segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Unidades de Saúde de Itabuna iniciam Campanha de Multivacinação

   A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, a partir de hoje, para todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Itabuna, lotes de vacinas para serem aplicadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 que vai até o próximo dia 30. Devem ser imunizadas duas faixas etárias de crianças: a partir de seis meses e até cinco anos e com idade entre nove e 15 anos incompletos.

Este ano a campanha também inclui a imunização contra HPV para meninas de nove a 15 anos, e além das gotinhas contra poliomielite, que ocorre todos os anos, o Ministério da Saúde também liberou, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive contra o rotavírus humano, pneumocócica e meningocócica.


O Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação está confirmado para sábado, dia 24. Durante todo o dia pessoal técnico da Secretaria Municipal de Saúde e voluntárias vão atuar para que crianças
e adolescentes, que ainda não foram vacinados ou que falta algumas das
principais vacinas, sejam imunizadas, o que vai garantir a erradicação de
doenças imunopreveníveis, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho.

O secretário ressalta que a multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde adotou também para atualizar o esquema vacinal da população menor de cinco anos. E neste ano tem um diferencial: a imunização de crianças de nove anos e adolescentes a partir de nove anos e até 15 incompletos.

Paulo Bicalho também reforça sobre a importância da multivacinação, por
ser a oportunidade que a população alvo tem para melhorar a cobertura vacinal garantindo com isso a saúde pública no município. “Além disso, a campanha servirá não apenas para a imunização contra os vários tipos de doenças, mas, também para a atualização do Cartão de Vacinação, considerado importante para o controle das doses aplicadas”.

O secretário de Saúde espera que haja a conscientização das meninas quanto à importância da prevenção do HPV e dos pais u responsáveis para não deixem de serem vacinadas. As Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando no sábado, a partir das 7 até às 17 horas.  


Por: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...