso, a importância dessa requalificação”, disse.
 
A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes afirmou que “estamos dando um novo passo rumo à uma nova Atenção Primária, já que a porta de entrada do atendimento é a UBS”

“Com uma estrutura nova, uma equipe capacitada, equipamentos de qualidade, tudo fluirá da melhor forma para os servidores, e principalmente para a comunidade”, disse.

João Marcos Alves Borges, engenheiro responsável pelas obras disse que “a expectativa da obra é entregar a UBS em cerca de 45 dias antes do aniversário da cidade no dia 28 de Julho. Sendo o principal gargalo, a questão do telhado que será necessário refazer para garantir estabilidade na estrutura por dentro e fazer toda a troca de revestimento e pintura do posto”.
 
Os próximos postos de saúde a serem reformados são a unidade Moise Hage localizada no Bairro Lomanto e a unidade Amália Lessa, localizada no Bairro Novo São Caetano. Para que a população não fique desassistida durantes as obras, os serviços do Moise Hage funcionarão no Campus I da Unime, bem como o da UBS Amália Lessa, que já está sendo providenciado um local provisório antes do início das obras que acontecerão ainda no mês de junho.
______________________________________

Representantes da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos visitam Aterro Sanitário

Representantes de diversas entidades e órgãos que integram a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) fizeram uma visita à CVR Costa do Cacau, local para onde são destinados os resíduos coletados pela Prefeitura de Itabuna.
 
O objetivo foi vistoriar o processo de operação, iniciado no mês passado e que pôs fim ao lixão da cidade e atende o novo Marco Legal do Saneamento.
 
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Jr., que também é presidente da Câmara Técnica, ressalta que a vistoria é uma ação permanente, “para que possamos evoluir para ações como a implementação da coleta seletiva e da criação da associação de catadores de resíduos sólidos”.  Ele ressaltou ainda que está sendo dado todo apoio às famílias que viviam da coleta de materiais recicláveis do antigo lixão.


“Estamos acompanhando a criação da Associação dos Catadores a ser montada, mas já encomendamos a esteira separadora de resíduos sólidos, e já foi definido o local onde funcionará o galpão para a reciclagem”, revelou.
 
Almir Melo Jr adiantou ainda que está na fase final de um projeto piloto que prevê a implantação de um ponto de coleta seletiva no Bairro Jardim Vitória.

Participaram da visita à CVR Costa do Cacau Francisco de Sousa Lino Filho (superintendente de Serviços Públicos de Itabuna), Aline Muller (Defensora Pública), Thiago Guedes (diretor de Agricultura de Itabuna), Colin Bahia (UFSB), Valerie Collier (UFSB), Fábio Ramos (Representante da OAB no Conselho Municipal de Meio Ambiente), Peolla Stein (UFSB). Eles foram recebidos por Maurício Sena, gerente comercial da CVR, que além de apresentar o local fz uma apresentação em que demonstrou o trabalho da empresa no processo de conservação ambiental.

A CVR Costa do Cacau  é a única  empresa no Sul da Bahia credenciada pelos órgãos ambientais para o correto tratamento e recebimento de resíduos sólidos, numa área adequada e licenciada para promover a disposição de resíduos.
__________

Boletim covid-19, 31.05.2021




A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento  de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 29.653 casos de pacientes curados, 30.618  casos confirmados, sendo 428 casos ativos; 41 internados em UTI, 8 leitos disponíveis; 43 leitos clínicos, 13 leitos disponíveis, e 537 óbitos.

Dez leitos clínicos foram desativados, temporariamente, devido à redução de pacientes. Caso haja necessidade, serão reativados imediatamente.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
_______________________________
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...