segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Estudantes de Ilhéus são premiados em mostra de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul


Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, foram premiados na noite desta sexta-feira (26) na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), na cidade de Novo Hamburgo (RS). Murillo Nascimento Silva e Fernanda Letícia Mendonça dos Santos, que são estudantes do 4º ano do curso técnico em Biocombustíveis, ficaram em 2º lugar na sub área de Ciências Biológicas/Microbiologia (área Ciências Biológicas), e foram credenciados para participar de uma feira de Ciências na Tunísia. O estudante Bruno Carrasco de Mello, que também frequenta o mesmo curso,  ficou em 4º lugar na sub área Agricultura/agronomia (área Ciências animais e das plantas). Eles foram orientados pela professora Margarete Correia de Araújo.

Com o projeto “Ação antimicrobiana de extratos aquoso e etanólico de alfavaca (Ocimum gratissimum)”, Murillo e Fernanda extraíram o extrato da alfavaca e fizeram uma análise para descobrir que a planta possui poder antimicrobiano para dois tipos de bactérias que são presentes na flora intestinal e na garganta. Este projeto também teve a co-orientação da professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Andréa Miura da Costa.

Já o estudante Bruno Carrasco de Mello foi premiado pelo projeto “Avaliação e viabilidade do adubo a partir da Baronesa (Eichhornia crassipes), uma solução sustentável”. Ele produziu um adubo a partir das baronesas, que são plantas que crescem em rios poluídos, sendo um vetor causador de doenças. “O estudante testou o adubo da baronesa com sementes de tomate e descobriu um crescimento mais avançado das sementes em detrimento daquelas que foram testadas sem o adubo”, destaca a orientadora Margarete. Este projeto também teve a co-orientação do professor Gabriel Oliveira Figueiredo .

A MOSTRATEC contou com a participação de 640 projetos do Brasil e exterior, com o objetivo de promover a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. Os trabalhos dos estudantes da Bahia fazem parte do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, para fomentar a iniciação científica nas escolas da rede estadual.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o projeto incentiva o interesse dos estudantes pela pesquisa científica. “O Ciência na Escola vem despertando o talento dos estudantes da rede estadual para as Ciências, ao tempo em que motiva o interesse pelos estudos e incentiva o desenvolvimento de projetos que apresentam soluções para os problemas do quotidiano das localidades onde eles vivem. Com isso, os estudantes vêm sendo premiados nacional e internacionalmente em feiras de ciências, o que é mais um incentivo para a continuidade e aprofundamento dos seus estudos”, destaca Pinheiro.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...