segunda-feira, 3 de junho de 2019

Lançamento de projeto marca Dia do Meio Ambiente na Ceplac

  
O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado em grande estilo no Sul da Bahia, com o lançamento do Projeto Biofitos de Plantas Medicinais. A solenidade será realizada na próxima quarta-feira (dia 5), no auditório do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec/Ceplac), na rodovia Jorge Amado, a partir das 15 horas.

A programação inclui uma mesa redonda com a participação de ambientalistas, agricultores, fitoterapeutas, estudantes e representantes de instituições públicas e particulares que discutirão dentre outros temas relacionados ao meio ambiente, o resgate e a conservação produtiva de plantas medicinais da cabruca.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, confirmou presença no evento. Ele aproveitou para elogiar a iniciativa dos organizadores ao destacar a importância de se comemorar uma data significativa como o meio ambiente, “um tema hoje discutido mundialmente, e que envolve todos os ecossistemas e a vida humana na terra”. Pela sua importância, Jorge disse que a data merece destaque no calendário mundial, “e a Ceplac sabe disso, por isso a feliz iniciativa de promover esse evento”. Leia também: Chapa 2 vence a eleição do Bairro de Zizo *  CAPS AD realiza seminário integrador sobre saúde mental


O coordenador do Projeto Biofitos, Evaldo Costa Batista, da Ceplac, explicou que o projeto surgiu a partir de inúmeras pesquisas que são realizadas na Ceplac e cujo objetivo é oferecer mais oportunidade para prevenção e cura de doenças através da fitoterapia. “A nossa biodiversidade presente tanto no bioma mata atlântica como na Cabruca é um tesouro medicinal que precisa ser conservado, para conseguirmos a garantia de uma qualidade de vida melhor para todos”.

         Para o coordenador, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é preciso um trabalho permanente de conscientização sobre a preservação do ecossistema e, principalmente de pesquisas como as que vêm sendo feitas.  Ele informou que as espécies arbóreas arbustivas e herbáceas de valor medicinal encontradas na cabruca na Bahia representam um patrimônio cultural e fitoterápico da comunidade regional, capaz de contribuir com a economia e a qualidade de vida da sociedade.


Chapa 2 vence a eleição do Bairro de Zizo

  
O morador Edinaldo Santos Pinto, da Chapa 2 (dois), é o novo presidente da Associação dos Moradores do bairro de Zizo. Ele venceu com 357 votos, contra 141 da Chapa 1 (um), representada por João Soares de Souza, o Caçulinha. A eleição foi realizada no ultimo domingo (02) e contou com a participação de 504 moradores aptos a votar, sendo que foram computados seis votos nulos e brancos.

O pleito foi no Grupo Escolar Ewerton Chaloup e coordenado pelos representantes da Secretaria Municipal de Governo, Antônio Carlos Silva de Jesus e Rita de Cássia Pereira dos Santos Nascimento. Eles afirmaram que a  eleição transcorreu dentro do que era esperado, ou seja, num clima tranquilo, participativo, disciplinar e alegre.  A nova diretoria terá um mandato de três anos.

CAPS AD realiza seminário integrador sobre saúde mental

A Prefeitura de Itabuna segue empenhada em fortalecer as atividades educativas realizadas pelas instituições vinculadas ao município. Nesta segunda-feira (03), através da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado o Seminário integrador no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD. O evento, que é uma parceria do CAPS AD com a Atenção Básica, com o Departamento de Média e Alta Complexidade, com os CAPS I e II e Ambulatório, contou com uma programação que incluiu café da manhã e atividades de alongamento e integração, além de um ciclo de palestras educativas.
De acordo com Paulo Cardoso, coordenador do Setor de Saúde Mental da secretaria Municipal de Saúde, o seminário tem o objetivo de discutir temas, e fortalecer a rede assistencial de saúde mental no município de Itabuna, capacitando os profissionais e orientando, também, os pacientes. Segundo Paulo Cardoso, essas atividades são importantes para propagar as novas diretrizes e novas regras sobre a saúde mental, no sentido de difundir a informação a toda a população.
Para abrir a programação, a psicóloga do CAPS AD, Solange Prates, ministrou a palestra “Uma visão sobre a política de saúde mental em contraponto ao período manicomial – conquistas, avanços e desafios”. Em seguida, a psicóloga Priscila Martins, coach e Dra. em Psicologia Cognitiva, abordou o tema: “Quanto a sua mentalidade influencia o seu estilo de vida”.
Durante à tarde o seminário tem sequência com a palestra: “Abordagem e manejo do portador de transtorno mental associado à dependência química”, André, psiquiatra CAPS AD, seguida da explanação da enfermeira Késia Moura sobre a “Atenção básica como ponto de apoio a rede psicossocial – avanços e desafios”. Completam o ciclo de palestras as apresentações dra. Maria Cristina Anunciação, sobre “Os transtornos mentais mais recorrentes entre os profissionais da área de saúde”, e do enfermeiro Eduardo Santos, com o tema: “Dependência química é uma escolha?”.
  
Ascom
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Após desgaste, governo recua e diz que vai revogar fiscalização do pix

Em derrota para Haddad, Receita Federal desiste da nova regra de monitoramento de transações superiores a R$ 5 mil Do -  Diário do Poder - ...