segunda-feira, 27 de maio de 2019

Mata Atlântica: um dia dedicado para esse especial

 
Picture
Por Anna Karenina Vieira

Uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica é Patrimônio Nacional pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Constitui-se como bioma composto pordiversas formações vegetais, espécies endêmicas e ecossistemas, presente em 17 estados do Brasil, em 15% do território nacional, abrigando 72% da população brasileira e sete das nove bacias hidrográficas brasileiras, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica.

Neste 27 de maio, em que se comemora o dia da Mata Atlântica, se destaca a necessidade de preservação dessa floresta tropical tão rica e importante para os ecossistemas, tais como manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

Segundo a WWF, é um dos biomas mais ameaçados do planeta, compondo apenas 7% da cobertura original na América do Sul.

No sul da Bahia, de modo especial na região de Serra Grande, reúne-se um recorte especial da Mata Atlântica, com uma das mais ricas biodiversidades do planeta, além de espécies de plantas que só existem nesta localidade. É com um olhar cuidadoso e voltado para a importância dessa peculiaridade, que a Human Network do Brasil está a apoiar um projeto para a formação do Jardim Botânico de Serra Grande, sob a condução do Instituto Floresta Viva, cuja apresentação do projeto ocorrerá no próximo dia 31 de maio, sexta-feira.Além de favorecer a conservação de recursos hídricos para abastecimento de água a quase 110 milhões de brasileiros, purificação do ar, regulação do clima, proteção do solo, rios e nascentes, a preservação da Mata Atlântica possibilita atividades básicas para a vida humana, tais como agricultura, pesca, geração de energia, extrativismo, turismo e lazer.

Protegida pela Lei Federal nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica), que visa coibir o desmatamento ilegal, a Mata Atlântica é o habitat de mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, além dos insetos e animais invertebrados. Atualmente, possui 383 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, de um total de 633 espécies em risco no território nacional.


Human Network do Brasil

#suaajudaparaumfuturomelhor #transformarvidas#ConstruirUmaNovaHistória

(73) 3231-3123. Rua Antônio Lavigne, 92, Centro, Ilhéus-BA.
Acesse www.facebook.com/HNdoBrasil | www.hnb.org.br | Estamos no Instagram: @humannetworkbrasil

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...