É o melhor desempenho positivo da economia desde o início da série, em 1996
Do - Diário do Poder - Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (3), mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,7% no 3º trimestre.
É o maior crescimento do PIB no Brasil desde o início da série em 1996.
O IBGE destacou ainda que ainda é insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia nos dois trimestres anteriores.
Para o próximo anos, a previsão atual é de um crescimento 3,45% do PIB, mas há estimativas mais otimistas. O banco Credit Suisse divulgou estudo prevendo crescimento de 4,1% do PIB do Brasil em 2021.
“Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019”, informou o IBGE.
Neste cenário, o Brasil sai da chamada “recessão técnica”, ou seja ,a economia brasileira reverteu parte das perdas com a fase mais aguda da pandemia da Covid-19, mas a alta foi insuficiente para compensar o colapso do PIB no 1º trimestre (-1,5) e no 2º trimestre (-9,6%).
De acordo com o IBGE, a forte reação do PIB no terceiro trimestre teve sustentação principalmente pelos expressivos gastos do governo com auxílios e medidas de transferência de renda. A recuperação, no entanto, foi marcada pela heterogeneidade, com diversos segmentos ainda enfrentando dificuldades para voltar à normalidade, sobretudo atividades do setor de serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável