segunda-feira, 2 de março de 2020

O REI DA SINUCA MORRE EM SÃO PAULO AOS 79 ANOS


O itabunense Rui Chapéu, Rei da Sinuca Brasileira, morre aos 79 anos,

Filho desta cidade, ele estava no apartamento da sua filha em São Paulo quando se sentiu mal e foi levado para o hospital
 Resultado de imagem para foto Rui Chapeu

O itabunense Rui Chapéu, lenda da sinuca brasileira e também considerado um Rei, morreu na madrugada deste sábado, 29, em São Paulo, aos 79 anos. Ele passou mal no apartamento de sua filha por volta de 1h – segundo o G1 - e foi levado para o hospital, onde foi constatada a presença de água no pulmão. Mais tarde, aproximadamente às 4h, teve um infarto fulminante e faleceu.

Rui Chapéu nasceu nesta cidade em 21 de março 1940 e se chamava José Rui de Mattos Amorim. Ele ficou conhecido por suas participações no "Show do Esporte", programa de Luciano do Valle na "Rede Bandeirantes" e grandes prêmios, por todo o Brasil e a nível internacional.


O sinuquista, célebre onde sua marca eram as boinas brancas, foi contratado pela Rede Bandeirante em 1984 e ajudou a desmistificar a imagem da sinuca como uma prática de malandros e desocupados. Suas participações em campeonatos eram transmitidos na TV aberta, e ele se tornou uma lenda. Um orgulho de Itabuna, sua terra natal e a Bahia.

Rui Chapéu começou a jogar sinuca ainda criança, onde um dos locais era o Grapiúna Tênis Clube e o “bar de Tote”, no Bairro Mangabinha. Em uma entrevista dada em 2014, disse que só começou a viver da prática em 1970, já em São Paulo. Antes disso, ele chegou a ser caminhoneiro e dono de mercearia.

Rui, vá com Deus, você ajudou muito a divulgar o nome de Itabuna, no bom sentido, lá fora. Nossos sentimentos aos seus familiares e amigos dessa terra.

Informações do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Catástrofe afeta 707 mil gaúchos, e tem 66 mortos e 6 óbitos suspeitos

Há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 332 cidades gaúchas Do - Diario do Poder ...