quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Itabuna instala Comissão para reformar a Lei Maior do Município



     Seis vereadores terão a missão de preparar o anteprojeto que culminará numa nova Lei Orgânica para Itabuna. A Comissão Especial para reforma e reestruturação da Lei Maior do Município foi instalada nessa segunda, 07, pelo presidente da Câmara, Ricardo Xavier, na presença de várias autoridades, lideranças de vários segmentos sociais e cidadãos.

     Ex-presidente da Casa, Edmundo Dourado frisou que a Carta itabunense deve manter sintonia com a Constituição Federal e a Baiana e incentivar o progresso. “Temos que harmonizar a vida do itabunense”, exortou Dourado que em 1990 foi relator da LOMI – função exercida agora pelo filho, Beto Dourado. “Essa Lei está dentro de minha alma”, declarou o ex-vereador.

     A atualização da LOMI repercutiu no lançamento da Comissão. O procurador do Município, Wagner Brito, definiu a iniciativa como “um marco para Itabuna”. A presidente do Sindicato dos Servidores, Vilmacy de Oliveira, afirmou que a categoria vai “estreitar a relação com a Câmara”. O advogado Allah Góes disse que a LOMI precisa ser plural, discutida com a comunidade. Pela ACI, o empresário Eduardo Carqueja Júnior incentivou a modernização de leis na cidade.

     Além do relator Beto Dourado, a Comissão é formada por Júnior Brandão (presidente), Enderson Guinho (vice-presidente), Jairo Araújo (relator-adjunto), Charliane Sousa (secretária) e Robinho (secretário-adjunto). A Comissão terá quatro meses para apresentar o anteprojeto da reforma constitucional. Esse prazo pode ser prorrogado pelo Plenário.

     Em andamento

    Conforme Júnior Brandão, apesar de a instalação da Comissão Especial ter ocorrido na Sessão Especial dessa segunda, 07, o estudo jurídico contratado pela Câmara já está em andamento com a análise de constitucionalidades dos artigos da LOMI. Até o momento, 40 artigos (dos 344) já foram analisados e mais de 30 sugestões de alterações levantadas pela assessoria técnica.

     O Legislativo realizará quatro Audiências Públicas temáticas para ouvir a sociedade itabunense. A primeira delas deve ocorrer ainda em outubro na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, a pedido da entidade. As demais vão envolver os servidores públicos, artistas, esportistas e moradores de bairros. A Câmara de Itabuna também abrirá espaço de consulta pela internet.      
Ascom
Fotos: Gabriel De Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...