sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sessão Especial discute a situação orçamentária da Justiça do Trabalho

A Câmara de Vereadores de Itabuna vai promover, na próxima segunda-feira, 11, às 16h, uma Sessão Especial sobre a situação da Justiça do Trabalho e suas condições orçamentárias. O evento será realizado na Sala de Comissões Técnicas Filemon de Souza Brandão e contará com a explanação feita pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho, Eloína Machado.

As discussões foram propostas em virtude da preocupação diante dos cortes no orçamento do Judiciário Trabalhista. O problema ameaça o fechamento dos Tribunais de Trabalho ainda este ano, gerando, consequentemente, transtornos para a população, empresas, juízes, advogados e servidores. Segundo Eloína, a Sessão será “um pedido de socorro para esse ramo do Poder Judiciário Federal que garante os direitos sociais e a democracia, fundamentais para a estabilidade sociopolítica e para o equilíbrio nas relações capital-trabalho”, enfatizou a juíza.


A Sessão contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada e ocorrerá com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da situação. Foram convidados para participar das discussões representantes do Ministério Público Trabalhista, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juízes do Trabalho (16ª Região) e membros de Sindicatos representativos dos funcionários vinculados ao órgão. 
Sessão Especial destaca a importância dos peritos papiloscopistas e reforça o apoio à categoria
O apoio institucional, social e político para fortalecer a autonomia dos peritos papiloscopistas, que atuam na área de investigação criminal, foi um dos destaques durante a Sessão Especial realizada pela Câmara de Vereadores de Itabuna, nessa quinta-feira, 7. Na ocasião, a ciência papiloscópica foi apresentada pelo perito técnico da Polícia Civil, Alberto Estaine Guerra Durão.
O trabalho dos peritos técnicos, especialistas em identificação humana por meio das digitais e da Representação Facial Humana, foi exposto com a apresentação detalhada de casos de sucesso na identificação de criminosos e elucidação de delitos. “Hoje, a gente briga pelo reconhecimento e por autonomia, pois os papiloscopistas têm o trabalho de desvendar autores de crime e ajudar a absolver inocentes pelas impressões digitais. No entanto, eles, hoje, se encontram subordinados aos peritos”, defende Alberto.
Segundo ele, a independência do trabalho certamente vai gerar resultados muito mais satisfatórios na captura de criminosos. “Essa Sessão foi fundamental para mostrar o trabalho dos papiloscopistas, não apenas aos vereadores, mas à comunidade, para que esses profissionais tenham o apoio necessário para desenvolver suas atividades”, avaliou o titular da Delegacia de Homicídios de Itabuna, Marlos Macêdo. “O apoio da sociedade é de suma importância para a categoria”, reforçou o capitão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Antônio Fernandes.  
Também prestigiaram a Sessão o coordenador da Defensoria Pública, George Araújo, e o capitão do 15° Batalhão, Marcos Aurélio. “Parabenizo esta Casa por estar exercendo essa função e compartilhando com a sociedade situações que são de interesse de todos, que é segurança pública”, enfatizou o capitão Marcos. Como desdobramento das discussões, foi apresentada a proposta do encaminhamento de uma indicação ao Governo do Estado para fortalecer o pedido por reconhecimento.  

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Passarela do Jegue, uma vetgonha

Furto de cabos prejudica passarela da Ilha do Jegue que passou novamente por recomposição da iluminação (foto: Ascom)posto SEM MANUTENÇÃO E ...