segunda-feira, 17 de abril de 2017

Vacinação contra Influenza começou hoje com atendimento a trabalhadores da saúde


A vacinação contra a gripe Influenza iniciou hoje, 17, em Ilhéus. Dedicada apenas aos trabalhadores na área de saúde até a próxima quarta-feira, 19, a ação foi marcada pela organização e média procura, de acordo com a avaliação da secretaria municipal de Saúde (Sesau). A vacina protege contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Maria Santos, funcionária pública na área de saúde, destacou a importância de se imunizar, o que diminui o risco de morte, internação ou complicação decorrente da gripe. “Embora muitos achem que a Influenza é uma doença simples, se agravada, ele pode levar uma pessoa a óbito”, ressaltou.


Postos abastecidos

Todos os postos de saúde do município já foram abastecidos para a vacinação contra a gripe Influenza. É o que afirma a coordenadora de Imunização do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, Walkiria Cardeal. “Não é preciso correria e nem medo de que vai faltar a vacina, mas é importante seguir o calendário de vacinação”, ratifica.

A ação visa atender a mudança de estratégia determinada pelo Ministério da Saúde que desenvolveu uma classificação de grupos prioritários e estabeleceu o prazo estipulado para os órgãos competentes ministrarem as vacinas contra a gripe. Este ano, o período vai de 17 de abril a 26 de maio, enquanto o “Dia D” da vacinação em todo o Brasil ocorre em 13 de maio.

Alerta às gestantes

No ano passado, segundo levantamento do Ministério da Saúde, em média, o grupo prioritário que menos recebeu a vacina foi o das gestantes, o que representa um fator preocupante e de alto risco. Assim, fica o alerta para as grávidas a fim de que elas também procurem uma unidade de saúde mais próxima e se protejam da doença. Em todo o país, a expectativa é de vacinar 54,2 milhões de pessoas.

A novidade da campanha em 2017 é a inclusão dos professores da rede pública e privada, que receberão gratuitamente a imunização. Apesar da importância, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações da vacina. Indivíduos com histórico alérgico às proteínas do ovo e quem teve reação anafilática em dose anterior ou está com febre ou possui doenças febris agudas não devem receber a vacina.
Calendário de Vacinação

Período
Grupos prioritários
17 a 20/04
Trabalhadores de saúde
24 a 28/04
Idosos
02 a 05/05
Gestantes, Mulheres no período pós-parto até 45 dias e Crianças de 6 meses a 5 anos
08 a 12/05
Comorbidades (pessoas com uma ou mais doenças ou distúrbios)
13/05
Dia "D", todos os grupos
15 a 19/05
Professores da rede pública e privada
22 a 26/05
Todos os grupos


Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...