segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Lavagem do Beco do Fuxico terá Rixô Elétrico, Ilê Ayiê, Sine Calmon, mais 11 blocos e quatro minitrios

Numa reunião entre representantes de entidades carnavalescas e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania -FICC-, Daniel Leão, ficou definido o roteiro de desfile dos blocos na lavagem do Beco do Fuxico, no dia 6 de fevereiro, que na sua edição de 2020 terá como atrações o Rixô Elétrico,  fazendo a sua estreia no Carnaval Antecipado – Itabuna Folia 2020 ao lado do Ilê Ayiê e de Sine Calmon, que se apresentam na praça Adami. O desfile terá a participação de 11 blocos e afoxés, além dos tradicionais carros pipas que participam da lavagem, um marco na abertura do Carnaval itabunense prometendo atrair milhares de turistas.

Segundo Daniel Leão, a programação tem sido coordenada pelo prefeito Fernando Gomes, que confirmou a sua participação na lavagem do Beco do Fuxico, uma festa marcada pela descontração, alegria e uma efetiva participação dos foliões. Explicou ainda, que as grande atrações da lavagem e do Carnaval, no período de 6 a 9 de fevereiro, só foi possível graças a uma parceria com o governo do Estado.

Na reunião realizada na sede da FICC ficou definido que os blocos e afoxés vão se concentrar na praça Laura da Conceição, a partir das 16 horas, seguindo que no circuito compreendido entre a rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, Avenida Cinquentenário e terminando com uma concentração de foliões na praça Adami, com apresentações de Sine Calmon e do Ilê Ayiê. O desfile será aberto pelo afoxé  de pai Gildo, com a participação de baianas com muita água de cheiro abrindo os caminhos dos foliões.

Pela ordem programada do desfile estão o Rixô Elétrico, puxando foliões pipocas, seguido do Hora Extra, dos Casados I...responsáveis, Maria rosa, Charanga da Alegria, Ilê Odara, além de blocos com minitrios Encantarte, Taboca, Planeta Reggae e Dez Casados.

Atrações

Entre as atrações esta o  o microtrio Rixô Elétrico  sob o comando da guitarra baiana de Fred Menendez, resgatando clássicos dos antigos carnavais no circuito da lavagem do Beco do Fuxico.

Já o Ilê Aiyê, que se apresenta na praça Adami, é o mais antigo bloco afro do carnaval baiano. Ele foi fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, e constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil.

Outra grande atração de peso também conhecida nacionalmente, é Sine Calmon, um guitarrista baiano, que foi indicado como revelação do ano na Categoria Instrumentista de cordas em 1988, para o Troféu Caimmy. Leia também:  Sorteio das barracas para o carnaval - Prazo da declaração anual 2020 - Maternidade Esther Gomes está em pleno funcionamento.

   
 Itabuna Folia 2020: Será nesta terça-feira o sorteio das barracas para o carnaval

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente/Departamento de Indústria e Comércio informa que realizará nesta terça-feira (28), às 09 horas, o sorteio das barracas que funcionarão durante o Carnaval Antecipado Itabuna Folia 2020, que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de Fevereiro.

O sorteio das barracas que serão utilizadas para o comércio de bebidas e alimentos ocorrerá na Praça do Cacau, Avenida Aziz Maron (imediações da Farmácia PagueMenos). Vale ressaltar que o Carnaval Antecipado de Itabuna só será possível graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, que viabilizou a contratação das principais atrações do evento.

Vale ressaltar que a abertura da festa momesca de Itabuna será na quinta-feira (06), com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico e a animação do Ilê Ayê, Rixô Elétrico, Sine Calmon, além dos blocos tradicionais. Entre as principais atrações artísticas do Itabuna Folia 2020: Chiclete Com Banana, Rubinho "Oz Bambaz", Fantasmão, Patchanka, Vitor Kelsh, Trio da Huanna, Papazoni, Babado Novo e Ricardo Chaves. As atrações regionais ainda terão seus nomes divulgados.

Sala do Empreendedor alerta aos micros
sobre prazo da declaração anual 2020

  Os microempreendedores de Itabuna precisam fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual para garantir os benefícios que o programa oferece, segundo destaca a Agente de Desenvolvimento da prefeitura, Priscila Nascimento. Ela lembra que, embora o prazo vá até o dia 31 de maio, é necessário adiantar o processo por conta do pagamento do primeiro boleto deste ano do INSS, que deve ser pago em fevereiro.

Priscila Nascimento lembra que para fazer a declaração é necessária a apresentação do CNPJ e do valor total do rendimento anual do microempreendedor. O processo é simples, rápido, gratuito e está sendo feito de segunda a sexta feira, das 9 da manhã as 15 horas, na Sala do Empreendedor, que funciona no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. Ela diz, ainda, que a declaração anual feita dentro do prazo evitará multas por parte da Receita Federal.      

A coordenadora do programa em Itabuna destaca a importância de se fazer a declaração anual, por ser obrigatória para todos os microempreendedores dessa modalidade e que existe limite para ser entregue. “A Declaração do Microempreendedor Individual é o momento de prestação de contas à Receita Federal, de todo o faturamento anual dos contribuintes cadastrados no MEI”. Ela reforça que a Prefeitura de Itabuna não cobra nada para o atendimento a categoria.

A Agente de Desenvolvimento informa ainda que os microempreendedor  que permanecem nas atividades extintas desde do ano pesado pelo Governo Federal, precisam regularizar e atualizar o cadastro se quiserem permanecer na categoria do MEI. A lista de todas as atividades extintas pelo Governo Federal se encontra no site da Prefeitura de Itabuna: www.itabuna.ba.gov.br.
   
 Serviço de Pediatria do Hospital e Maternidade Esther Gomes está em pleno funcionamento

 Após ajustes entre a direção do Hospital e Maternidade Esther Gomes e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, o Serviço de Pediatria daquela unidade hospitalar já está em pleno funcionamento, assegurando atendimento de emergência para as crianças itabunenses e de outros 120 municípios pactuados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informou a diretoria da Maternidade Esther Gomes, o Serviço de Pediatria conta com cinco médicos plantonistas e funciona de domingo a domingo, 24 horas. Para os próximos dias, também voltará a funcionar o Serviço de Obstetrícia. Fundada em julho de 1989, a unidade hospitalar já realizou mais de 100 mil partos. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...