quarta-feira, 19 de junho de 2019

Amurc e FecBahia firmam ações com a Sedur para a regularização de resíduos sólidos

  
Uma empresa de consultoria será contratada para a elaboração de um projeto que visa a regularização dos resíduos sólidos no Sul da Bahia. A ação foi firmada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia, Sérgio Luís Lacerda Brito, durante uma reunião nesta terça-feira, 18, em atendimento a uma solicitação da Amurc, em conjunto com a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia – FecBahia para a participação dos Consórcios Públicos (CDS-Litoral Sul, CIMA, Médio Sudoeste, CIMURC e o CIAPRA) no projeto de resíduos sólidos.
A reunião contou com a presença do secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, do presidente da FecBahia, Claudinei Xavier Novato – Dr. Nei e de representantes do Estado, que firmaram ações articuladas entre os Consórcios Públicos e as secretarias do Estado para a confecção do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos até dezembro deste ano, e a contratação de consultoria para estudo e definição das melhores práticas que resultem da eliminação dos lixões, através da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que deverá ser definido até 2020.

Ainda foi firmada a criação de um grupo de trabalho, com a participação de representantes das diversas secretarias do Estado para o desenvolvimento de ações multidisciplinares nas áreas de educação, meio ambiente, planejamento, entre outras. “Para que a gente possa alcançar os prazos estabelecidos vamos precisar do apoio do Governo do Estado, através da Sedur e as demais secretarias que precisam fazer parte desse trabalho articulado dentro de cada setor, como extremamente importante para alcançar o objetivo”, ressaltou o presidente da FecBahia.
A iniciativa fortalece a luta dos prefeitos pela regularização dos resíduos sólidos no Litoral Sul da Bahia, tendo em vista que diversas ações impetradas pelo Ministério Público estão levando gestores a responderem processo. De acordo com o prefeito de Itacaré e presidente do CDS Litoral Sul, Antônio de Anízio, trata-se de “um passo de grande relevância quanto ao quesito de Resíduos Sólidos. Conseguimos reunir o Estado, em conjunto com as secretarias e o Ministério Público para dar início ao Projeto Lixão Zero, além de buscar uma solução conjunta para o problema”.Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...