sexta-feira, 22 de abril de 2016

Abril Marrom: Cenoe Hospial de Olhos adere à campanha de combate à cegueira


Bahia é estado com maior número de cegos no Nordeste do país

De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa no Brasil, sendo 582 mil cegas e 6 milhões apresentam baixa visão. A região Sudeste concentra o maior número de indivíduos que não enxergam. Somente no estado de São Paulo, há mais de 150 mil cegos. Na região Nordeste do país, esse número chega a quase 130 mil, sendo mais 35 mil apenas na Bahia.


Para tentar reduzir essas estatísticas foi criado, em São Paulo, o ‘Abril Marrom’, mês de conscientização da população para a prevenção da cegueira. O Cenoe Hospital de Olhos, com sede em Ilhéus e unidades em Jequié e Porto Seguro, aderiu à campanha e promove a distribuição de panfletos com orientações sobre as principais doenças que causam a cegueira e como preveni-las. Além disso, os médicos da instituição se disponibilizam a esclarecer dúvidas nos meios de comunicação. O Cenoe também foi convidado a proferir palestra com dicas de saúde para os policiais militares de Ilhéus.

O diretor técnico do Cenoe, o oftalmologista Antônio Nogueira, lembra que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de cegueira no Brasil é a catarata, com aproximadamente 40% dos casos. Em seguida, aparecem como maiores causas o glaucoma com 15%, a retinopatia diabética com 7% e a cegueira na infância com 6,4%. A degeneração macular relacionada à idade, com 5% dos casos de cegueira, é somente a quinta maior causa de cegueira, diferentemente da proporção mundial onde ela aparece em terceiro lugar.
As doenças caminham silenciosamente e as pessoas só procuram o médico quando já perderam parte da visão. “Existem causas reversíveis e irreversíveis e cegueira, por isso a importância de visitar regularmente o oftalmologista e manter os exames preventivos em dia”, alerta o médico. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão.
Por - 

Lívia Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...