segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cerpat promove ações para promoção à saúde a trabalhadores


 O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna quer garantir a saúde e melhor qualidade de vida e condições adequadas de trabalho do trabalhador. Para isso tem realizado uma série de eventos em instituições públicas e particulares e nas empresas de pequeno ou grande porte visando promover a saúde e o bem estar da coletividade em geral.

Na ultima semana, por exemplo, a equipe técnica promoveu uma série de palestras para os trabalhadores da Coelba e da Biosanear, para falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a forma de transmissão, os cuidados para prevenção e as consequências negativas para a saúde do cidadão. A coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa explicou que as ISTs são infecções provocadas por vírus ou bactérias e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa infectada.


Ela informou que as ISTs também podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação, no parto ou na amamentação. Lembra que existe tratamento das pessoas infectadas e que, além de melhorar a qualidade de vida delas, interrompe a cadeia de transmissão das infecções. “Mas, o mais importante é saber que esses tipos de infecções podem ser evitados com cuidados simples, mas eficientes, dai a importância das ações permanentes executados pelos profissionais de saúde do Cerpat em Itabuna”, reformou a coordenadora.  

Com relação às pessoas já infectadas, ela informa que o atendimento e o tratamento são realizados gratuitamente na unidade do Cerpat em Itabuna, por meio do Sistema Único de Saúde e com uma equipe multidisciplinar treinada. A unidade ainda distribui preservativos e folders informativos que orientam a comunidade sobre cuidados e a prevenção de doença sexualmente transmissíveis. 
Ascom








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...