UPA de Itabuna realiza
cinco mil atendimentos em pouco mais de um mês
Pelo menos cinco mil pessoas
receberam atendimento médico em pouco mais de 30 dias, na Unidade de Pronto
Atendimento (UPA 24 horas), do bairro Monte Cristo em Itabuna. São pacientes em
situação de urgência e emergência de várias partes da cidade que buscam os
serviços no local ou são encaminhadas pelo Serviço de Urgência e Emergência
(Samu 192), conforme explicou a coordenadora administrativa Talita Viana.
A unidade que era administrada pelo
Instituto Bom Jesus de Feria de Santana por meio do Sistema de Urgência e
Emergência do Estado chegou a ser fechada, mas foi reaberta no dia 20 de
setembro sob o controle do município. A unidade conta com três médicos clínicos, enfermeiros, um técnico
em radiologia e quatro auxiliares técnicos que trabalham em esquema de plantão
de 24 horas e sete dias por semana.
Para a coordenadora, a UPA 24 horas é
uma realidade que faz a diferença no atendimento à saúde pública no município,
inclusive, desafogando outros hospitais como o de Base, por exemplo. Talita destaca
que o prefeito Fernando Gomes tem trabalhado no sentido de melhorar o acesso à
saúde publica, ao comentar que a Atenção
Básica, considerada a porte de entrada para o atendimento pelo SUS, vem funcionando
bem, o que resulta na diminuição do fluxo na UPA, que é direcionada para a
urgência e emergência.
“As Unidades Básicas de Saúde funcionam em diversos bairros o que
facilita o acesso do morador de cada área. As UBSs desempenham um papel importante
para o acesso a serviços como consultas de enfermagem, médicas, de saúde bucal,
distribuição de medicamentos, vacinas e visitas domiciliares pelos agentes
comunitários”, explicou a administradora da unidade.
Classificação
de risco
Com
relação a UPA 24 horas, a coordenadora de enfermagem, Maria Helena Borges explicou que o paciente que chega a unidade, passa antes pelo sistema de acolhimento com classificação de risco, por
cores, que auxilia as equipes de saúde na organização do atendimento de
urgência e emergência. “Na triagem o
profissional usa o vermelho para indicar que o paciente necessita de
atendimento imediato, enquanto que a cor amarela, indica caso grave moderado,
mas sem maiores riscos, podendo o paciente esperar pelo atendimento em até uma hora”.
Ainda segundo a enfermeira, o
paciente identificado com a cor verde, tem atendimento preferencial, mas pode
aguardar duas horas até ser encaminhado ao medico. “Esse tipo de acolhimento
deixa o atendimento mais humanizado porque prioriza aquele paciente em situação
grave sem deixar de prestar assistência àquele que pode esperar algum tempo,
sem maiores riscos”, justificou Maria Helena Borges.
Foto: Waldir Gomes
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