sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Núcleo de Assistência Jurídica atinge a marca de 1.000 atendimentos/mês




Com foco na prestação de assistência jurídica gratuita ao cidadão carente, o Núcleo de Assistência Jurídica do Município de Itabuna tem realizado um trabalho eficiente e com resultados positivos para quem busca atendimento. A diretora do Núcleo, a advogada Aline Batista, está no comando da unidade com o apoio de outros cinco profissionais do direito e comemora que mensalmente estão sendo realizados cerca de 1.000 atendimentos.

“A média tem sido 50 atendimentos diários, mas tem dias que esse número aumenta. As pessoas chegam a formar uma fila enorme na área externa do prédio”, lembra a diretora Aline Batista. E salienta que a agilidade é uma das marcas do Núcleo de Assistência Jurídica Municipal: “Em média em dois dias o cidadão já tem o número do processo que é remetido para justiça, mas mesmo após esta fase o cidadão pode nos procurar a qualquer momento que nós temos profissionais a disposição para informar sobre o andamento do processo”, explica.


Atualmente a unidade conta com cinco mil processos na justiça. “Nosso carro-chefe são ações relacionadas ao Direito da Família, entre elas, divórcio, alvará judicial, ação e execução de alimentos, retificação de registro e investigação de paternidade, mas também temos ações nas Varas Crime e da Infância e Juventude”, informa. Para o atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

“Por se tratar de um Núcleo destinado a pessoas carentes, o cidadão precisa comprovar que tem rendimentos de até dois salários mínimos, e que não busca reparação nas áreas do consumidor ou de danos morais e materiais. Isto porque, nestes casos em questão, o cliente busca receber valores significativos que não se encaixam no perfil de até dois salários mínimos, por este motivo, o Núcleo não formaliza ações nestas áreas”, esclarece. O Núcleo de Assistência Jurídica Municipal de Itabuna funciona das 08 às 13 horas, na Praça Olinto Leoni, mesmo prédio onde funciona o Procon, Centro de Itabuna. Maiores informações pelo tel. (73) 3613-5210.


Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...