sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Estatal de energia CEB é arrematada em leilão por R$2,5 bilhões, com ágio de 76%

 O governador Ibaneis Rocha comemorou o sucesso do leilão, garantido pelo STF

Do - Diário do Poder A empresa de energia CEB, de Brasília, já não é estatal: em leilão realizado há pouco, foi arrematada por R$2 bilhões e 515 milhões.

O lance vencedor, da empresa Bahia Geração de Energia S/A corresponde a um ágio de 76% sobre a avaliação inicial de R$1,4 bilhão.

O governador Ibaneis Rocha, que viajou a São Paulo para acompanhar o leilão na Bolsa de Valores, comemorou o sucesso de uma das “joias da coroa” das estatais do DF, ainda que virtualmente quebrada.

NotíciasRelacionadas

Nenhum conteúdo disponível

Ibaneis pretende aplicar em obras destinadas à melhoria da qualidade de vida dos brasilienses, sobretudo os mais pobres. “Os mais ricos ajudam muito se nao atrapalharem”, tem dito o governador.

A gestão temerária de vários governos fez a CEB cair no ranking das empresas de energia. Apos ser citada durante anos como “exemplo”, a CEB chegou a ser considerada pela agência reguladora Aneel uma das piores do País.

O governador Ibaneis iniciou um processo de recuperação da empresa, mas o endividamento de quase R$1 bilhão, insuportável para os cofres públicos, recomendou a desestatização.

A CEB também sofreu implacável processo de dilaceração financeira com acordos salariais impagáveis, que previam regalias e privilégios como “auxílio-babá”, bolsa de R$1.200 pagos até os cinco anos da crianças, quando mudava de nome para “auxílio-escola”, pago ao filho do funcionário até os 24 anos de idade.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...