terça-feira, 4 de junho de 2019

Do sagrado ao profano, festas em Olivença devem atrair uma multidão neste domingo (9)



Festas populares ganham mais evidência em Ilhéus durante o mês de junho. No próximo domingo (9), em Olivença, duas grandes festas farão a alegria de uma multidão. Para começar, a Festa do Divino Espírito Santo, evento religioso promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Escada, a partir das 9 horas, com uma procissão seguida de missa festiva. Já no final da tarde e início da noite, o arrasta-pé fica por conta do São João nos Bairros, na praça principal de Olivença, promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Voltando à Festa do Divino Espírito Santo, a programação deste ano destaca o tema “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo”, que ressalta o poder da terceira pessoa da Trindade Santa, na vida do fiel que crê. O tradicional evento comunitário acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes (Festa da Colheita). A missa festiva será celebrada pelo padre da diocese, Nuncio Figueiredo. No final será servido um almoço para os devotos da zona rural.

São João dos Bairros – A festa promete segundo os organizadores. Com cobertura ao vivo do local, a iniciativa busca resgatar a história das culturas tradicionais e populares, fomentar e mobilizar o setor turístico, permitindo aos moradores e visitantes maior integração e participação direta na festa. No circuito, decoração temática, barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeira, escolha da Garota do Milho, quadrilhas, além do tradicional casamento na roça.
Mas para receber bem os visitantes e garantir a festança no local, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou nesta segunda-feira (3), um grande mutirão de limpeza, com raspagem e pinturas de meio-fio nas ruas do distrito. “A maioria dessas festas populares é feita com queima de fogos, procissão, missas e comemorações de rua. Elas misturam fé, religiosidade, sincretismo, sagrado x profano e alegria”, comentam os organizadores.
(SECOM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...