sexta-feira, 15 de abril de 2016

FTC na Praça abordará contribuição dos povos indígenas à civilização brasileira

   
  Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Direito, Sistemas de Informação, Administração  e Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) estão ultimando os preparativos para a realização do FTeCendo Leituras, que acontece neste sábado (16), das 8 às 12 horas na Praça José Bastos, área central de Itabuna, em frente ao campus-sede da Faculdade.
A iniciativa, que integra o calendário de atividades do Projeto FTC na Praça, abordará “A Contribuição dos Povos Indígenas à Civilização Brasileira”, com apresentações de teatro, dança, culinária, poesia, mostra de instrumentos, contação histórias, simulação de rituais, dentre outros. Para prestigiar o FTeCendo Leituras estão sendo mobilizados alunos das redes pública e particular de ensino de Itabuna.
Segundo a coordenadora do evento, Gilsária Teixeira, o objetivo é ressalta a importância do indígena na construção da civilização brasileira, bem como promover o resgate de valores, mostrando a pluralidade cultural no Brasil. Ela ressalta que os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam a necessidade de o aluno conhecer e valorizar a pluralidade e os aspectos do patrimônio sociocultural brasileiro e de outros povos e nações.
“A partir deste conhecimento, é possível analisar e debater a cultura posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças, seja elas de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais”, justifica. Gilsária Teixeira disse ainda que o projeto FTeCendo Leituras acontece semestralmente como parte das atividades curriculares das disciplinas digitais e de Língua Portuguesa.

Por - Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...