terça-feira, 4 de junho de 2019

Infraestrutura do Bairro Bananeira em Itabuna



         A Prefeitura de Itabuna segue realizando melhorias nos bairros do município. Nesta segunda-feira (3), a comunidade da Bananeira começou a receber os benefícios das obras de reestruturação, que se iniciaram através das ações de terraplanagem e serão completadas com intervenções em saneamento básico e pavimentação asfáltica. O início das obras se deu após a realização de uma sessão realizada na Câmara de Vereadores, que contou com a presença de representantes da prefeitura, incluindo o Secretário de Administração, Dinailson Oliveira.

         Abrigando mais de 400 famílias, o bairro da Bananeira ocupa uma área às margens do Rio Cachoeira, que constantemente sofre com a incidência de alagamentos nos períodos chuvosos. Procurando melhorar as condições de vida da população, a Prefeitura de Itabuna está focando seu trabalho inicial na recuperação de ruas, bem como na retirada da vegetação que obstrui algumas vias da localidade. Segundo o secretário Dinailson Oliveira, este é o pontapé inicial de uma verdadeira força-tarefa para mudar a realidade do bairro.

         Ao explicar detalhes relacionados a execução dos serviços, Dinailson Oliveira informou que a equipe de trabalho conta com 30 homens, acompanhados de máquinas para retirada de entulhos, terraplanagem e compactação do solo. “O povo da Bananeira é apaixonado por essa área, então nós temos que ajudá-los. Nossa obrigação é trazer melhorias e estamos trabalhando empenhados nisso”, afirmou o secretário.

Com expectativa e ansiedade em ver as obras avançarem, os moradores do bairro comemoraram o início das intervenções. Liderança comunitária, Robson Laranjeira lembrou que esses serviços atendem a uma reinvindicação antiga da comunidade. Para Robson, as principais demandas do bairro se referem à mobilidade urbana, onde é preciso requalificar as ruas e os acessos. “É prazeroso vermos uma equipe grande como essa empenhada em entregar esse serviço com eficiência para beneficiar a nossa comunidade”, comemorou.

Morador da localidade há 42 anos, Gilvan Santana comemorou a chegada das máquinas e disse acreditar no trabalho da prefeitura, confiante de que “a partir de agora as coisas irão melhorar para nós da Bananeira”, concluiu. Leia também: PROJETO OLHAR CRIANÇA INICIA FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS 


PROJETO OLHAR CRIANÇA INICIA FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS 

Após recente parceria entre a Prefeitura de Itabuna (envolvendo as secretarias da Educação [SME] e Saúde [SMS]), o Lions Club Itabuna deu início, na última sexta-feira (31), no auditório do Hospital de Olhos Beira Rio, ao projeto Olhar Criança, que conta também com o apoio daquela unidade de saúde hospitalar-oftalmológica.

Na oportunidade, cerca de 35 profissionais de coordenação pedagógica da Rede Municipal de Ensino, através de palestra proferida pelo médico oftalmologista e coordenador do projeto, Dr. Wandick Rosa, conheceram os detalhes do projeto, receberam formação específica visando a identificação de estudantes que, porventura, possam estar enfrentando problemas de acuidade visual e tiraram dúvidas sobre a operacionalidade do projeto.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Santos Gonçalves, esteve representada pelas professoras Vânia Maria Menezes Borges (assessora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais); Ana Paula Cabral Teixeira (assessora da Educação Infantil) e Fátima Santa Fé Borges (assessora de Saúde Escolar), as três circunscritas ao Departamento da Educação Básica (DEB), da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Para o Dr. Wandick Rosa, a participação das equipes docentes nesse projeto é primordial, entre outros aspectos, porque os estudantes estão muito mais familiarizados com os professores e profissionais da escola, do que com quaisquer profissionais médicos. Isso contribui para que os exames de acuidade visual sejam feitos com mais assertividade.

O projeto visa identificar esses estudantes tendo as equipes de coordenação e os docentes da Rede Municipal de Ensino como colaboradores voluntários. Os estudantes com problemas de visão serão encaminhados para a equipe técnica do projeto, composta pelos profissionais de oftalmologia, que farão exames mais detalhados. Os estudantes com necessidade de uso de óculos receberão o equipamento gratuitamente, algumas das lentes e armações foram doadas pela Secretaria de Saúde.

Os coordenadores pedagógicos que participaram da formação, na condição de multiplicadores, levarão as informações do projeto para as unidades escolares e as compartilharão com os professores. Estes, por suas vezes, serão os que estarão diretamente em contato com os alunos para averiguar os primeiros sinais de acuidade visual. 
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes 


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...