sábado, 12 de novembro de 2016

NOVO GOVERNO DE ILHÉUS QUER SOLUCÃO PARA CABANAS DE PRAIA


O futuro governo municipal, que assumirá dia 1° de janeiro de 2017, está disposto a encontrar uma saída negociada para as cabanas de praia de Ilhéus, que foram notificadas pela SPU (Secretária do Patrimônio da União), recebendo um prazo de 30 dias para demolição. A partir do final do prazo incidirá multa em caso de permanência das instalações, que o órgão considera irregulares.


O prefeito eleito, Mário Alexandre e o vice José Nazal, entendem que vários pontos ainda precisam ser esclarecidos pela SPU, inclusive a linha de preamar, completamente alterada no litoral norte do nosso município em decorrência da construção do Porto de Ilhéus e dos impactos daí originados. Outro ponto que merece maiores esclarecimentos é quanto ao acréscimo ocorrido com o assoreamento da praia da avenida.

O vice-prefeito eleito José Nazal já vinha acompanhando a problemática, a partir dos entendimentos que manteve sobre o assunto. Existem informações sobre o levantamento feito pela SPU em todo o litoral, com processos individuais de cada cabana, apontando quais abusos ou excessos devem ser corrigidos para regularização, dependendo para isto da adoção das cabíveis providências.  No entanto, o município terá de exercer papel fundamental e indispensável, junto ao setor e à SPU, para que as normas vigentes sejam contempladas e as cabanas possam permanecer.

Ilhéus e São Francisco do Conde são os únicos municípios da Bahia que têm plano de gestão integrada, com Comitê Gestor. A implantação do plano de gestão integrada do Projeto Orla está em discussão desde 2006 e envolve um amplo diálogo com diversos setores e organizações da sociedade civil e de governos. A falta de recursos das diversas esferas governamentais protelou o ajustamento de todo o projeto da modelagem costeira e algumas diretrizes com relação a efeitos e decisões que devem ser tomadas na área de praia. Concluído, a pretensão é que o município venha a poder gerenciar essas áreas.

O prefeito eleito, Mário Alexandre, vê a ação da SPU com preocupação, mas observa que a crise pode ser transformada numa oportunidade para darmos uma “nova cara” às nossas praias, reconhecendo que o potencial econômico destas, especialmente como destacado atrativo turístico gerador de emprego e renda, em toda a Costa do Cacau e costa baiana, não pode ser ignorado. “O bom senso deve prevalecer. Creio que é plenamente possível respeitar a legislação, garantindo a preservação do meio ambiente e facultando o empreendedorismo nas praias. Portanto, defendemos a permanência sustentável das cabanas de praia, evitando impactos sociais negativos. Por outro lado, sob o ponto de vista cultural, tais cabanas, no Nordeste do nosso país é parte da paisagem”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...