quinta-feira, 5 de março de 2020

PRF-BA resgata quase 500 aves silvestres em situação de maus-tratos no extremo-sul

Quase 500 pássaros silvestres foram resgatados com sinais de maus-tratos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). O flagrante ocorreu na tarde desta quarta-feira (4) na altura do km 720 da BR-101 em Eunápolis, na Costa do Descobrimento. As aves – nas espécies canário, papa-capim e craúna – estavam aprisionadas no porta-malas de um GM/Ônix, em 14 caixas de madeira, em ambiente escuro e sem ventilação, o que ensejava falta de cuidados, higiene e maus-tratos.


Segundo a PRF-BA, um passageiro, de 43 anos, assumiu a propriedade dos pássaros. Disse que não tinha autorização de órgão ambiental para criação e que havia comprado os pássaros em Medeiros Neto, no extremo sul, para vender em Feira de Santana. Além do passageiro, o motorista, de 25 anos, também foi autuado por crime ambiental. Ainda segundo a PRF-BA, o carro usado foi alvo de furto em setembro de 2016, no Rio de Janeiro.

Os pássaros foram encaminhados para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Sustentáveis], onde devem passar por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. A PRF alerta que denúncias nas rodovias podem ser feitas pelo telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.
Do - BahiaNoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...