O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes será recebido nesta quarta-feira (20) pelo governador Rui Costa. Na agenda, a retomada das obras do Teatro Municipal de Itabuna, com 700 lugares, uma obra paralisada há uma década e que será executada com um investimentos de R$ 24 milhões, através de recursos do governo do estado e uma contrapartida da prefeitura.
Para Fernando Gomes, a parceria com o governo do estado tem apresentado resultados para os itabunenses, pois o governador Rui Costa não só concluiu a barragem do rio Colônia, que vai garantir o abastecimento de água para Itabuna, como também anuncia a duplicação da BR 415, ligando as duas maiores cidades do Sul da Bahia e a construção de uma policlínica em Itabuna, que depende de aprovação do legislativo. O prefeito falou ainda da expectativa com obras estruturantes para o desenvolvimento regional como a Ferrovia da Integração Oeste-Leste e o Porto Sul.
Para o prefeito Fernando Gomes, o governador Rui Costa tem sido um gestor competente e com ações voltadas para o desenvolvimento de Itabuna, Ilhéus e o Sul da Bahia, que retoma a sua trajetória de crescimento econômico, com obras e ações visando a geração de emprego e renda. O prefeito também anuncia para o início de 2018, a inauguração de obras do governo municipal com a inauguração da passarela sobre o rio Cachoeira e a inauguração da UPA do Monte Cristo. Veja também: Assistência Social promove avaliação e planeja atividades para 2018
A secretária lembrou que a SAS trabalha com pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade social. Ela defende, que além de políticas públicas, a secretaria invista em ações voltadas para a capacitação e qualificação da equipe através da implantação de um núcleo de educação permanente. O planejamento visa, segundo Sandra Neilma, definir metas e objetivos, o que está incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual 2018/2021(PPA).
Outra ação importante da SAS foi, segundo ela, a implantação da vigilância sócio assistencial e reestruturação do atendimento com a realização de mutirões do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. Ela destacou ainda a instalação da casa de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.
Seminário
O seminário, que teve como tema Formação “In” Contexto – Planejamento 2018, foi aberto pelo prefeito Fernando Gomes e incluiu na segunda-feira (18), uma palestra do doutor Gustavo Lisboa, sobre conceitos de politica pública e planejamento estratégico: “uma proposta de Itabuna e que pode até mesmo servir de referência para outros municípios da região Sul da Bahia.”
Ao considerar que planejar é fazer as coisas de forma correta e programada, Lisboa manifestou sua preocupação com os efeitos nocivos da recessão que atingiu o país nos últimos anos, deixando sete milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, uma vez que não são alcançadas pelo Bolsa Família e nem pelo Benefício de Prestação Continuada. Isso ocorre no país, que é a nona economia do mundo e que registra um PIB de US$ 1 trilhão, mas corre o risco de voltar a ser incluído no mapa da fome.
A agenda do seminário incluiu ainda no primeiro dia uma reflexão sobre o histórico da política assistencial e apresentação do fluxograma da SAS, tendo como mediadores Sara Spinola e Carlos Marques. Na agenda de hoje (19) os debates são focados na construção da missão, visão e valores da Secretaria de Assistência Social, seguido da formação de grupos de trabalho setoriais e apresentação dos Grupos de Trabalho para as ações de 2018. Carla Midlej fez uma palestra sobre qualidade no atendimento e relações interpessoais.
Fotos: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável