segunda-feira, 24 de abril de 2017

Salvador e Itabuna recebem capacitação para empresários do ramo do audiovisual

Primeiro encontro acontece na capital baiana, no próximo dia 27, no auditório do Irdeb

O audiovisual brasileiro vem registrando um crescimento acentuado em todas as suas vertentes nos últimos anos. Números significativos em investimentos na esfera pública (R$ 356 milhões só em 2014), aumento no número de lançamentos de filmes brasileiros (129, em 2015), bilheteria que chegou a mais de R$ 200 milhões, também neste período. No entanto, a concentração da produção audiovisual ainda no Rio de Janeiro (42%) e em São Paulo (37%) revela um potencial de desenvolvimento desse setor a ser explorado em outros estados, principalmente com a expectativa de crescimento de novas plataformas de distribuição e exibição por meio da internet.

Oportunidade para produtores e realizadores baianos, no dia 27 de abril, Salvador será sede do workshop de apresentação do projeto “Objetiva - Empreendedorismo em Foco”, uma proposta de capacitação para empresários do setor do audiovisual, voltado às produtoras de micro e pequeno portes de todo o país. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), das 8h30 às 13h. No dia 28 de abril, o mesmo evento segue para Itabuna, no sul da Bahia, no Itabuna Palace Hotel, também das 8h30 às 13h, com inscrições pelo telefone 73 3634-4068. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da loja virtual do Sebrae.
Fruto de uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), o evento contará com especialistas renomados no mercado audiovisual, a exemplo da palestra da gerente executiva de capacitação da APRO, Odete Cruz, que explicará sobre a metodologia do projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual. 

Na sequência, o consultor em Gestão de Negócios Audiovisuais, Erick Krulikowski, abordará questões sobre empreendedorismo, plano de negócios criativos, desenvolvimento, modelagem de negócios e ferramentas de gestão. 

A diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Débora Ivanov, também explicará sobre as diversas fontes de financiamento e fomento, como o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e demais linhas da ANCINE. 

Em Salvador, o evento conta com o apoio do IRDEB, do Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Laboratório Audiovisual (LabAV). Em Itabuna, faz parte da Semana de Comunicação Dirigida, evento de capacitação para profissionais do ramo de comunicação.

Programa Objetiva

Realizado desde o ano de 2013, o programa Objetiva aborda temas importantes como gestão empresarial para o setor do audiovisual, desenvolvimento de projetos, legislação, editais, leis de incentivo, distribuição, comercialização, transmídia, dentre outros, além de disponibilizar modelos referenciais de contratos, para auxiliar produtores, e pesquisa de mapeamento e impacto econômico do Setor Audiovisual no Brasil.

A iniciativa, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília, será realizada, a partir de junho, em Salvador e Itabuna, com carga horária de 90h, dividida em quatro módulos: Gestão Empresarial, Legislação, Distribuição/Comercialização e Transmidia/Inovação. 

O projeto conta com ainda com a parceria do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). Mais informações podem ser obtidas através do site www.objetivaaudiovisual.com.br.

Da - Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Zé Carlos Veterinário quer ser vereador

Zé Carlos Veterinário  " Com dinheiro ou sem dinheiro nunca deixei um animal sem assistência" O médico, veterinário, itabunense,  ...